Peixe faz xixi ?

Não é só xixi que os peixes fazem na água, eles também fazem cocô! Assim, como nos humanos, os rins desses bichinhos filtram o sangue e retiram dele as impurezas, produzindo a urina, como resultado do processo.
Os que vivem no mar fazem menos xixi, que é mais concentrado (forte). É só você observar que quando fica muito tempo sem ir ao banheiro, sua urina fica bem mais amarelada e fedida. Ao contrário, quando bebe bastante líquido, fica mais diluída, como ocorre com os peixes de rio.
Essa diferença é porque os que estão no rio precisam se livrar do excesso de água que entra em seu organismo pela boca e sai pelas brânquias (também conhecidas por guelras, são os órgãos escondidos na lateral do corpo formados por camadas de membranas, pelos quais respira). Já os do mar precisam reter mais água do que eliminam.
Tubarões e raias, por exemplo, conservam no sangue grande quantidade de substâncias que também estão presentes na urina. É por isso que a carne deles costumam ter cheiro mais forte, que lembra xixi.
Entre esses animais, as fezes e a urina saem por um mesmo orifício, chamado cloaca (como ocorre com as aves). O cocô dos peixinhos de aquário, por exemplo, é marrom; mas a cor depende do alimento que cada espécie consome.
Os rins do peixe filtram o sangue para retirar as impurezas, restos do metabolismo que ocorre em cada célula do corpo,"os peixes ósseos de água salgada eliminam uma urina mais concentrada que os peixes de água doce, pois precisam reter água em seus corpos". Tubarões e raias, por exemplo, costumam conservar no sangue quantidades significativas de uréia e outros compostos, o que faz com que sua carne tenha um cheiro característico de urina, peixes de água salgada, que já perdem líquido por osmose (movimento da água entre meios com concentrações diferentes de substâncias dissolvidas), aqueles que vivem em água doce eliminam muito líquido, através de uma urina mais diluída, pois precisam livrar-se do excesso da água que entra passivamente em seus corpos. Dessa forma, com os rins produzindo bastante urina, os peixes de água doce evitam que seus tecidos fiquem saturados.(via aquarismo online)

11 comentários:

  1. Muito legal o pipizinho dele, tem de fazer claro deve beber agua pacas kkk Gostei das explicações.
    Abraços forte

  1. Jackie Freitas disse...:

    Jú, minha guria linda!
    hahahaha...pois é...depois de saber que os peixes dormem, essa seria a minha próxima pergunta!
    Mas eu já tive aquário (nada profissional...rsrs) e observava que eles soltavam uns trecos na água e imaginava serem o tal cocô...hahahaha
    Coisinha mais coisada, grande beijo!
    JAckie

  1. aaaah ,quer dizer que fazem o número 1 e número 2 na água ...bichinhos sem educação ! Onde já se viu uma coisa dessas ?! (Hihihi)

    Guria querida , fico sempre mais espertinha depois que venho aqui depois conto para os meus amigos que tem aquário e sinto-me toda,toda , AHAHA
    beijinhos

  1. Oi, minha querida amiga Juci! Parabéns por mais uma postagem passando conhecimento a todos. O sólido eu sabia, vejo no aquário, já o líquido não sabia. Aprendi mais uma. Beijos e muita paz!!!

  1. Euzinhaaa disse...:

    Num sabia q eles faziam xixi
    aliás eu até axava q nao
    mas isso nao polui a água?

  1. LISON COSTA disse...:

    Que Post Fantástico!
    Amiga JUCI:
    A matéria é ótima além de trazer uma miscelânea de informações que lhe confesso, eu não sabia.
    Parabenizo-a por mais um excelente Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

  1. Unknown disse...:

    Parabéns pelo blog ,muito bom.
    Foi publicado na Teia.
    Até mais.

  1. Braccini disse...:

    Parabéns pelo site!
    Óbvio que estou seguindo...
    Abraços!

  1. Joselito disse...:

    Cara, depois de suas explicações fiquei pensando, então os peixes de agua salgada fazem menos porque não suportam tomar agua salgada, ficam esperando uma garrafa de agua mineral ... é isso?

  1. Victor S. Gomez disse...:

    Para quem tem aquario de peixes ornamentais um conselho se a Ju me permitir:
    Tem de ter cuidado, pois o excesso de escrementos e uréia na água pode trazer doenças, o ideal é retirar as fezes do fundo com um sifão e trtocar 25% da água do aquário pelo menos uma vez por semana. Abraços

  1. Anônimo disse...:

    O meu peixe, betta fez xixi com um tom de vermelho.Ele tem algum ploblema? 0 peixe é macho com a cor vermelha.

Postar um comentário