Peixes que não precisam de bomba de oxigenação além do Betta

Diferente do que muitos pensam existem peixes além do Betta que podem ser criados em um aquário sem bomba de oxigenação, respondendo a duvidas de alguns leitores indicarei outros peixes que podem ser criados  nas mesmas condições do Betta.

Primeiramente vamos aos cuidados básicos tanto quanto com o Betta como com as outras espécies que citarei.

  1. Trocas parciais devem ser feitas  uma vez por semana, importante nunca troquem toda a água apenas 30% dela,
  2. Alimentação em excesso que na maioria das vezes é o que leva a morte de seu peixe
  3. Não esqueça do aquecedor que será necessário no inverno, ou dias frios.
  4. Procure deixar o aquário longe de poluição sonora.
  5. Não exponha seu aquário diretamente ao sol.
  6. Use sempre anticloro. (se usar água mineral preste atenção no ph contido na embalagem), Evite água de poço, a melhor forma de manter equilíbrio do aquário é usar a água da sua torneira  junto com o anticloro.
  7. Ofereça uma alimentação de boa qualidade e apropriada para espécie de seu peixe, prefira as rações em granules.
  8. Lave sempre suas mãos ao manipular seu aquário.
  9. Observe sempre o comportamento de seu peixe, agitação, respiração e se esta se alimentando.
  10. Não bata no vidro!!!! NUNCA...  evite transporta  seu aquário ou ficar trocando seguidamente de lugar.
  11. Evite os aquários  redondos, conhecidos como aquário bola.



Um pequeno erro dito por muitos vendedores em lojas de aquarismo que erram ao dizer que o Betta assim como a Colisa, Tricogaster, Paraíso e o Beijador não precisam de oxigenação. A oxigenação é vital para o peixe a unica coisa que diferem estas espécies é que elas possuem um orgão chamado labirinto que permitem retirarem o oxigênio da atmosfera, por isso eles sobem tanto a superfície do seu aquário.

Então alguns pontos básicos esclarecidos vamos a sugestões para aqueles que não gostam de Betta mas gostariam de ter um peixe  nas mesma condições.

TRICOGASTER: é um peixe pacifico, porém demasiadamente tímido quando vive em espaços pequenos, muitas vezes por este motivo pode perder a vontade de comer, então preste sempre atenção se o mesmo anda se alimentando.Os machos possuem a nadadeira dorsal  e anal mais comprida e pontuda, e a da fêmea é mais arrendonda, os machos costumam ser maiores e ter cores mais vibrantes.

TRICOGASTER LEERI


TRICOGASTER AZUL


TRICOGASTER ROSA



COLISA: É um peixe pacifico, muito resistente podendo ter mais de um no mesmo aquário, se destacam por sua coloração, os machos se diferenciam  das fêmeas por sua coloração e pela nadadeira anal.

COLISA LÁLIA


COLISA CHUNA


COLISA COBALTO


COLISA LABIOSA


COLISA FASCIATA


PEIXE BEIJADOR:  Pacifico, porém agressivo com os da sua mesma espécie, muitas pessoas acham engraçados quando eles se beijam mas na verdade eles estão brigando. Os machos são ligeiramente maiores a fêmea tem um perfil ventral convexo.




PEIXE DO PARAÍSO: Na minha opinião é um dos mais belos Anabantideos, é um peixe agressivo, gosta de águas paradas, os machos apresentam uma coloração mais viva que as fêmeas.Apresenta varios tipos de coloração, azul, amarelo, vermelho, laranja.






37 comentários:

  1. Ola minha Ruiva,

    rsrss...acabei de descobrir porque os peixinhos aqui de casa teem vida curta!!!

    primeiro, costumamos trocar toda a agua do aquario (foi o que recomendou o rapaz da loja), nunca prestei atençaõ ao Ph da agua mineral, sempre achei que sendo mineral ta certa, segundo eles sempre ficam na estante perto da tv ou do aparelho de som, terceiro as crinaças sempre batem no vidro pra ver eles subirem.

    Querida só uma pergunta, como se faz a higienização correta dos enfeites que temos dentro do aquario? aqueles castelos, conchinhas e etc, posso lavar normalmente ou preciso de um produto especifico?

    bjins

  1. Anônimo disse...:

    oi,eu gostaria de saber, por que evitar aquários redondos 'aquário bola'? estou montando meu primeiro aquário, acho muito bonito aquários, e ganhei um estou pesquisando peixes que vivem em aquários comunitários, e se puder me ajudar agradeço desde já pelas sujestões... OBRIGADA!

  1. Anônimo disse...:

    boa noite! gostaria de saber como manter em boas condiçoes meus tricogasters,pois tenho tres destes peixes em aquario beteiras,porem os tres estao em beteiras separadas. quanto em quanto tempo troco esta agua e ql a melhor raçao a flocada ou farinhada?

    sem mais subscrevo-me grato

  1. Jucifer disse...:

    Olá Anônimo
    Vamos por parte, aquarios bolas são proibidos em alguns paises pelo fato do peixe ficar nadando em volta causando assim um grande stress em alguns caso levando a morte. Lhe indico já q me parece um iniciante começar com um aquarios de kinguis q são peixes de facil manuseio fazendo q o rob não se torne uma dor de cabeça, são peixes coloridos alegre e a crença Japonesa diz que eles transmitem sorte, e tem varias especies de kinguios tbm conhecido como calda de veu ou veu de noiva, então de uma olhadinha em : telescopio, kinguio calico, kinguio red white, telescopio, oranda, Kinguio Rubi, peixe bolha são todos da mesma especie e vão dar um colorido bem legal em seu aquario e é perfeito para iniciantes so tome o cuidado para não colocar carpas em seu aquario, coloque alguns peixes de fundo para auxiliar na limpeza do aquario tipo coridora ou ancistrus, sugiro tbm algumas curbiculas.
    Bjim espero ter ajudado

  1. Jucifer disse...:

    Olá anonimo dois kkkkkkkkkk
    Bem o trico é um peixe bem resistente e possue o mesmo sistema de respiraão dos bettas, e tu consegue manter um casal em um mesmo aqua o problema é q em muitos locais de vendas os vendedores não sabem diferenciar o macho da femea. Então a troca deve ser feita uma vez por semana retirando apenas 30% da agua, nunca troque toda agua do aquario para não perder totalmente a biologia do aquario, é de suma importancia utilizar um acondicionador de agua de boa qualidade, ter o cuidado e manter o aqua longe de poluição sonora, raios solares e manter aquecido no inverno. Quanto a comida eu lhe indicaria as flocadas ou as em granules de preferencia da tetra, lembre-se que uma ração de boa qualidade vai fazer toda diferença em seu peixe desde a cor.
    Qualquer duvida entre em contato pelo meu mail jucidiass@hotmail.com
    Bjim espero ter ajudado

  1. Anônimo disse...:

    meu peixe betta começou a ter uma mancha branca no seu rosto no dia seguinte ele morreu porque?

  1. Jucifer disse...:

    Olá anonimo!
    Não posso lhe garantir o que pode ter acontecido sem saber mais detalhes
    precisaria de uma foto para saber se foi fungo ou algo do tipo, mas o estranho as manchas aparecerem em um dia e morrerem no proximo, creio q as manchas já deviam estarem por ai, por isso é importante observar sempre seu peixe, mas creio q tenha sido algum fungo.

    Bjim

  1. junior disse...:

    tenho tilapia mim ajudaa criar por fv

  1. Anônimo disse...:

    Estes peixes vivem em um mesmo aquario ? colocando um de cada especie ?

  1. Anônimo disse...:

    Oii, Bom dia !
    Eu vou viajar e vou deixar meu peixe Betta na casa de uma amiga..
    Ele mora um poquiiiinho longe de mim.
    Qual a melhor maneira de transportar ele? Em um saco plástico
    como veio no dia da compra ?

  1. Jucifer disse...:

    Ola Anonimo

    Bem a melhor forma seria como ele veio realmente
    em um saco com ar, lembrando q sempre é um stress estes tipo de transportes para seu peixe então procure evita-los

    bjim boa viagem

  1. Jucifer disse...:

    Anonimos

    Não tu não pode colocar um de cada especie no mesmo aquario
    tu tem q optar por um sendo q nem todos dão pra colocar mais de um mesmo sendo da mesma especie

    bjim

  1. Anônimo disse...:

    Olá, eu sou a Sara, e estou muito preocupada com minhas três peixinhas betta que estou criando. De uns dias para cá, elas estão com um comportamento estranho, parecem estar loucas, estão nadando e de repente mudam de direção bruscamente sem motivo, e também as vezes vão para o fundo do aquário demorando muito para subir e respirar.
    Gostaria de saber se este comportamento é normal,ou se estou fazendo alguma coisa errada que está causando isso.
    Outra coisa, na hora de alimentá-las, eu coloco uma boa quantidade de ração própria para betta de bolinhas que elas comem na mesma hora, faço isso uma vez por dia. Está certo?
    Ah! de vez em quando elas também ficam sem apetite Estou ficando preocupada com elas, peço que me ajude.
    Também tenho dúvidas sobre de quanto em quanto tempo devo trocar a água do aquário.
    Se você puder me ajudar serei grata. Obrigada,
    Sara

  1. Jucifer disse...:

    Olá Sara
    Bem primeiramente para q eu possa lhe ajuda
    precisaria saber mais detalhes tipo: seu aquario é um aquario bola?
    Bem primeiramente preciso q tu faça um teste de PH, mas o q tudo indica q sua agua esteje acida, talvez por excesso de comida ou por falta de trocas parciais. Bem deixo a dica quanto a alimentação procure as em granules a da tetra é muito boa ofereça em pequena quantidade duas vezes ao dia em torno de 3 para cada peixe. Trocas parciais devem ser feitas a cada 7 dias tirando apenas metade da agua deixando a outra metade, é importante a qualidade de agua então se usa agua de poço, ou agua mineral indico q troque por agua comum da torneira usando um anticloro indico o aguasafe tbm da tetra utilizando 3 gotas por litro de agua.
    O comportamente estranho de seu peixe esta com certeza atribuido a má qualidade da agua e conjuntamente ao excesso de comida q acaba alterando o ph, então tome este cuidados e percebera melhoras no comportamento

    Bjim
    Em caso de duvida entre em contato novamente

  1. Anônimo disse...:

    olá tenho dois tricogaster e eles estão com manchas brancas em quase todo o corpo mas os dois não estão no mesmo a quario, oque faço estou muito preocupada me ajude.....

  1. Anônimo disse...:

    ola meu peixe colisa esta com a bariga bem grande sera que esta com ovos??//....ele esta com mais dez coliza juntos no aguario sera que tenho que tiralo dela??????????

  1. Anônimo disse...:

    posso ter dois peixinhos num vasilha de plastico com uma fonte de pedras grata pela ajuda

  1. matheus disse...:

    po é verdade que se colocar um betta macho com uma femea ele mata ela manta ela
    manda pelo meu imail:matheus-cocazero@hootmail.com

  1. Anônimo disse...:

    OI,
    eu tenho um aquario com dois peixes paraiso e gostaria de saber porque um deles de vez em quando muda de cor? fica escuro!!!

  1. É Comigo??? disse...:

    Um peixinho pra lá de resistente, barato e bonito já tive muitos deles!
    Bjão pra vc, um ótimo restinho de semana!

  1. Fran disse...:

    olá, tenho alguns peixes, em um aquário de 20 litros. Estou em reforma então tive que colocar em meu quarto. Mais a bomba esta incomodando meu marido. poderia deixar ela desligada a noite e de manhã colocar para funcionar??
    Tenho urgência na resposta. obrigada.

  1. Jucifer disse...:

    olá Fran

    Bem eu precisaria saber a especie de dos seus peixes
    gostaria de saber qual seu tipo de bomba?
    Minha sugestão é que troque por um filtro externo
    assim não tera problema quanto ao barulho da maquina
    apenas tera o barulho da queda de agua
    e se até mesmo este barulho incomodar seu marido
    ai a coisa complica
    se poder me respoder
    poderei lhe orientar melhor

    Bjos!

  1. Flor disse...:

    Gente...acho que fiz besteira...me ajudem!

    Tenho 4 Colisas em um aquario de 5 litros...rs
    Cada uma com mais ou menos 2 cm..

    Acho que está superlotado e ainda por cima tenho uma plantinha antificial pra eles não se estressarem tanto...só que o espaço já é tão pequeno que estou pensando em tirá-la do aquario. O que acham?

    Outra coisa, tenho também uma bombinha de oxigenação..mas pelo que sei, esses peixes não precisam dela...só tenho medo de tirar pq vejo que os peixes estão muito apreensivos pra subirem a superfície. Até para se alimentarem está muito complicado, pq desligo a bomba pra poderem chegar aos flocos e eles quase não se mechem.

    Ai..o que eu faço????

    Beijos

  1. Anônimo disse...:

    por que nao pode ter o aquario de bola

  1. Anônimo disse...:

    qual o melhor aquario para comesar para ter os peixes sem bonba

  1. gilberto disse...:

    ola eu queria saber quais especies que pode ser criado com carpa i king

  1. gilberto disse...:

    queria saber quais especies que pode ser criada com carpa e king
    e queriasaber se eu posso kriar pirara ou fischer
    obrigado espero resposta

  1. gilberto disse...:

    ola eu queria saber quais especies que pode ser criado com carpa i king

  1. Anônimo disse...:

    Meu filho ganhou um peixinho e nãosei que peixe é. Ele é laranja a barriga e cinza meio transparente com vermelho no fim e no inicio da barriga.

  1. Jucifer disse...:

    olá galerinha os que não respondi por mail responderei aqui em um unico comentário

    Aquarios redondos não são proprios para peixes pois eles ficam nadando em volta ficando estressados,(tratando em teoria) mas o fato mais importante é que o vidro curvo destorce muito a imagem a mesma que vcs tem de fora pra dentro é de dentro para fora e isso causa um grande mau estar ao peixe.

    olá Gilberto

    Carpas são peixes de lago podendo sim ser criadas em aquarios isso se vc tiver tempo suficiente para manter a manuntenção pois elas bagunçam e sujam muito os aquarios, vc podera colocar junto com elas cauda cometa, cauda veu, cauda calico, quase todas variações de kinguios exceto os telescopios pois seus olhos chamam a atenção das carpas podendo assim serem "comidos" eu não indicaria os orandas tbm, fora isso tu podes ter alguns peixes de fundo eu recomendo ancistrus conhecido como cascudo.

    Ola Anonimo

    fica dificil por sua descrição saber de qual peixe se trata, peço se possivel me mande uma foto via mail, assim poderei ajudar, meu mail: jucidiass@hotmail.com fico no aguardo.

    Agradeço a todos a visita e espero ter ajudado caso contrario podem me procurar no mail acima.

    bjim tigrada

  1. Anônimo disse...:

    Ótimo post, aprendi muito sobre os peixes que conseguem viver sem bomba de oxigenação.
    att
    http://sergipeonline.net

  1. Anônimo disse...:

    eu tenho um telescopio e li que a agua presisava de 6 de ph, mas a agua k eu tenho so tem 5,5.isso nao vai prejudicar o meu peixe?

  1. Karen disse...:

    Olá, tenho apenas um peixe, tenho ele faz uns 3 anos, porém comprei outro da mesma espécie mas ele morreu após três meses, não aparentava doença nem nada de errado. Uso o aquário bola, troco a água a cada 5 dias no inverno e 2 no verão. A espécie dele é Kinguio, gostaria de saber se necessita de oxigenação, se ele convive bem com outros da mesma espécie pois quero um aquário maior e também queria saber se luzes causam desconforto à eles.

  1. Jucifer disse...:

    olá minha rica

    Bem não preciso dizer q um aquario bola além de stressar muito o peixe pois a cada troca de agua eles sofrem por ter q reconstruir todo o seu ambiente novamente, existe um processo chamado maturação do aquario onde colonia de bacterias beneficas criam uma biologia na agua e este processo no caso do seu aquario é interrompido ao inserir um novo peixe em um espaço não proprio para o mesmo pode ter levado seu peixe a morte assim como inumeros outros fatores relacionado a qualidade da agua, mas confesso q fiquei surpresa pelo tempo q o mesmo SOBREVIVEU lembrando q existe uma grande diferença entre viver e sobreviver. Kinguios são peixes para iniciantes por serem resistentes e convivem bem com outros de sua especie, precisam sim de OXIGENAÇÃO a luz não causa desconforto a eles não se for uma luz propria para aquarios já luz solar direta pode causar problemas com a agua como surgimento de algas, o mesmo ocorre se a luz de seu aquario permanecer por mais de 6 horas ligada.
    Recomendo para vc um aquario medio não muito pequeno pois a manutenção de um aquario pequeno é mais dificil assim como manter o seu equilibrio.

    Se precisares de dicas para a montagem do novo aquario pode contar com minha ajuda

    Forte abraço
    Juci Diass

  1. Anônimo disse...:

    Boa tarde! ganhei um aquario a pouco tempo do meu marido, com dois tricoggaster azul e uma carpa, queria colocar mais um peixe que tivesse uma cor bem bonita como a minha carpa. Então gostaria de saber que peixe eu posso comprar para criar junto com eles?

  1. tha disse...:

    Olá, Juci,

    Meu filho ganhou um peixe colisa lalia na escola ontem no fim da tarde. Eu não sabia como cuidar e na hora tomei umas atitudes que acredito não terem sido das melhores: eu cheguei em casa e já arranjei um pote de vidro, onde coloquei água da torneira e depois o peixinho (com a água do saquinho) dentro, sem esperar as águas igualarem a temperatura ou testar o ph. Tb amassei bem pózinho um pouquinho de migalha de pão seco (ele comeu).

    Hoje fui numa loja, mas não sabia o nome do peixe (ontem procurei na internet e não achei, descobri numa nova busca agora), e a moça me orientou a levar um aquário pequeno (bem pequeno), com uma plantinha de plástico e pedrinhas no fundo. Me deu um potinho de ração em flocos e falou para alimentar 1x por dia com um ou dois flocos (depende do apetite do peixe).

    Ela falou para trocar a água do aquário todos os dias (deixa metade, e coloca outra metade nova), colocando água sem cloro, e limpar o aquário só com uma bucha e água (sem sabão) a cada 2 semanas ou menos, se eu notar q está sujo. Chequei em casa agora e fiz isso. O peixinho não comeu muito quando eu coloquei a ração, notei também q ele está com umas sujeiras no corpinho (não sei se é sujeira ou machucado, na verdade).

    Enfim, não sei se o que a moça explicou está adequado para a raça. Tb não sei como fazer para limpar o aquário: não sei como tiro o peixe de dentro, ou como coloco de volta, por exemplo. Tb não sei se devo colocar plantinhas de verdade lá dentro ou não…

    Me desculpe pelo comentário tão longo, mas espero que vc possa me ajudar. Obrigada!

  1. Jucifer disse...:

    OLá minha rica!

    Bem vamos por partes como diria Jack o estripador kkkk

    1- O aquario não precisa ser tão pequeno assim, eu sei qual o aquario que le ti vendeu a famosa mini beiteira.

    2- Não tem como colocar plantas naturais neles, mas nada que impeça de colocar plantas e ornamentos artificiais.

    3- Comida: Deve ser oferecida duas vezes ao dia o apropriado é a ração em granules e não em flocos por ser um aquario pequeno a comida em flocos acaba sujando mais entre outros fatores ela não é apropriada para esta especie, indico granules da marca tetra. lembre-se que não devemos poupar em relação a comida de seu peixe pois é ela que ira garantir seu desenvolvimento oferece 6 granules por dia dividido em duas vezes.

    4- A agua da torneira contem cloro por isso é necessario sempre o uso de anticloro.

    5- troca de agua: bem acredito que a moça lhe orientou a trocar metade da agua todo dia por saber que estava orientando a alimentação errada a seu peixe. As trocas de agua causam um grande stress para os peixes então a mesma deve ser trocada a cada 7 dias, e se for o caso pode-se repor agua neste periodo. Retire metade da agua do seu aquario,reserve em um recipiente virgem no qual devera ser usado apenas para isso, retire seu peixe com uma rede encontrada em toda loja de aquarismo, e agora sim retire tdo restante da agua, lave ornamentos e as pedras de fundo, logo apos coloque metade de agua nova com anticloro e em seguida a agua antiga com o peixe, nunca troque toda agua, nunca esqueça do anticloro, e não utilize produtos quimico. Com o tempo vc aprendera a observar a qualidade da agua podendo até aumentar este prazo para 14 dias ao inves de 7.

    Minha rica preciso mais detalhes sobre este suposto machucado que na verdade pode ser um fungo ou bacteria.
    Se poder me passar por mail mais informação jucidiass@hotmail.com

    OBS: Este peixe precisa de aquecedor no inverno por isso num indico aquarios muito pequenos, evite deixar seu aqua onde pegue luz solar direto, e proximo a aparelhos de radio e Tv

    bjimm minha rica





Postar um comentário