Samoieda, Docil Atencioso e Companheiro


Samoieda apelidado carinhosamente por seus criadores de "Samy", é considerado uma das raças mais antigas existentes.Criados por tripos nômades na parte leste da Rússia chamados de Samoyedos da Sibéria, há mas de 5000 anos, desempenhavam diversas funções nestas tribos, desde pastores de renas, cães de trenó, cães de caças a ursos e morsas.

Esta raça  se manteve  isolada por muito tempo se mantendo por assim dizer "pura" e sem  modificação em sua forma original até ser descoberta por exploradores  ocidentais no século XIX. Sua pelagem era utilizada para confecção de peças de vestuário nas tribos Samoyedos onde maioria dos Samoiedas dormim com seus donos aquecendo-os cm seu corpo.




Sua pelagem varia da cor branca  até pretos, no norte da Siberia (originalmente) todo Samoieda era branco, mas já nas tribos ao sul  existiam  Samoiedas brancos, pretos, castanhos e manchados. A raça foi descoberta  por um Norueguês em 1970, os Samoiedas chamaram sua atenção por sua versatilidade, os primeiros exemplares foram importados para Europa em 1889.

Como herança de seus ancestrais é uma raça que precisa viver perto de seus donos,é uma raça totalmente carinhosa e sociável, apesar de estarem sempre alerta não servem como cão de guarda. Alegres e brincalhões são uma excelente companhia, parecem sempre estar sorrindo, devido ao seus labios sempre pretos, que formam um desenho característico sobre seu pêlo branco  é chamado de "sorriso so samoieda". Cheio de enêrgia, de temperamento independente esta é uma raça labradora, muito inteligênte e versátil possuie a 33º colocação no anking de inteligência canina.Precisa de espaço e de exercícios, como muitos cães originarios desta região. O Samoieda consegue aproeveita muito bem  os nutrientes da comida de maneira a sobreviver em períodos de escassez, por isso se mantido inativo pode ganhar peso e vir a ter problemas de obesidade, principalmente se não tiver uma alimentação balanceada.Seu pêlo deve ser escovado diariamente com um cuidado maior na época de muda, cães desta raça costumam ter problemas com displaxia, catarata e epilépsia devido a sua genética mas podem ser evitados na escolha de seu filhote e dos pais da ninhada.

O Samoieda não possui glândulas subcutâneas, sendo assim não exala nenhum odor característico de cães. Por isso podem ser criados em apartamentos, desde que sejam levados pra passear com frequência.
Considerados cães fortes que não adoecem facilmente, sua pelagem não deve ser tosada pois serve de proteção natural. Mas mesmo com toda essa resistência eles devem ser levados ao veterinário pelo menos uma vez no ano. Samoieda é uma raça de cachorro que pouco evoluiu no decorrer dos anos e apesar da personalidade forte, é um cão dócil, atencioso e companheiro, adora brincar e é extremamente curioso.


Abraços!
Juci Diass

8 comentários:

  1. Olá minha querida amiga Juci!!!
    É lindo esse cão, valeu a pena conhecer mais essa raça!
    Adoro animais, dá vontade de ter um de cada raça... rsrsrsrs...
    Minha amiga, tenha um maravilhoso fim de semana, regado com mutias alegrias!!!
    Grande beijo e muita paz!!!

  1. Cenystro disse...:

    Alguem doa um desses? *--*

  1. K & A. disse...:

    Olá, Juci!
    Ele é realmente muito bonito!!
    Bjs!
    Rike.

  1. Anônimo disse...:

    Que lindos, Juci!

    Eles dão mesmo vontade de abraçar e dormir petinho deste pelo lindo, ainda mais sem o odor das glândulas.

    Beijos!

  1. Anônimo disse...:

    Lindos de mais onde eu moro está muito frio, adoraria dormir com um.

  1. Anônimo disse...:

    juci
    voce esta vendendo um filhote macho

  1. Anônimo disse...:

    Oi, gostaria de saber com posso comprar uma filhote fêmea e qual a media de preço ? E se ele se adapta com criança de 4 anos? Obrigado

  1. OPN disse...:

    Adorei seu post!

Postar um comentário