Peixe Palhaço - Encantador, colorido e desajeitado

O colorido de seu corpo chama a atenção. Pode-se dizer que é um peixe exótico, cuja cor laranja e as tiras brancas ou azuladas, assim como a maneira desalinhada e desajeitada de nadar, dão sentido ao nome: Peixe-Palhaço. Seu habitat natural são as águas tropicais e subtropicais, principalmente os recifes de corais do Indo-Pacífico, mas podem ser encontrados, em menor quantidade, no Caribe e no Mar Vermelho.

Os Peixes-Palhaço, também denominados Peixes da Anêmona, são da família Pomacentridae e de várias espécies, dentre as quais, as mais conhecidas são o Palhaço Tomate, o Palhaço Comum (Ocellaris), o Palhaço Sebae e o Palhaço Marrom e todas sobrevivem em cativeiro sem grandes dificulda
des.

Anêmona-do-mar

É impossível falar sobre o Peixe-Palhaço sem ligá-lo à Anêmona-do-Mar, a sua principal companhia. Apesar da aparência  inofensiva, a Anêmona-do-Mar possui células na ponta dos tentáculos, que queimam e  paralisam os peixes, para, em seguida, devorá-los.

As anêmonas liberam substâncias químicas que atraem o Peixe-Palhaço, imune ao seu veneno. O muco que recobre esse peixe não contém os elementos que ativam a liberação da secreção venenosa, assim, eles fazem uma ótima parceria. Graças a essa harmonia, suas refeições (pequenos invertebrados) estão sempre garantidas.


Curiosidade

Esses simpáticos peixinhos medem cerca de cinco centímetros e pesam, no máximo,
150 gramas. Pequeninos no tamanho, mas exuberantes na vibração de suas cores, os Peixes-Palhaço possuem a capacidade de alternar seu sexo. Isso ocorre quando há necessidade dessa mudança, ou seja, eles nascem machos e, de acordo com a natureza de cada um, transformam-se em
fêmeas ou não.

Como já foi dito, o Peixe-Palhaço vive nas anêmonas que ficam em pequenas colônias.
Se ocorrer o fato de nenhum dos peixes ser fêmea, para que se reproduzam, um macho, geralmente o maior, muda de sexo para dar continuidade à espécie. Na reprodução,
a fêmea desova no ambiente marinho e o macho fecunda os ovos com seu esperma.
Em relação a esta reversão sexual, é interessante destacar que é uma transformação hormonal e ocorre de acordo com a necessidade da colônia ou do local em que eles se encontram.


via: aquarismo online 

16 comentários:

  1. Mr.Jones disse...:

    mas que image guti do Nemo.
    curti saber sobre os peixinhos palhaços.
    :)
    bjao

  1. Olá Juci,

    Bela história da espécie real do Nemo...

    Abraço

  1. Jackie Freitas disse...:

    Jú, minha coisinha mais coisada!
    Acho esse peixe um fofo!!! Aliás, adoro peixes bem coloridos!
    Quanto a "curiosidade" sobre a reprodução, já dizem que a natureza sempre encontra o seu meio, não é? Esse é um belo exemplo!
    Grande beijo, minha linda guria!
    Jackie

  1. Unknown disse...:

    Querida Jucci.
    Que lindo peixe, os machos fecundam os ovos.
    A natureza é mesmo perfeita !
    Parabéns por mais este post de grande informação para o nosso eco-sistema.
    Bjs no coração
    Alba

  1. Unknown disse...:

    Ju, adoro seu blog, principalmente dos post relacionados à vida marinha. Há muito tempo atrás, tive a oportunidade de trabalhar por cinco anos no Departamento de Oceanografia Biológica do IO.USP - Instituto Oceanográfico da USP. Que época maravilhosa! Principalmente porque os temas relacionados à observação dos fenômenos e processos marinhos eram , e ainda são, desenvolvidos em aulas a bordo do Navio Oceanográfico "Prof. W. Besnard" e dos Barcos de Pesquisa "Albacora" e "Veliger II", bem como nas Bases Costeiras de Ensino e Pesquisa, uma situada em Cananéia (Base Sul) e outra localizada em Ubatuba(Base Norte).
    A extensa costa do Brasil inclui ecossistemas tropicais e subtropicais, habitados por flora e fauna diversas. Tendo essa informação como ponto de partida, uma das principais metas do IO-USP é buscar subsídios para compreender o complexo ecossistema marinho, bem como planejar a utilização racional e sustentada de todos os recursos naturais.
    Vendo seu post me bateu a maior saudade do IO/USP...
    Parabéns e grande beijo!

  1. Minha querida amiga Juci, é muito fofinho o peixe palhaço, é o nemo pintadinho. Mais que espécie estranha, não tem fêmea... só macho... e os machos viram fêmea... se a moda pega... que música mais gostosa... acho que vou ficar aqui... Adorei a postagem! Beijos e muita paz!!!

  1. nossa muito legal aqilo dele poder mudar de sexo de acordo com a necessidade.
    eu nao sabia, conhecia ele e a historia da Anêmona-do-Mar graças ao nemo HAHAHA :D
    mais um de seus otimos posts Ju.
    bjs :*

  1. Nossa que legal, pela faculdade que eu fiz se não gostasse dessa notícia rsrs
    Curti bastante a notícia do NEMO, ohh peixe palhaço rs, na Biologia existem muitas curiosidades que nos deixam mais entusiamados para aprender mais e mais.
    Boa vlw

    ahh brigado pelo comentário la no blog, e é claro que muitos vão querer plagiar seu blog, está com ótimas notícias.
    bjo

  1. Muito interessante o peixe já conhecia mais a questão do sexo foi uma novidade, muito boa sua matéria amiga.
    Abraços forte

  1. Cecília disse...:

    Guria Faceira,que interessante o fato de mudarem de sexo para procriar;achei curioso o fato das anêmonas devorarem os peixes.No mar existem tantos mistérios!Ainda bem que você tem conhecimento de sobra para nos ensinar.
    Bjos

  1. LISON COSTA disse...:

    Que Post Fantástico:
    Amiga JUCI:
    Eu vim cumprir o meu estágio probatório assistindo as suas aulinhas sobre o mundo maravilhoso dos peixes e hoje fiquei boquiaberto com tão importante informação que trata das sobre as anêmonas. Pronto, arquivei e não vou esquecer, Anêmona-do-Mar.
    Parabéns por mais uma excelente matéria!
    Fraternalmente,
    LISON.

  1. greg disse...:

    pow, sempre quis ter um peixe palhaço!!
    adorei seu blog!!
    bjos
    http://naosentindo.blogspot.com/

  1. Nathalia CG disse...:

    Oi mto interessante a postagem, este peixe é super fofo!!!
    Adorei as curiosidades, mas agora ficou uma dúvida, essa mudança de sexo pode ocorrer com outras espécies de peixes, né?

    Bjoss

  1. hobbyblogclube disse...:

    Olá, Jucifer!
    Não tem como não lembrar ou disasociar do Nemo!
    Bjs!
    Rike.

  1. Joselito disse...:

    Cara, isso é muito legal mesmo, gostei das explicações, inclusive da parte que todos os outros peixes de divertem com as palhaçadas dos peixinhos .....

  1. Anônimo disse...:

    que lindinho ... é inexplicável o que eu sinto quando olho imagens coloridas. elas são muito mais intensas e fortes do que o meu olhar pode calcular. isso me dá uma sensação de impotência incalculável.

Postar um comentário