Porque Alguns Cães e Gatos Comem Grama.

               Alguma vez você já viu seu bicho de estimação comendo grama? Calma, não precisa se assustar! Ele não decidiu virar vegetariano, nem está fazendo isso para vomitar, ao contrário do que muita gente acredita. Você sabia que a grama ajuda a limpar o intestino dos animais? Isso mesmo! No caso dos cães, o mais provável é que esse costume venha de seus ancestrais selvagens, os lobos. Há muito tempo atrás, os lobos se alimentavam de animais herbívoros e, indiretamente, consumiam um pouco de vegetais de dentro do estômago e intestino desses bichos.
             “Então eu posso deixar o meu cachorro comer um matinho sossegado?” Não é bem assim não... É preciso ficar bem atento! Seu bichinho pode contrair verminoses se ingerir a grama de determinados lugares... O ideal é que você compre sementes em Pet Shops, próprias pra isso, e plante em casa pro seu cachorro ou gato poder comer tranquilamente. Além das verminoses, isso também evita que ele acabe ingerido alguma planta tóxica.

                    QUAL A FUNÇÃO DA GRAMA? 

             A ingestão de grama tem a função de irritar o estomago e assim provocar vômitos ou aumento do transito no intestino e cães e gatos comem a grama quando sentem qualquer tipo de indisposição digestiva como náuseas ou cólicas o que pode ser causado por excesso de alimentos, verminose, alimentos estragados ou impróprios. 
              No caso dos gatos a grama ainda tem a vantagem de eliminar pelos que se acumulam no estomago do animal quando ele lambe o corpo, pratica comum desses felinos. Além disso, a grama tem a vantagem de reduzir riscos de vir a desenvolver algum câncer no intestino na medida em que a ingestão desta tem a vantagem de adicionar a tão importante fibra a dieta de cães e gatos. 

                    CUIDADOS COM A GRAMA:

              É preciso ficar atento, pois a grama do jardim, calçada ou do terreno baldio pode estar contaminada seja com agrotóxicos ou ainda com as larvas ou ovos de alguns parasitas que podem acabar acarretando problemas de saúde muito sérios ao seu animalzinho de estimação.
              No mercado você pode encontrar a Graminha para Cães e esta sim é própria para ele, pois contém milheto, azevém e semente de aveia que junto com um substrato inerte forma um composto ideal para os bichinhos.
              Você compra e é só abrir o pote e adicionar água que em 6 a 8 dias você tem os brotos ideais e que os animais vão gostar muito. Possui fibras, são ricos em vitaminas, aminoácidos, sais minerais, o ideal para oferecer a cães e gatos, pois é um produto natural, livre dos vermes, sem agrotóxicos.
             Algumas folhas diariamente são suficientes para satisfazer os animais. Toda essa vontade de comer grama é normal tanto em cães como em gatos, mas em casos mais acentuados de diarréia, vômitos ou outra alteração qualquer, é aconselhável procurar um Médico Veterinário para diagnosticar a causa e medicar o animal. (via : Royal Canin)

      


8 comentários:

  1. Rumquatronove disse...:

    E aê, Ju,blz? Isso aí acontece direto mermo.Uma vez eu ouvi falar de uma tal "Erva dos Gatos" q é muito comum na Inglaterra... Dizem q se tu quiser ver um gato ficar doydyn,mais do q já são,é só plantar isso no jardim de sua casa,eles senem o cheiro de longe.Aí eu te pegunto:Essa grama q tu falou aí,seria essa mesma,a Erva dos Gatos? Abração,guria!

  1. Mr.Jones disse...:

    matou a curiosidade de quem nao sabia.
    legal a postagem.
    bjs

  1. Jucifer disse...:

    beleza guri é realmente existe sim a erva do gato chamada de Catnip
    é muito usada como estimulante em gatos.
    mas a grama não é a mesma guri
    são coisas diferentes e tbm diferenciada de gato e cachorro
    e a erva do gato (catnip) aki no brasil n;ao temos o habito de plantar
    mas sim pegar a erva ja seca e esfregar ou colocar dentro de brinquedos arranhadore etc do gato.

    beijão guri

  1. Marcos Mariano disse...:

    Ta ai algo que eu nunca tinha parado pra pensar
    sempre via meu cachorro comendo mato mais nunca me importei em saber o por que bem interessante
    meu cachorro as vezes comia tijolo tambem será que é pelo mesmo motivo

    belo blog to te seguindo grande abraço

  1. Jucifer disse...:

    geralmente quando são filhotes eles come de tudo mesmo
    mas tijolo não é pelo mesmo motivo não
    pode se estreess
    ou mesmo troca de dentição
    o bom e tu dar um deses ossinhos pra dog mesmo
    a base de raspa de couro bovino
    sem corante
    bjão guri
    ovo da uma seguida em tu tbm

  1. Aqui na minha casa tinha uma poodle que não era grama que comia, e sim as folhas das plantas. Ela só fazia isso durante o cio, ou uma vez quando estava numa gravidez psicológica. Vômitos eram sempre constantes e na época eu achava incomum e com a sua postagem passei a compreender melhor os motivos. Valeuuuu!!!

    Bjsssss!!

  1. Acho até hj q se tivesse prestado atenção a essa comilança de grama teria salvo meu cachorro. Como sempre acostumei a ver os cachorros comer grama deixei q a coisa avançasse tanto q n deu mais p salvá-lo. Foi pura ignorância. O cachorro come grama sempre q sente mal estar mas esse mal estar pode ser algo bem mais perigoso.

  1. Marcos Vinicius disse...:

    Aqui na minha casa tinha uma poodle que não era grama que comia, e sim as folhas das plantas. Ela só fazia isso durante o cio, ou uma vez quando estava numa gravidez psicológica. Vômitos eram sempre constantes e na época eu achava incomum e com a sua postagem passei a compreender melhor os motivos. Valeuuuu!!!

    Bjsssss!!

Postar um comentário