Do mito a realidade Peixes pensam!


Alguns acham ser piada, outros mito, mas acredite se quizer peixes possuem a capacidade de pensar e uma grande capacidade de aprendizagem (isso é de deixar muitos com inveja ), quem possui aquário e sempre se pergunto do fato pensanti dos peixes achando ser conhecidencia o fato de ao dar comida o peixe fazer algo estranho, esta ligado a capacidade de pensar dos pexies, isso agora quando aquele amigo chato q não gosta de aquário argumenta este fato você podera argumenta.

Pesquisadores australianos concluiram a tese de que peixes pensam e mais tem a capacidade de se lembra de seu predador por pelo menos um ano, (agora quem ficou com inveja fui eu), além disso a memória dos peixes tem sido catalogada como a mais efêmera do mundo animal.

Esta habilidade para lembrar também se aplica a qualquer objeto que represente uma ameaça. Por exemplo, “se um peixe morde um anzol e consegue escapar, guarda esta experiência em sua memória e é muito difícil que volte a morder um anzol numa segunda oportunidade”.

Por causa do desconhecimento sobre o comportamento dessas criaturas, pode-se cometer o erro de achar que quando não há pesca em uma região determinada é porque se esgotaram os recursos ou os peixes foram embora dali, quando na realidade o que pode estar ocorrendo é que os peixes estão ali, mas não caem na armadilha. ( é pescador talvez você esteje perdendo para quem tu acredite nem pensar, então quem é o esperto?).

Associação:

Os peixes aprendem também a conhecer em profundidade seu ambiente e associam a abundância de alimentos ou os perigos com determinados lugares. Eles utilizam esta informação para identificar vias de escape caso apareça uma ameaça e também para traçar suas rotas favoritas.

Outra característica dos peixes,  é a sofisticação do processo para a tomada de decisões.
Por exemplo, eles preferem a companhia dos peixes que lhe parecem familiares, já que podem ler seu comportamento mais facilmente. Eles também escolhem se unir a um cardume porque nadar em grupo lhes traz benefícios em termos de proteção diante dos predadores e na busca de alimentos.

Para colocar a memória dos peixes à prova, a equipe australiana estudaram os peixes em seu entorno natural. Analisaram sua relação com as características próprias de seu habitat e depois transferiram alguns exemplares a uma série de tanques de laboratório.

Lá, os especialistas ofereceram a eles diferentes opções, colocando alimentos em diferentes áreas do tanque e os enfrentando com predadores para estudar seus movimentos e suas reações.

Para a equipe, a habilidade dos peixes para lembrar e para aprender é tão complexa que “estudar seu comportamento nos permitirá aprender algo também sobre nossa própria conduta.

Então ainda achas um mito?
Eu não duvido nem nunca duvidei da capacidade destes animais!
Inspiração fonte: coisas interesantes

28 comentários:

  1. Maria Marçal disse...:

    Tive aquário/móvel por mais de dez anos.
    Havia comprado para minha filha, mas quem administrou e cuidou deles fui eu. Sofri em decidir parar.
    Mas, de fato, são pensantes. Quando vinha com a comida em horário certo eles corriam em disparada ao encontro dela. Quando desligava a luz do aquário, automaticamente, eles paravam de circular...como que se acomodando para dormir.
    Fenomenal. Uma experiência e tanto esta criar peixes.
    beijos, Maria Marçal - Porto Alegre - RS

  1. Roniel A. Julio disse...:

    Amiga Jucidias,
    Gostei de saber mais sobre os peixes.
    Eu também acredito que todo ser vivo pensa e pode ser condicionado, e não poderia ser diferente com os peixes.
    Parabéns pela notícia.
    Grande Abraço.
    Roni.

  1. Thales Maciel disse...:

    E ai minha amiga querida do meu coração,
    interessante esse negocio dos peixes pensarem,eu não sabia disso, eu tô aprendendo muita coisa com você, coisas que jamais eu poderia imaginar que fosse acontecer...vai entender né? :)
    Parabéns pelo post gúria.

    beijos!

  1. Unknown disse...:

    E olha que legal: "Do mito a realidade Peixes pensam!" é destaque hoje no Top 10 da LinkEsfera.

    Essa Ju é fogo!!! rsrs Bjss

  1. Jucifer disse...:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Jucifer disse...:

    Tarcisio
    bah q triii viuu só oto ficando chic kkkkkkkkk
    bjão guri

  1. Minha querida amiga Juci, boa tarde!!!
    Também acredito que os animais pensam... muitos dizem que eles agem por instinto... mas para agir por instinto não é necessário pensar?... acho que sim... os meus pensam. Parabéns pela postagem. Muitos beijos e muita paz!!!

  1. Ridan disse...:

    queria comprar umas tartaruguinhas daquelas pequenas para aquario estou em porto alegre alguma dica? mais ou mendos quando é cada?

  1. Jackie Freitas disse...:

    Jú, minha coisinha mais coisada...
    Eu acho que os animais possuem instintos e aí alguns denominam inteligência, sei lá...De qualquer forma, é bom saber que os peixinhos não são tãoooo indefesos assim como se pensa, né??? Minha mãe sempre disse que comer peixe faz bem pra cuca...será???? hahahaha
    Grande beijo, guria faceira
    Jackie

  1. Anônimo disse...:

    peixim, esses nossos bloggs são da pá virada ... depois vou dar a receita de patê de beringela ...

    eu sempre soube que peixe pensa ... afinal ficar horas, dias, acnos, vagando dentro d'água, sem nem pensar, ia ser muito tenebroso .... beijim peixim .... regina

  1. Unknown disse...:

    Juci os peixes mais inteligentes que já criei foram 6 oscar, eles eram maravilhosos, tanto que os chamava de "cachorrinhos", era impressionante a inteligência deles e como eram carinhosos, vinham para a superfície para comer. Tratava eles na boca. Atualmente crio acaras. A inteligência dos peixes é indiscutível, excelente post,
    Bjs,
    Vitor.

  1. Jucifer disse...:

    olá Ridan
    a dica pra vc comprar uma tigre d'agua
    ter cuidado se ele for a verdadeira
    naum pode ter manchas avermelhada na lateral da cabeça pois esta é ilegal,
    é obrigatório vir com certificado do IBAMA, e nota de saida (nota grande),
    no casco precisara conter uma tatuagem q especifica criador e data de nascimento q esta contido em seu certificado,
    estes animais tem época de venda por causa do periodo de reprodução,
    a liberação do IBAMA é entre os meses de outubro e setembro,
    uma tigre d'agua varia entre 145,00 a 170,00
    quanto a lugr de compra em Porto Alegre não tenhu uma loja a tem indicar
    mas creio q encontra com facilidade, mas naum esquece de exigir a relação q eu citei acima
    caso contrario naum compre, outro fato importante essas tartarugas ficarem pequenas é uma anomalia nem todas ficam pequeninas, elas podem chegar a 35 centimetros, entom naum compre com a ilusão de q ficara pq, e naum cai na conversa do vendedor de q dando pouca comida, ou deixando em espaço pequeno ela naum crescera, o crescimento faz parte de seu desinvolvimento, peça orientação sobre ibernação tbm pois nos primeiros anos de vida é vital para elas q naum iberne, precisando assim colocar um aquecedor no seu agua terrario.
    bjim guri

  1. Jorge Alberto disse...:

    Arrá!!! Então Darwin estava certo. Nossos antepassados pouquinha coisa mais inteligentes que a plebe ignara dos mares resolveram rastejar pelas praias e depois subir nas árvores. Hoje, como descemos das árvores e perdemos a capacidade de respirar debaixo d'água, podemos, ao menos voar no pensamento e criar coisas bacanas e, pois é, outras nem tão bacanas.

    Abraços.

  1. Cla disse...:

    Puxa, esses bichos me surpreendem cada dia mais!! Eles de bobo não tem nada e isso é fantástico no mundo animal!!!
    Que memória incrível, que capacidade, muito legal!!
    Beijos

  1. LISON COSTA disse...:

    Saudações!
    Amiga JUCI:
    Mais um excelente Post!
    Eu acredito piamente que os peixes pensam e depois desta pesquisa eu vou mais além, considerando que uma pedra tem umbigo e respira ela também pensa.
    Parabéns pela exaustiva pesquisa para nos proporcionar mais um Post de qualidade e conteúdo!
    Pararem pela excelente matéria!
    Abraços fraternos,
    LISON.

  1. Luma Rosa disse...:

    Talvez essa experiência explique a expressão "Cabeça de Bagre" (rs*) Boa semana! Beijus,

  1. Joselito disse...:

    Agora entendi, eles ficam ali, quietinhos, nadando devagar, admirando a paisagem, e na verdade tão ali pensando na vida, o que vão fazer mais tarde, se vão sair pra dar uma volta ... entendi. Peixe Pensador, quase um filósofo.

  1. Glauco Silva disse...:

    Também nunca duvidei desses animais lindos.

    AAA, a propósito, arrasou no banner.Que zoião lindo hein.^^

    bjo, ótima semana Juci.

  1. Fiesta disse...:

    Ju, fl sério! Peixe pensa mesmo? Olha só: vivendo e aprendendo. Eu já te fl que trabalhei no Instituto Oceanográfico da USP, mas nunca soube disso! É novas pra mim... Legal, gostei. Saber das coisas nunca é demais! BEIJOS, minha querida amiga.

  1. hobbyblogclube disse...:

    Olá, Jucifer!
    Interessante, mas a imagem do post é bem legal!
    Bjs!
    Rike.

  1. Ana Cavalcantti disse...:

    Ah mas eu nunca duvidei que eles pensassem...aliás acho ue todos pensam até um mosquitinho..não sei o grau de inteligencia rs..mas a necessaria para viver bem dentros das condiçoes que seria o correto para o planeta...eu tenho certeza !!!
    Beijos

  1. Amiga Juci, estou impressionada com esta descoberta. Muito legal mesmo. Mais posso ficar com medo, já pensou se os peixes começarem a falar tudo que pensam? kkkkkkkk. Linda postagem e sua maneira de exposição é ímpar. Parabéns, B.B.

  1. Juci... Acredite, com você aprendo a dar mais atenção ao "mundo animal". Um abraço

  1. Ana Cavalcantti disse...:

    Oiiii !!!
    Seja muito bem vinda !!!
    Beijooo !!!

  1. Olá, Me tornei uma seguidora do seu blog,
    Sou Lauriete Rodrigues de Almeida, nascida no dia 23 de fevereiro de 1970 em Vitória-ES, filha de Joaquim de Jesus Pinto e Laurinete Amélia Rodrigues Pinto e tem dois irmãos, Levi e Áquila. Sou casada com Reginaldo Almeida e temos uma filha chamada Julia Acsa. Eu e meu esposo, que é evangelista, somos membros da Assembléia de Deus em Ibes, Vila Velha-ES.

    Canto desde os 5 anos de idade e com 7 anos já cantava e tocava violão na igreja. Somente aos 12 anos de idade gravei o meu 1° disco (vinil). Com uma carreira abençoada, tenho gravado quase um CD por ano. Atendo convites por todo país e por todo mundo. A Minha fidelidade, seriedade e compromisso com as coisas de Deus, fazem com que minha agenda seja muito concorrida. já cantei em todo território brasileiro e tambem ja viajei para cantar em muitos outros países.

    Com uma carreira de 27 anos, com 24 CDs gravados, Sou um destaque no meio gospel capixaba, nacional e internacional.Ao longo de minha carreira, conquistei alguns prêmios como discos de ouro e de platina.

    Além de cantar, ser mãe, ser esposa, administro, junto com meu esposo, a nossa produtora fonográfica Praise Records, com sede em Vila Velha-ES, que também produz alguns CDs de outros grandes cantores. Além disso, Eu e Reginaldo também atendemos o povo capixaba em nossa loja Lauriete Music, localizada na capital do estado, com todo artigo evangélico.
    www.lauriete2010.blogspot.com

  1. Eninha Campos disse...:

    Como é que é ?? Peixes pensam ?! AHAHAHA
    Quer dizer que qdo eles ficam assim, paradinho, com aquela boquinha a abrir
    e fechar, aí tem ?! AHAHAHAHA

    Vou te contar ... vou surfar por aí com uns peixinhos e ter looongas conversas como eles, inclusive sobre você , depois logo se vê se eu vou te conto ou não ...

    Minha coisinha queriiiiiida que saudaaaades !!!

    Adorei seu artigo! Agora mais do que nunca vou pensar duas vezes antes de ter um peixe .... eu hein ?

    Um bjo
    Eninha

  1. Lufe disse...:

    Oi Jucifer,
    tava passeando por ai e dei de cara com seu blog.
    Gostei, voltarei mais vezes.
    Muito interessante e instrutivo.
    bjo

  1. Lufe disse...:

    Ah, e não poderia deixar de .A aquarista é linda!
    bjo

Postar um comentário