Algas Filamentosas

               Algas Filamentosas surgem normalmente por excesso de nitrato no aquário. Para controla-lás é necessário fazer varias trocas parciais da água e acrescentar alguns caramujos Pomacea, que são os melhores combatentes nesse caso. Porém algumas vezes a Pomacea bridgesi costumam comer algumas plantas de folhas mais delicadas, como a Rotala Wallichi,por exemplo.(via Sergio Gomes)

                 Vejam algumas espécies de Pomacea:
                 Pomacea  Canalicudata,
                Pomacea Bridgesii,
                 Rapidinha:
             Algas Filamentosas: Geralmente se fixam em plantas podendo chegar a ponto de matá-las sufocadas. Sua aparência é similar a um monte de “pelos verdes” sobre o local atingido. Quando fixadas em pedras e troncos, podem dar um contraste ornamental interessante, desde que saiba controlá-las. Excesso de Fe na coluna d´água poderá ser um dos indicadores pelo seu surgimento. Trocas parciais freqüentes, diminuir a iluminação e podas das folhas atingidas são bem vindos ao controle.

                As algas filamentosas marrons no ínicio de seu desenvolvimento, não aderem com fimeza as plantas e também costuman aparecer em montagem recentes, quando o aquário ainda não esta em fase de ciclagem. Para não dar brecha a essas algas se alojarem com foça, basta sugá-las com uma mangueira destaas de oxigenação de aquários elas costumam sair com certa facilidade. Após algums semanas, quando a fitragem e as plantas estiverem bem estabelecidas, elas irão regredir até q sumam do aquário. Comedores de algas, como molinésias, comedoes de algas siamês e a pomacea bridgesi, também servem para o controle destas algas.

1 comentários:

  1. Animal em Risco disse...:

    Desculpe a demora, Jucifer, gostei muito do seu blog, claro que aceito a parceria!

    Equipe Animal em Risco
    (www.animalemrisco.blogspot.com)
    O Blog Selvagem!

Postar um comentário