Buldog Inglês

                 Entre as principais características de um Buldog Inglês, estão a paciência, a tolerância o charme a preguiça. É um cão muito calmo e quieto, perfeito para crianças. Quase não late é muito companheiro. Por possuir o fuçinho curto, tem dificuldade para respira por isso ronca e baba bastante.
              A origem do Bulldog é desconhecida, as lendas citam que a raça é o resultado da mistura do antigo cão de guerra inglês com os "Mastiffs" que os romanos traziam para as lutas na Inglaterra. Seu nome deriva do fato de que, em meados do século XVIII a raça era usada no combate aos touros (Bull baitings). 
            Na época os bulldogs eram bem diferentes do que são hoje, eram mais altos, com membros mais longos, sua mandíbula se desenvolveu mais que a arcada superior para que pudesse morder por baixo as narinas e o pescoço do touro, de modo que não soltasse.
            Hoje o Bulldog só continua a existir com a ajuda do homem, pois suas características físicas impedem sua reprodução sem interferência. É muito difícil reproduzir Bulldogs sem o uso da inseminação artificial.
             É um cão robusto de patas curtas, entroncado, poderoso e compacto. Possui a cabeça  bastante grande em relação ao corpo. O corpo é curto e sólido, com patas fortes, musculosas e atléticas. O formato do focinho voltado para cima dificulta o resfriamento do ar, além de restringir seu esforço, o Bulldog se cansa com facilidade até mesmo para acasalar-se. 
           Apesar da expressão brava, o Bulldog é um animal extremamente dócil e carinhoso, um excelente cão de companhia. Relaciona-se muito bem com crianças desde que respeitem seus limites nas brincadeiras.      
            Peso: Machos 25Kg - Fêmeas 22Kg
            Possui pelagem sólida com ou sem máscara ou focinho preto. As cores são uniformes (puras e brilhantes): vermelho - nas tonalidades fulvo, fulvo claro, rajado, com ou sem branco, ou branco puro.
                         CARACTERÍSTICAS:
                       País de origem: Grã-Bretanha.

                Utilização: Companhia.

                Tamanho: 31 a 36 cm.

                Aspectos gerais: Corpo compacto, sólido, baixo e quadrado, dando impressão de força e decisão. Quando anda, seus movimentos são semelhantes a um rebolado.

                Peso: 19 a 25 quilos.

                Pelagem: Pêlo baixo e rente ao corpo, curto, brilhante e liso. Apresenta tonalidades de vermelho, tigrado, branco ou com manchas brancas em qualquer uma das cores. A máscara e o focinho podem ser negros.

                Longevidade: 8 a 10 anos

               Temperamento: Dócil, tranquilo, fiel e companheiro.

               Agressividade: Baixa

              Atividade física: Baixa

              Área de criação: Pequena
                          PERFIL CLÍNICO:
                   Os problemas mais comuns que atingem os exemplares da raça, entre os quais se podem destacar a dificuldade reprodutiva, dermatites, calosidades, incompatibilidade com temperaturas elevadas e dificuldade respiratória.
                  O ato de roncar, comum, nestes cães, está relacionado ao peso do animal. Por serem braquicéfalos (cães e cara achatada), os Bulldogues têm a conformação diferenciada mais comprimida, que não permite a respiração espontânea e tranqüila. “Este fator impede que eles tenham uma vida mais agitada, em que se requer aerodinâmica intensa. Isso significa evitar qualquer exercício anaeróbico como natação ou esteira, por exemplo somente em casos em que o dono tem muito contato com o cão e tenha perfeita noção do que esta fazendo. Exercidos forçados tipo corridas, longas caminhadas, nem pensar. O ideal é deixá-los se exercitar naturalmente, de acordo com sua capacidade.
                   A presença de calosidades é comum em Bulldogues e tem a ver com o peso do animal. Ela pode ser evitada com o uso de pomadas quem mantêm a pele menos ressecada nas regiões de atrito, recomenda-se o uso de camas almofadadas ou suspensas para o cão evite o contado direto com o chão abrasivo.(via Royal Canin)
 


3 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Ju,acho essa raça muito linda,dá vontade de morder de tão gostozinho.
    Bjos

  1. Anônimo disse...:

    Olá, gostaria de saber o que quer dizer exatamente 'mascara'? É uma borda negra na pálpebra inferior dos olhos do cachorro, ou não é isso?

    Desde já agradeço. Elaine

  1. Anônimo disse...:

    gostaria muito de ter um,mas deve ser muito caro.

Postar um comentário