Doença causada por uma bactéria (Flexibacter Columaris), causando lesões que facilitam a instalação deste fungo que causa o aparecimento de pequenos filamentos ou tufos de "algodão", nos lábios e na boca dos peixes, é comum a ocorrência simultânea de fungos. A doença do fungo de boca não é tão comum como a doença da mancha ponto, mas é altamente infecciosa e contagiosa quanto.
Os peixes infectados com o fungo Flexibacter perdem seu apetite e seu movimento, se nenhum tratamento for aplicado, a peça frontal de toda cabeça pode ser comida resultando na morte do peixe. A doença ataca principalmente peixes vivíparos e é geralmente causada por má manutenção ou subpopulação.
TRATAMENTO:
1- Primeiramente e de suma importância, verificar e melhorar a qualidade da água,
2- Tratar com anti-bactéria e não com anti-fungo, ou com medicamento a base de permanganato de potássio,
3- Colocar o peixe em um aquário "hospital" e fazer tratamento preventivo no aquário principal.
PS: Muitas vezes aquaristas inexperientes tratam a doença de fungo de boca pelo nome sugestivo ou que indique fungo como tal e não como bactéria, DOENÇA DO FUNGO DE BOCA É CAUSA POR ACÕES DE BACTÉRIAS E NÃO POR FUNGO... Diferente da Saprolegniose ou "doença do algodão", onde esta sim é causada por um fungo (saprdegmia sp, achivas sp, lchthyosporidium sp), onde o peixe apresenta tufos semelhantes a algodão na superfície do corpo ou nadeiras, onde muitas vezes ocorrem perda de escamas diferente da doença do fungo de boca que ocorre logicamente na boca.
MEDICAMENTOS: Como todo e qualquer medicamento aplique somente com indicação do seu aquarista seguindo sempre o recomendado na bula do mesmo.
LABCON BACTER
Modo de Usar e Via de Aplicação:Uso externo, através de banhos de tratamento. Dissolva o conteúdo da(s) cápsula(s) na água do aquário. Para melhor diluição, dissolva previamente o conteúdo da(s) cápsula(s) em um copo com água, aplicando a seguir a solução no aquário a ser tratado. Não armazene solução para aplicações posteriores. A aplicação deve ser imediata após a preparação. Descarte as cápsulas vazias. Trate os peixes preferencialmente em aquário hospital, para não haver ação do medicamento sobre as bactérias do filtro biológico. Durante as primeiras 8 horas após a aplicação, suspenda a filtragem, sem desligar o oxigenador. Em geral os sistemas de filtragem funcionam associados à oxigenação. Se não for possível desconectar o oxigenador do sistema, então não desligue a filtragem
Dosagem:Aplique o produto na proporção de 1 cápsula para cada 12,5 litros de água. Repita as aplicações a cada 24 horas durante 5 dias, preferencialmente após rápida sifonagem de fundo e troca parcial de água. Caso seja necessário novo tratamento, garanta um intervalo mínimo de 15 dias entre os tratamentos.
Ponto de vista: Pouco eficiente, desistabiliza muito o aquário, (acaba com as colônias benéficas).
BACTERICIDA E FUNGICIDA ATLANTYS
Destina-se à prevenção de infecções bacterianas e de fungos, de ocorrência comum em aquários de peixes tropicais. Este produto foi desenvolvido com a finalidade de tratar com ação rápida e eficiente, as infecções causadas por bacterias e fungos.
Medicamento de amplo espectro para o tratamento bactericida e fungicida em peixes de aquários de água doce.
Modo de usar
20 gotas para cada 30 litros de volume do aquário.
Ponto de vista: Eficiente, apresenta coloração esverdeada.
AZZO ANTI BACTERICIDA:
Azoo Anti-Bactérias PÓ irá impedir o seu peixe efectuada a partir de doenças internas externas causadas por bactérias Gram positivas e negativas. infecções externas bactérias, tais como: cauda e barbatanas, septicemia bactérias e vermelhidão ao redor da boca. Qual das infecções internas são hidropisia, protrusão escala, exoftalmia doença, desperdiçando e tuberculose.
Ponto de vista: muito eficiente
IMPORTANTE: Se você utiliza filtro externo ou interno RETIRE sempre o carvão ao adicionar qualquer medicamento para que o mesmo não faça a filtragem química.
Abraços
Juci Diass
Adorei o blog :)