- refrescar-se, umedecendo a pelagem;
- acalmar as emoções e o stress;
- aliviar a pelagem dos pelos mortos.
Como a língua do gato é áspera (ela é coberta por papilas córneas), ele ingere uma grande quantidade de pelos mortos quando se lambe.
Na maioria das vezes os pelos ingeridos são eliminados pelas fezes, mas em alguns casos, os pelos podem se aglomerar no estômago, formando bolas que podem ocasionar problemas digestivos. Mais de 60 % dos criadores de gatos persas observam uma relação entre as bolas de pelos e problemas digestivos. De fato, elas podem ser:
- regurgitadas pelos gatos: elas são então chamadas 'tricobezoares’,
- caminhar ao longo do aparelho digestivo, induzindo uma alternância de constipação e de diarreia.
É evidente que este fenômeno é particularmente acentuado nos gatos com pelos longos, sobretudo em períodos de muda (primavera e outono).
Os aglomerados de pelos e os parasitas cutâneos (pulgas) estimulam o gato a se lamber e aumentam o risco de formação de bolas de pelos.
Os gatos que não têm acesso ao exterior são os mais atingidos, pois eles não comem grama. A ingestão espontânea de grama/ervas é um meio de estimular a eliminação das bolas de pelos.
Em gatos idosos, cujo trânsito digestivo é ligeiramente menor, o risco de constipação é maior.
Limpeza pelo proprietário
Uma escovação regular (diária para os Persas) é indispensável para eliminar os pelos mortos e limitar sua ingestão pelos gatos.
HAIR BALL : eliminação de bolas de pêlos TRANSIT SYSTEM: para facilitar o trânsito digestivo
Trata-se de um equilíbrio nutricional especial, aplicado aos produtos Persian 30 e Hair & Skin 33, que visa minimizar os problemas digestivos causados por bolas de pelos. Isto consiste em enriquecer o alimento em fibras (70% mais fibras em comparação ao Fit 32), de modo a limitar a formação de bolas e a facilitar sua evacuação.
Existem no total 11% de fibras alimentares, que se dividem em :
- fibras não-fermentáveis : fibras de ervilha (função de 'trânsito')
- fibras fermentáveis : polpa de beterraba (para o equilíbrio da flora e a integridade da mucosa intestinal).
Saudações!
Amiga, com sinceridade o seu texto está completo, pois, além de explanar sobre as causas do não tratamento e suas conseqüências, você ainda apresenta uma opção de solução do caso em tela.
Parabéns pela exaustiva pesquisa para poder nos proporcionar mais um post de qualidade!
Ótimo Post!
Abraços,
LISON.