As bolas de pêlos nos gatos: é grave?


O gato passa uma grande parte do tempo se lambendo, principalmente quando ele sai pouco de casa. Este comportamento de limpeza corresponde a várias motivações :
  • refrescar-se, umedecendo a pelagem;
  • acalmar as emoções e o stress;
  • aliviar a pelagem dos pelos mortos.
CONSEQUÊNCIAS DO ATO DE SE LAMBER

Como a língua do gato é áspera (ela é coberta por papilas córneas), ele ingere uma grande quantidade de pelos mortos quando se lambe.

Na maioria das vezes os pelos ingeridos são eliminados pelas fezes, mas em alguns casos, os pelos podem se aglomerar no estômago, formando bolas que podem ocasionar problemas digestivos. Mais de 60 % dos criadores de gatos persas observam uma relação entre as bolas de pelos e problemas digestivos. De fato, elas podem ser:
  • regurgitadas pelos gatos: elas são então chamadas 'tricobezoares’,
  • caminhar ao longo do aparelho digestivo, induzindo uma alternância de constipação e de diarreia.
Excepcionalmente, estas bolas de pelos, misturadas com as fezes, podem impedir o correto esvaziamento do cólon e interromper totalmente o trânsito intestinal: é a oclusão intestinal.


FATORES QUE FAVORECEM A FORMAÇÃO DE BOLAS DE PELOS

É evidente que este fenômeno é particularmente acentuado nos gatos com pelos longos, sobretudo em períodos de muda (primavera e outono).

Os aglomerados de pelos e os parasitas cutâneos (pulgas) estimulam o gato a se lamber e aumentam o risco de formação de bolas de pelos.

Os gatos que não têm acesso ao exterior são os mais atingidos, pois eles não comem grama. A ingestão espontânea de grama/ervas é um meio de estimular a eliminação das bolas de pelos.
Em gatos idosos, cujo trânsito digestivo é ligeiramente menor, o risco de constipação é maior.


PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS DIGESTIVOS LIGADOS A FORMAÇÃO DE BOLAS DE PELOS

Limpeza pelo proprietário

Uma escovação regular (diária para os Persas) é indispensável para eliminar os pelos mortos e limitar sua ingestão pelos gatos.

Malte Paste:

É um composto que auxilia na prevenção da formação de tricobezoares no sistema digestivo, pois permite que os pêlos ingeridos sejam expelidos nas fezes, naturalmente. Contém Vitamina A que exerce importante função sobre a visão; Vitamina E que protege os lipídios da oxidação e participa do metabolismo dos ácidos graxos; e taurina, um aminoácido essencial que deve ser fornecido através da dieta.


Hair Ball Transit System

HAIR BALL : eliminação de bolas de pêlos TRANSIT SYSTEM: para facilitar o trânsito digestivo

Trata-se de um equilíbrio nutricional especial, aplicado aos produtos Persian 30 e Hair & Skin 33, que visa minimizar os problemas digestivos causados por bolas de pelos. Isto consiste em enriquecer o alimento em fibras (70% mais fibras em comparação ao Fit 32), de modo a limitar a formação de bolas e a facilitar sua evacuação.
Existem no total 11% de fibras alimentares, que se dividem em :
  • fibras não-fermentáveis : fibras de ervilha (função de 'trânsito')
  • fibras fermentáveis : polpa de beterraba (para o equilíbrio da flora e a integridade da mucosa intestinal).
Todas as fibras utilizadas são micronizadas, ou seja, moídas finamente (diâmetro: 250 micrômetros), para aumentar a superfície de absorção de água pela fibra no trato digestivo, o que favorece a produção de fezes firmes. (via Royal Canin)



6 comentários:

  1. LISON COSTA disse...:

    Saudações!
    Amiga, com sinceridade o seu texto está completo, pois, além de explanar sobre as causas do não tratamento e suas conseqüências, você ainda apresenta uma opção de solução do caso em tela.
    Parabéns pela exaustiva pesquisa para poder nos proporcionar mais um post de qualidade!
    Ótimo Post!
    Abraços,
    LISON.

  1. Olá Juci,

    Aqui em casa não tem gato, mas um cachorro que tem o hábito de se lamber muito, creio que pela explicação seja para aliviar o stress dele.

    Bela matéria

    Abraço

  1. AmoAndreiaJoias disse...:

    Queridaaaa que delicia de Blog...aiiii gatinhosss são minha paixaoooo!!! ameiiiiii a fotinho principal! e as dica ssão perfeitas!
    bjus

  1. AmoJoias disse...:

    Queridaaaa que delicia de Blog...aiiii gatinhosss são minha paixaoooo!!! ameiiiiii a fotinho principal! e as dica ssão perfeitas!
    bjus

  1. LISON COSTA disse...:

    Saudações!
    Amiga, com sinceridade o seu texto está completo, pois, além de explanar sobre as causas do não tratamento e suas conseqüências, você ainda apresenta uma opção de solução do caso em tela.
    Parabéns pela exaustiva pesquisa para poder nos proporcionar mais um post de qualidade!
    Ótimo Post!
    Abraços,
    LISON.

  1. BLOGZOOM disse...:

    Juci, eu preciso comprar esta ração para Lola, algumas vezes ela tem expelido pêlo e vc nem imagina o tamanho! E C A !!!!!! Eu acho que ela passa mal quando poe algo taõ grande para fora.
    A ultima vez que fez isso, eu imediatamente escovei bem ela e agora tenho escovado regularmente.

Postar um comentário