Quando o peixe ficar doente no aquário principal?

Acredito que uma boa parte dos aquaristas, já passou por esta situação, a de ter um ou mais peixes doentes no aquário e certamente se pergunta:


– Quando isto acontecer, o que fazer?



Bem, é preciso antes de tudo lembrar que o peixe só adquire a doença caso alguma coisa vá mal com o seu aquário ou com a alimentação.

Mais na verdade o caso mais comum é a falta de quarentena, ou uma quarentena sem os cuidados necessários.



Esta quarentena evitada por muitos, é na realidade a consolidação da saúde do peixe recém adquirido, pois nela será tratada possíveis doenças e será restabelecida suas condições físicas, através de uma aclimatação a novos padrões de ambiente, comportamento e alimentação. A resistência adquirida em uma boa quarentena sem dúvida o toma menos sucetível a doenças, pois o torna mais saudável.



A sua pergunta agora deve ser esta: – Mas eu fiz tudo isto e o peixe adoeceu?

É possível, sem dúvida, afinal o fato de ter readquirido suas condições físicas e se adaptado aos novos comportamentos e alimentos, não quer dizer que não irá perdê-los de novo.



Um peixe que se comportou bem na quarentena, pode ser molestado por outro habitante, mais antigo no aquário principal, vindo a se machucar ou ainda a se “entocar”, deixando de se alimentar.

O fato de não se alimentar pode estar ligado também ao processo de aceitação do novo ambiente.



As condições do aquário também são fatores determinantes para a manutenção da saúde dos peixes.

Temperaturas que variam constantemente vem prejudicar seriamente a saúde dos habitantes deste aquário da mesma forma temperaturas reguladas demais, ou melhor, que se mantém estável o ano todo poderá ser prejudicial aos peixes. Sem dúvida enquanto estiver sob controle será ótimo para os habitantes do aquário, porém um pequeno descuido poderá ocasionar um impacto maior tendo em vista o condicionamento à uma estabilidade constante.



É preciso estar atento também para o nitrito, pH, densidade. Na maioria das vezes quando o peixe começa à se raspar nos corais o problema pode ser uma densidade elevada, já uma respiração ofegante pode ser resultado de um nitrito muito alto. Peixes encontrados quietos com pouco apetite, pode ser ocasionado por um pH desajustado.

Outros fatores como: altas concentrações de nitratos (reduzidos por algas verdes e trocas parciais) ou ainda presença de fenol, produzido pela mortalidade de algas (absorvido pelo carvão ativo) e ainda a presença de outros gases, podem levar os habitantes do aquário ao enfraquecimento e consequentemente à doenças.



Por tudo isto, antes de qualquer coisa precisamos verificar como está o nosso aquário, e se estiver doente devemos tratá-la imediatamente, feito isto os sintomas devem desaparecer. Lembre-se: a saúde do peixe depende da saúde do aquário, e este por sua vez depende da dedicação do aquarista.



A esta altura você estará dizendo :

Espera aí! O Meu peixe continua doente, já fiz tudo isto mas o “danado” está lá todo pintado!?.



Bem neste caso temos duas soluções, a primeira e certamente a melhor de todas será capturar e levar o peixe doente para um tratamento em um aquário hospitaL Logo após mantenham em uma quarentena para só então retorná-la ao aquário principal.

A outra solução não é exatamente a melhor, mas caso não exista meios para se realizar a transferência dos peixes, será preciso fazer alguma coisa, mas neste caso com muito cuidado e por todo o cuidado que se tenha, prejuízos ao aquário principal serão evidentes.



A medicação no aquário após realizada será obrigatório a medição diária do nitrito, pois com o enfraquecimento da biologia, este pode atingir níveis insuportáveis que obrigatoriamente determinarão a retirada dos peixes. Quanto ao medicamento à ser aplicado vai depender dos sintomas e da doença em questão. Para doenças parasitárias, poderemos utilizar remédios à base de cobre, preferencialmente o cooper save, por ser menos agressivo que os demais. Já para fungos ou outros tipos de doença, como tuberculose, hemorragias, poderemos utilizar o antibiótico, neste caso o mais indicado é a tetraciclina
via aquarismo online



Lembre-se: a medicação em aquários principais é sem dúvida uma faca de dois gumes.

2 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    eu tenho um peixe betta ele esta com um orgao inxado e perdendo a cor das suas nadadeiras o que eu faço com ele

  1. Jucifer disse...:

    Olá Anonimo

    Excesso de comida alterou o PH deixando mais acido por isso a perca da cor
    e ele deve ter comida "podre" leia a ultima materia sobre alimentação correta.

    Então tu precisa fazer uma troca parcial de 50% da agua, e diminuir a alimentação.

    Bjim

Postar um comentário