Existem cerca de 800 espécies de tarântulas espalhadas por diversos lugares, elas costumam ser parecidas porém algumas tem a toxidade do veneno um pouco maior do que outras, umas possuem as pernas mais compridas a diferença é pouca.
Antes de você adquirir sua tarântula se certifique a espécie exata que é qual o local adequado para ela viver para você dar as melhores condições e procure sempre a espécie mais dócil uma delas pode ser Grammostola rósea.
Tarântulas não são animais domésticos logo não gostam de que as segurem, além do que são animais extremamente frágeis que se caem no chão facilmente vêem a falecer.
Não é recomendável criar mais de uma no mesmo aquário pois elas tem o instinto canibal. Dê preferência para as fêmeas levando em conta que a longevidade é bem maior em relação aos machos. Que por sua vez tem uma curiosidade sempre depois que ocorre o acasalamento eles morrem por causa do esgotamento.De natureza são animais solitários e muito ágeis de uma beleza bem diferente.
Sempre que for adquirir um animal independente de qual seja certifique-se que ele esteja regulamentado como visa a lei evitando problemas e não contribuindo com nada errado.
CUIDADO COM A TARÂNTULA
A manutenção de uma tarântula é um dos aspectos mais simples na criação isso que faz as pessoas que curtem animais exóticos optarem por elas. São animais carnívoros a principal alimentação delas em cativeiro são grilos vivos, mas aceitam também outros insetos selvagens como besouros e gafanhotos.Uma tarântula normalmente adulta vai se contentar com 4 grilos por semana e não precisam ser alimentadas diariamente você pode estar dando estes grilos de uma vez só e isso as contentarão pelo resto da semana.Algumas tarântulas maiores podem se alimentar de camundongos, pássaros, e até mesmo lagartixa tanto na floresta como em cativeiro.
Todo tipo de alimentação que for dada morta a tarântula e não tiver sido ingerida dentro de 24 horas deverá ser removida e descartada. Sempre que ela terminar de se alimentar ela vai deixar uma bola de sobras que não são digeríveis, essas sobras deverão ser retiradas também. E diferente de que muitas pessoas pensam tarântulas bebem água que podem ser colocadas em recipientes os quais elas podem entrar com o corpo todo, porém não pode ser um recipiente fundo.
Elas fazem uma quantidade insignificante de fezes e como resultados não precisam ser removidas freqüentemente como a de outros animais podendo durar um ano no mesmo substrato. Além do que as tarântulas não gostam de ser perturbadas e se você fizer essa remoção com freqüência vai provocar um estresse no animal.
O ideal para criar as tarântulas é um aquário pequeno (30x20x15cm), porém você deve se assegurar que esta bem tampado para prevenir fugas. Você vai precisar apenas de um ou dois buracos pequenos (2-4 mm) para a ventilação passando disso poderá acarretar problemas em relação à umidade.
No chão do aquário você deve espalhar um substrato que não tenha fertilizantes, o mais natural possível que mantenha a umidade a mais adequada, e sempre é bom esterilizar evitando assim que pequenos parasitas ataquem a aranha essa esterilização se faz no microondas e 10 a 30 minutos.A idéia é aniquilar esses parasitas pela alta temperatura. Depois é só espalhar o fertilizante de 3 a 5 cm da profundidade.Para decorar o aquário é legal colocar pedras ou madeira fazendo o animal se sentir o mais próximo de seu habitat, porém nunca esqueça de deixar um espaço vazio para que ela possa explorar o local e ate criar suas teias.
Aranhas são animais de origem tropical então se você morar em um local muito frio elas vai precisar de um aquecimento. Uma luz negra que promove calor é colocada dentro do próprio aquário.A temperatura ideal para manter as tarântulas é de 22-30°C evitando temperaturas maiores.
Pra você que curte animais exóticos as tarântulas podem ser uma boa!!
texto de Gabriela Dias
Realmente boas informações.
Abraços forte