31
mai
2010
Jucifer
Alguma vez você já viu seu bicho de estimação comendo grama? Calma, não precisa se assustar! Ele não decidiu virar vegetariano, nem está fazendo isso para vomitar, ao contrário do que muita gente acredita. Você sabia que a grama ajuda a limpar o intestino dos animais? Isso mesmo! No caso dos cães, o mais provável é que esse costume venha de seus ancestrais selvagens, os lobos. Há muito tempo atrás, os lobos se alimentavam de animais herbívoros e, indiretamente, consumiam um pouco de vegetais de dentro do estômago e intestino desses bichos.
“Então eu posso deixar o meu cachorro comer um matinho sossegado?” Não é bem assim não... É preciso ficar bem atento! Seu bichinho pode contrair verminoses se ingerir a grama de determinados lugares... O ideal é que você compre sementes em Pet Shops, próprias pra isso, e plante em casa pro seu cachorro ou gato poder comer tranquilamente. Além das verminoses, isso também evita que ele acabe ingerido alguma planta tóxica.
QUAL A FUNÇÃO DA GRAMA?
A ingestão de grama tem a função de irritar o estomago e assim provocar vômitos ou aumento do transito no intestino e cães e gatos comem a grama quando sentem qualquer tipo de indisposição digestiva como náuseas ou cólicas o que pode ser causado por excesso de alimentos, verminose, alimentos estragados ou impróprios.
No caso dos gatos a grama ainda tem a vantagem de eliminar pelos que se acumulam no estomago do animal quando ele lambe o corpo, pratica comum desses felinos. Além disso, a grama tem a vantagem de reduzir riscos de vir a desenvolver algum câncer no intestino na medida em que a ingestão desta tem a vantagem de adicionar a tão importante fibra a dieta de cães e gatos.
CUIDADOS COM A GRAMA:
É preciso ficar atento, pois a grama do jardim, calçada ou do terreno baldio pode estar contaminada seja com agrotóxicos ou ainda com as larvas ou ovos de alguns parasitas que podem acabar acarretando problemas de saúde muito sérios ao seu animalzinho de estimação.
No mercado você pode encontrar a Graminha para Cães e esta sim é própria para ele, pois contém milheto, azevém e semente de aveia que junto com um substrato inerte forma um composto ideal para os bichinhos.
Você compra e é só abrir o pote e adicionar água que em 6 a 8 dias você tem os brotos ideais e que os animais vão gostar muito. Possui fibras, são ricos em vitaminas, aminoácidos, sais minerais, o ideal para oferecer a cães e gatos, pois é um produto natural, livre dos vermes, sem agrotóxicos.
Algumas folhas diariamente são suficientes para satisfazer os animais. Toda essa vontade de comer grama é normal tanto em cães como em gatos, mas em casos mais acentuados de diarréia, vômitos ou outra alteração qualquer, é aconselhável procurar um Médico Veterinário para diagnosticar a causa e medicar o animal. (via : Royal Canin)
E aê, Ju,blz? Isso aí acontece direto mermo.Uma vez eu ouvi falar de uma tal "Erva dos Gatos" q é muito comum na Inglaterra... Dizem q se tu quiser ver um gato ficar doydyn,mais do q já são,é só plantar isso no jardim de sua casa,eles senem o cheiro de longe.Aí eu te pegunto:Essa grama q tu falou aí,seria essa mesma,a Erva dos Gatos? Abração,guria!