Topo TopoLino um rato divertido que vai dar o que falar!


O Topolino nada mais é do que um pequeno camundongo. Conhecido nos Estados Unidos, Escócia e Inglaterra como Mini mouse, este pequeno roedor está virando moda e um dos pets mais procurados.

Erradamente algumas pessoas o chamam de Hamster Topolino ou Camundongo Dalmata mas, na verdade ele é um camundongo da espécie Mus Musculus.
Os camundongos não só cativam nossa imaginação mas eles também fazem parte muito importante da nossa história. Um de nossos ratos favoritos é Mickey Mouse que nos encantou desde 1920. O camundongo é uma criatura muito adaptável que pode prosperar em quase qualquer ambiente e resistiu a muitas tentativas de erradicar durante séculos. Se criá-los com pet e com carinho, eles podem se tornar totalmente domésticos e muito brincalhões.



De porte pequeno e delicado, pesa de 10 a 21 g e mede de 8 a 13 cm, contando com a cauda. Possui orelhas grandes, olhos pequenos e nariz pontudo. O Topolino é encontrado sempre em duas cores, o mais comum é o branco e preto mas, também estão sendo vendidos camundongos, um pouco maiores que eles, na cor marrom claro, marron escuro e cinza claro.


Os camundongos adoram aninhar em tocas ou dentro de estruturas. Na natureza estabelece um território próximo à fonte de alimentos, geralmente de 3 a 10 metros de sua toca. É curioso mas cauteloso. É um excelente escalador.


ALIMENTAÇÃO:
É onívoro, mas prefere cereal em grãos. Em cativeiro pode ser alimentado com alimentos próprios para roedores. Ração AlconA ALCON acaba de lançar uma ração para hamsters e outros pequenos roedores. São duas embalagens: Sementes e Sticks vitaminados e, Sticks crocantes e Vitaminados. Alimentam-se 15 a 20 vezes por dia, e podem se espremer em aberturas e fendas muito pequenas, de até 1 cm de largura.
O Topolino ou camundongo é um criador prolífico desde 2 meses. Forma pequenos grupos familiares ou casais e a vida média do indivíduo é de aproximadamente 12 meses. A maturidade sexual é de 42 a 45 dias, com período de gestação, em média, de 19 a 21 dias.
Em cada ninhada nascem de 3 a 8 filhotes (5 a 6 ninhadas/ano) e os recém-nascidos não passam do tamanho de um feijão grande.
HABITAÇÃO:
Uma coisa importante que deve ser se lembrada de quando comprando um Topolino é onde alojá-lo. As lojas tendem a oferecer alguns tipos diferentes de casas para manter seu pet. A escolha vai depender de quanto você está disposto a gastar com ele.

GaiolaO primeiro é uma gaiola de arame com um fundo de bandeja de plástico. Estes são normalmente bastante pequenos mas é adequado para um Topolino ou dois. Eles normalmente não incluem nenhuma cobertura para ele mas pode incluir uma roda e uma garrafa de água. Eles são geralmente fáceis limpar, mas, pode ser aberta por outros animais como o gato.

terrárioO outro tipo de casa que você pode usar para seu pet é um aquário de vidro. Esta é sem dúvida a melhor opção. Você não terá problemas para pegá-lo e o vidro é muito fácil de limpar e secar, e também previne o topolino escalar para fora, e igualmente é mais difícil para outros animais entrarem. O vidro também permite uma visão excelente de seu pet a toda hora. Também, podem ser compradas com excelentes tampas de madeira e tampas de malha para ajustar em cima e fazer a casa totalmente segura. Esta casa também lhe permite organizar os acessórios da maneira que você gosta.
Existem outras opções mais caras, as casas de acrílico e que são vendidas para hamster. Pode ser encontrada em grandes pet shops.
ACESSÓRIOS:
Acessórios são artigos que são postos dentro da casa do camundongos para mantê-lo ocupado e feliz. Os acessórios também pode ser usado como dormitórios e, para benefícios da saúde, como artigos de madeira para roer e desgastar os seus dentes. RoedoresRoda gostam de escalar, assim você pode colocar escadas e outros artigos que possibilitam que ele escale. Evite acessórios de madeira que acumulam urina e são difíceis de limpar. O melhor material é o plástico (próprios para este tipo de pet).
Os camundongos também gostam das rodas de plástico, e isto é bom para eles se manterem em forma. Outro brinquedo que está em alta para este tipo de pet, é o carro, onde ele tem a liberdade de andar por toda a casa sem o perigo de fugir.
Acessórios também incluem os bicos para água, que são mais higiênicos que os potes de água e também vasilhas para os alimentos.


REPRODUÇÃO:
A primeira coisa para saber quando você quer criar seus topolinos é a diferença entre machos e fêmeas. A pessoa pode ver o escroto claramente no macho quando adulto, e a distância entre o ânus e os órgão genitais são aproximadamente 3 vezes o da fêmea.
Sexo da FêmeaFêmea
Saber qual camundongo é fêmea e qual é o macho, é algo você tem que aprender.
A diferença sexual depende da idade. Mas se você está familiarizado com o sexo dos camundongos você não terá muita dificuldade.


Sexo do machoMacho

Você deve observar a distância entre os órgão genitais e o ânus que são mais longo nos machos e o tamanho dos órgão genitais que são maiores também nos machos. Por volta de três semanas podem ser mais fácil observar o sexo entre eles. Com 4 semanas são vistos normalmente os testículos, um sinal seguro que é um macho!


O Topolino é sexualmente maduro com 42 dias de idade, e pode ser acasalado qualquer hora depois desta idade. Algumas pessoas preferem esperar um pouco mais antes de acasalar. O ciclo da fêmea dura aproximadamente cinco dias.

Tenha certeza os dois camundongos estão em condição excelente de saúde antes de você os acasalar. Use como regra colocar para procriar apenas os melhores camundongos.

Para acasalar, tudo aquilo precisa de colocar a fêmea e o macho juntos. Os camundongos gostam de viver em colônias, por isso, você pode deixar casais juntos e procriarem na mesma gaiola.

O tempo de gestação é de 19 a 21 dias e, os filhotes nascem um pouco maior que um grão de feijão. Você deve providenciar comida e água a vontade para as fêmeas e material para o ninho.

Normalmente os filhotes nascem à noite. É importante que você não perturba a mãe e filhotes nesta fase. Você também não deve limpar a gaiola pelo menos por uma semana. Os filhote não devem ser tocados pois a mãe pode abandonar o ninho ou devorar os filhotes.

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

  O que eu devo saber quando for comprar um Topolino?
RESPOSTA:
O melhor modo para comprar é conferir os pais: se é dócil e se eles se comportam bem. Você terá melhor chance se comprar ainda filhotes, serão mais fáceis de se acostumar.
Você também terá que conferir que o animal que você está comprando é saudável, tem olhos luminosos e claros e a pele é toda coberta de pêlos. Se está limpo debaixo do rabo, sem sinais de diarréia.


 
Eu deveria comprar um ou dois Topolinos?
RESPOSTA:

Camundongos e ratos em geral são animais altamente sociais e não deveriam ser mantidos sózinhos.

 
Eu deveria comprar macho ou fêmea?
RESPOSTA:
Como pet, eu só recomendo fêmeas. Ratos fêmeas não têm o cheiro que ratos.


 
A gaiola deve ser grande ou pequena?
RESPOSTA: :
Mínimo de 60X40 cm, de preferência alta e com escadas escala. Um aquário de 300 litro está excelente para um grupo de 4 - 10 camundongos.

 As gaiolas devem ter arame no piso?
RESPOSTA:
Gaiolas de fundo de arame são ruins para TODOS os tipos de animais. Eles podem ferir ou prender os pés

 Que tipo de material de cama posso usar?
RESPOSTA:
Evite dar tecidos, algodão e plásticos, pois ele pode ingerir e morrer por obstrução gástrica. Dê papelão e madeira para ele roer. Porém, nunca dê madeira de cedro e pinus, que contém gases tóxicos para os pequenos roedores. Existe, nas lojas especializadas, material próprio para forração das gaiolas.

  Como está possível manter dois (ou mais) ratos machos junto na mesma gaiola?
RESPOSTA:
Não é incomum se manter unido vários ratos machos em uma gaiola. Esses animais vivem em colônias e, você só não deve manter a gaiola com superpopulação pois, é possível brigas e canibalismo. O Mecol também vive em colônia porém, eles possuem hierarquia e, um manda e outros obedecem.

 
Casas são boas para ratos?
RESPOSTA:
Sim, eles adoram casinhas pequenas ou tubos para dormir e se abrigar.

 
O que são o melhores brinquedos para eles?
RESPOSTA:

Tudo o que é barato: rolo vazio de papel higiênico, caixas de papel pequenas, e quase tudo o que não é prejudicial. Eles mastigarão tudo eventualmente e picarão em pedaçõ. Também existe, em lojas especializadas, brinquedos como escadas, rodas, tubos etc.

De que tipo de comida els precisam? RESPOSTA: Ratos são onivoros, mas comem sementes principalmente, assim eles na verdade comeriam quase qualquer coisa. A melhor comida para alimentá-los são as vendidas prontas e fabricadas especialmente para roedores. A Alcon possui este tipo de alimento.

  Eu posso dar meus legumes e frutas?
RESPOSTA:
Sim, pedaços pequenos de fruta (menos frutas ácidas) e legumes são bons para eles, dê tanto quanto eles coma em um tempo pequeno, e tenta variar entre tipos diferentes tipos de fruta e legumes. Verduras de um modo geral (menos alface e acelga). 

 
  De quanta comida eles precisam?
RESPOSTA:
Tanto quanto eles poderem comer. Deixe sempre a vasilha com comida. Eles normalmente se alimentam o dia todo.

 
Qual veterinário que procuro se ele ficar doente?
RESPOSTA:
Procure um veterinário que atenda animais exóticos.

                                Fonte imagens: Via google
                                Texto de:  Lúcia Helena Salvetti De Cicco 
 

28 comentários:

  1. Fatima Zanin disse...:

    Olá amiga Juci, adorei a matéria sobre o topolino, ou camundongo, bem interessante o artigo, não sabia que ele esta sendo vendido como animal de estimação, muito válido, todos os animais tem seu atrativo.
    Exelente post.
    Beijo.

  1. Jackie Freitas disse...:

    Jú, minha guria linda!!!
    Muito fofo esse camundongo! Eu lembro que quando eu era pequena a minha tia me deu um boneco chamado de "Topogígio" e, tempos depois, meu irmão o chamava de "Chicoteno"! hahahahaha
    Não me pergunte de onde ele tirou esse nome porque ninguém até hoje faz a menor idéia!
    Grande beijo, minha coisinha linda!
    Jackie

  1. Bruno Costa disse...:

    Ele é bonitinho, mas não tem perigo de transmitir doenças não?

  1. Marivan disse...:

    Gente, que coisinha mais guthi guthi,
    valeu pelas dicas da criação de rato,
    abçs MARIVAN

  1. Samanta disse...:

    Olá Ju ruiva mais linda do mundo !!!!!

    Que coisa mais fofinha este ratinho !! Dá vontade de ter um monte !!
    Por isso foi válida a sua aula sobre o pequerrucho, pois nesta de empolgação muitos não se informam corretamente !!
    Obrigada por compartilhar tantas informações !

    Um mega beijaaaaço pra você !! :)

  1. Muito bonitinho, tem uma carinha muito convidativa.
    Abraços forte

  1. Ana Cavalcantti disse...:

    Juciiiiiiiiiiiiiiiii minha flor ruivaaaaaaaaaaaa
    Ai sabe rs...eles são umas gracinhas, a fotinho da cenoura entao da vontade de pegar 10 !!
    Mas eu tenho impressao que eles vão me roer toda hahaha !!!
    Beijooooooooooooossssssss

  1. Ana Cavalcantti disse...:

    ops..nem sei se é cenoura...é algo laranjinha rs !!!

  1. Cla disse...:

    Ah gente que lindinho, adorei o ratinho, já vi ele em muitos filmes, chega a ser fofo e como todo animal merece uma boa alimentação e cuidados!! Beijos Juci!!

  1. Sissym disse...:

    Ju.... achei todos fofoletes! Eu que amo bichos... affff..... o meu sonho de consumo é ter uma chinchila! Aiiii que lindinha.

    Eu acredito profundamente que tanto um Mickey Mouse Pet Moda quanto uma Chinchila seriam tambem pets perfeitos para Lola. Por isso mesmo, nada de mais animais!

    Já basta ver a Lola contemplando o aquario.

    Pode acreditar que o betta já me conhece que come no meu dedo?! Afff.... já posso até pensar em mudar de ramo! Adestradora de peixes!

    Beijos

  1. Neusa Fiesta disse...:

    Ai, Ju, eu adorei o Topo Gigio, digo, Topolino! Ele é lindinho demais...Foi ele quem fez aquele filme com o ator da série Dr House; como era o nome mesmo? Ah, lembrei: Stuart Little! Eles são a mesma espécie? Pois estou achando que esse ratinho tem toda a pinta de galã! Parabéns pelo post, moça do zóião azul mais lindo da blogosfera!
    BEIJOSSSSSSSSSSSSSS

  1. hobbyblogclube disse...:

    Olá, Juci!
    Me lembrou o Topo Gigio.
    Bjs!
    Rike.

  1. 42 dias pra acasalar??? Quanta precocidade ... e afinal quanto tempo de vida util tem o bichinho??

  1. mundo virtual disse...:

    Que coisinha mais linda,tão pequeno e fofo,mas...será que ele não vai roer meu tênis,rs,rs..
    Obrigado por compartilhar a informação!!!
    abçs!!!

  1. Jucifer disse...:

    @Jackie Freitas
    coisinhaaaaaaaaaa mais coisadinhaaaaaaa
    tu ta di vorta XD
    chicoteno kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk teu irmão
    é bem criativo muitooooo criativo ri aki
    eu adorava o topo topo gigio
    adorava akela musikinha
    la vem o trem de chocolate meu coração de emoção bate bate
    choco choco choco faz o trem kkkkkkkkk
    choco choco choco eu tbm kkkkkkkk

    beijaçooooooooooo coisinha mais coisadinha
    q adoro por demais

  1. Jucifer disse...:

    @Fatima Zanin
    Olá Fatima
    muito obrigada minha rica
    tbm penso como tu

    bjo grande

  1. Jucifer disse...:

    @Marivan
    num é ratooooooooo é TOPOLINOOOOOO
    marivam pra quando é o bebe kkkkkkkkkkkkkkkkk

    bjim senhor gravido !!!

  1. Jucifer disse...:

    @Bruno Costa
    Olá
    bem naum transmite doença naum
    nem mesmo letospirose
    pra um roedor deste ter esta doença
    precisa entrar em contato com outro rato rato mesmo infectado
    e a probabilidade disto acontecer é bem remota
    ate por ele fica em gailoas
    e se se soltar naum consege sobreviver por muito tempo


    bjo grande

  1. Jucifer disse...:

    @Samanta
    flor Sammmmmmmmmm!!!
    i é facim pra ter um montão viu
    eles tem uma ninha de 8 a 12 filhote
    a cada 21 diaskkkkkkkkkkkkk
    rapidim eles não
    pois é guria as vezes no impulso
    esquecemos de obter algumas informações

    beijaço minha rica

  1. Jucifer disse...:

    @Principe Encantado
    sapimmmmmmmm me diz logo o q é CNB
    Com Nariz Bonito
    Coisa Na Barriga
    Coitado Nunca Bebeu
    me dizzzzzzzzzzzzzzzzzz

  1. Jucifer disse...:

    @Cla
    Flor Cla
    gostou mesmo
    ovo ti manda uma meia duzia de natal tá XD
    beijaço flor
    muito obrigada

  1. Jucifer disse...:

    @Neusa Fiesta
    haha flor festeira
    vou confessar num sou chegada em filmes
    eles tem o dom de me adormecer kkkkkkkkkkkkkk
    mas acho q dever ser
    bah num sei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    mas são fofos mesmo
    ainnnnnnnnnnn tu sempre me deixando sem jeito danada

    beijaço grande Fiesta

  1. Jucifer disse...:

    @hobbyblogclube
    hahaha Rike ti peguei
    tbm era fã do topo é kkkkkkkkkkkk

    beijaço guri rike

  1. Jucifer disse...:

    @joselito bortolotto
    Grande jotabe
    viu so eles são rapidinhus hehe
    duram em media 3 anos
    raramente mais q isso !!!

    beijaço grande Jotabe

  1. Jucifer disse...:

    @mundo virtual
    q isso roer seu tenis?
    não so se tu deixa eles são gente fina kkkkkkkkkkkkkkkk

    beijaço guri

  1. Carol Liôa disse...:

    que bonitinho! parece d brinquedo^^

  1. Marcos Molina disse...:

    Juci indiquei vc para o prêmio Dardos.

  1. João Octávio disse...:

    Ai que fofo, vou comprar um topolino.
    Ele transmite alguma doença.
    Obrigado pela visita.
    Vou te seguir, se puder me siga

Postar um comentário