Shih tzu, Um cãozinho de fácil convivência

O Shih Tzu adora seu dono. E, como ele também adora a ser acarinhado, ele se alegra ao ser mimado - hora ideal de cuidar de sua pelagem! Sempre bricalhão e bem humorado, sua alegria de viver contagia toda família. Na presença de estranhos, ele não se incomoda e faz uso de sua serenidade asiática. Mesmo vivendo na cidade, precisa de um passeio diário.

O cão mini com a pelagem mais luxuosa

Os grandes e arredondados olhos do Shih Tzu dão-lhe um olhar intenso e particularmente vivo e vigilante. Juntamente com sua cauda elegantemente emplumada, é distinguio por uma exuberante pelagem - luxuosa e sedosa - que merece todo cuidado.

Com uma sub-pelagem longa, espessa e densa, a pelagem do Shih Tzu é particularmente agradável de ser tocada e é um de seus traços mais característicos. Uma escovação diária elimina os nós e a poeira, revelando toda a beleza de seus pelos.

As reacções alérgicas são a principal razão para o Shih Tzu precisar de uma consulta veterinária. Sensível às pulgas, ácaros e pólen presentes na atmosfera, sua reação pode variar desde uma simples coceira até irritações mais sérias.

Uma cabeça grande e redonda, crânio achatado entre as orelhas, mandíbulas fortes e um "stop" curto... em cães braquicefálicos, o modo como seus dentes estão distribuídos na mandíbula pode resultar em dificuldades para mastigação e propensão a problemas dentais, como doença periodontal, que pode resultar na perda dos dentes.

A expectativa média de vida do Shih Tzu é superior a 13 anos e essa raça pode facilmente atingir 15 a 17 anos de idade. Com o avanço da idade, podem aparecer problemas renais, cardíacos, articulares e oculares.

Alguns cuidados:

Os olhos devem ser limpos regularmente (pois esta limpeza retira a secreção na qual se acumulam microorganismos que podem gerar infecções) e os donos precisam providenciar para que o ambiente não tenha objetos perigosos, como plantas espinhosas e enfeites pontiagudos.

Quanto a hipertemia, é fundamental que os donos estejam sempre alertas. É essencial que o exemplar desta raça viva com acesso permanente à sombra, que tenha água fresca disponível, que não passeie em horários quentes e nem fique dentro de veículos ou lugares abafados.

Quanto aos banhos, cães para exposição devem ser banhados e escovados a cada 3 ou 4 dias. Os de casa mantidos com pêlo longo devem tomar a cada 5 dias e os tosados podem tomar banho apenas uma vez por semana.

A limpeza semanal dos ouvidos previne otites. Mas uma limpeza superficial, que não retire toda a cera protetora e nem acabe causando ferimentos.

Corte das unhas quando não se desgastam naturalmente. Devemos manter as unhas curtas, para evitar que machuque os olhos ao se coçar.

Outros cuidados como oferecer uma ração de boa qualidade e a qual ele se adapte bem, não submeter o cão a stress, impedir que ele tenha um contato direto com produtos de limpeza e evitar muitos banhos (semanal é suficiente) evitam vários problemas como as dermatites.

É importante também um cuidado especial com os dentes de seu cão. O uso dos ossinhos e biscoitos próprios para cães diminui à incidência de tártaros, assim como a escovação diária dos dentes com a escova e pasta própria para cães. A presença de tártaro deverá ser removida por um médico veterinário.

Vermifugações periódicas.


Reprodução:

Quanto à reprodução, as fêmeas têm o início de vida reprodutiva caracterizado pelo cio (período caracterizado por um inchaço e sangramento da vulva) no qual a fêmea aceita ser coberta pelo macho, em média, dura de 8 a 15 dias, a ovulação ocorre na maioria das fêmeas entre o 9º e 13º dia após o início do sangramento. O surgimento do 1º cio tem uma grande variação entre as cadelas, mas normalmente se dá entre oito e dez meses de idade. Não se deve deixar uma fêmea cobrir no 1º cio e deve ser avaliado o estado corporal antes de resolver acasala-la. O cio ocorre a cada seis a oito meses. A gestação canina dura entre 58 a 63 dias. Os machos iniciam a vida reprodutiva em torno de oito meses de idade, mas só devem ter sua primeira cobertura a partir de um ano. 

11 comentários:

  1. SergioChristino disse...:

    Este cãozinho é muito lino, tenho uma cadela tamémbem peludinha mais não chega nem as pés desta... Belíssima postagem...

    Abraços

  1. Jackie Freitas disse...:

    Oi minha Guria linda!
    Que fofos esses cachorrinhos!
    Eu sempre gostei de poodle! Não sei ainda a razão, mas tenho um encantamento por essa raça! Mas, esses aqui também são lindos! Dá vontade de ficar com eles no colo pra cima e pra baixo, né? Se eu arrumar um desses aqui em casa,meus filhos vão sufocar tanto que o bichinho foge de casa rapidinho! kkkkk
    Sabe que a minha mãe tem uma gata e quando ela escuta o barulho do meu carro chegando ela some e só volta depois que vou embora?? kkkkkkkk Pensa??? Então... kkkkkkk
    Grande beijo, linda!
    Jackie

  1. Cecília disse...:

    Jucifer,esse cãozinho é lindo demais!Minha amiga,tem uma shih tzu que se chama Bebel,ela é carinhosa e super simpática e adora ser mimada.Tem os olhinhos mais sinceros que eu já vi.
    Bjos

  1. LISON COSTA disse...:

    Saudações!
    Amiga JUCI:
    O seu artigo está simplesmente encantador, uma verdadeira aulinha acerca desse belíssimo cãozinho. No mais o texto extremamente consciencioso e educativo!
    Parabéns pela excelente matéria!
    Abraços,
    LISON.

  1. Cecília disse...:

    Jucifer,esse cãozinho é lindo demais!Minha amiga,tem uma shih tzu que se chama Bebel,ela é carinhosa e super simpática e adora ser mimada.Tem os olhinhos mais sinceros que eu já vi.
    Bjos

  1. turma disse...:

    gostaria de ter um caozinho destes, alguem tem para dar ou vender?

    obrigada

    contacte me delf__7@hotmail.com

  1. Deisinha disse...:

    eu tenho um shih tzu o nome dele é billy e vou confessar ele é tudo na minha vida, é lindo carinhoso, fiel, ah é um fofo. ele tem 10 meses, tou louca q ele fique assim q nem esses das postagens, bjo a todos...

  1. Karine Freitas disse...:

    Nossa que cães feios o meu tem o pelo longo bate ate no chão e arrasta . ele vai no pet shop de 3 em 3 dias . ele é branco e caramelo beem mais bonito que esses vira latas que vocês chamam de shih tzu .

  1. Karine Freitas disse...:

    Que fofo eles são muitos feios

  1. Karine Freitas disse...:

    Caes feios

  1. Yasmim Cavi disse...:

    Que coisa mais linda eu tenho 20 caes e 6 gatos paguei 1.300 na minha shih tzu tabata . minha amiga tem um yorskaire e uma shih tzu mini muito linda

Postar um comentário