Origem
Originária da América do Sul, das terras altas dos Andes.
Na Natureza, a Chinchila está praticamente extinta.
O elevado valor que a sua pele atinge nos mercados internacionais, levou a que este pequeno animal fosse capturado até à exaustão.
Restam, portanto, duas vias através das quais se tem mantido a sobrevivência destes animais. Uma, que é a sua criação para produção de pele, a qual não comentamos, mas que tem o mérito de ir mantendo a espécie e evitando, ou pelo menos refreando, a continuação da caça selvagem. Outra, é a criação da espécie para a produção de animais de companhia, que é aquela que mais nos interessa.
A Chinchila é um bom animal para ter em casa, manso, limpo e carinhoso. No entanto, necessita de alguns cuidados especiais.
O espaço onde a Chinchila vai habitar deve ser arejado e limpo todos os dias.Quanto mais simples for a caixa, melhor.
Não precisa, nem deve, ter paninhos nem palhas. O fundo pode ter areão semelhante ao dos gatos, ou aparas de madeira pequenas.
As Chinchilas lidam muito mal com o calor, pelo que, sempre que a temperatura ambiente suba acima dos 26/28º, é necessário encontrar um local mais fresco onde colocar o animal.
Deve haver sempre água limpa em abundância para a Chinchila beber, de preferência em bebedouro com esfera rotativa.
Pode deixar a sua Chinchila dar uns passeios à solta pela casa, mas vigie-a sempre, pois como roedor que é, vai aproveitar para «provar» os fios eléctricos e os móveis.
Evite que este passeio se dê na presença de gatos ou cães, que vão tentar atacá-la, quanto mais não seja pela sua curiosidade natural.
Como todos os roedores, necessita de um tronco de madeira bem rija e resistente, onde possa afiar os dentes, que pode adquirir numa loja de animais para esse fim.
A sua alimentação deve passar por alfafa e ração, que poderá encontrar numa loja de animais, já com a introdução de todos os nutrientes necessários. Ofereça também uva pasta uma por dia , elas adoram e é um belo modo de agradar e adestra-lá, blocos de calcio também são necessários para gastar seus dentes, mantenha sempre um em sua gaiola. Outra dica importante também é oferecer cookies especifico pra roedores, que você encontra em várias lojas pet, e elas adoram.
A sua reprodução em cativeiro é extremamente fácil, e as Chinchilas gostam de companhia, a opção é sua...
As Chinchilas podem atingir os 30 cm, pesar 750 g e viver 18 anos. (via mundo das chinchilas)
Ju,acho esse bichinho tão fofinho,sempre quis ter um,mas primeiro tenho que convencer o "More".
Bjos