Patês Caseiros x Acará Disco

Os Patês caseiros  criticados por muitos aquaristas e "abençoado" por grande maioria de criadores principalmente de Discos.
A grande maioria dos patês caseiros são carregados em carne de animais de sangue quente, em particular bovina que tem no máximo 25% de proteina, sendo que a capacidade dos Discos absorverem  é de no máximo 3% desta proteína, o restante são gorduras colageno é outros nutrientes não nutritivos, que estimulam a ocorrência  de constipação e bloqueio intestinas bem como a baixissima  digestibilidade, criam meio que estimula o desenvolvimento descontrolado de bactérias e flagelados intestinais.
Os patês são muito utilizado em grande maioria das vezes por criadores, pois eles aceleram o desenvolvimento do peixe o que se torna lucrativo pelo seu baixo custo e por através desta conseguir colocar seus peixes no mercado em no máximo 2 meses, As matrizes são descartadas  entre dois ou três anos, por não terem a mesma frequencia de reprodução.





O Acará Disco tem uma expectativa de vida de pelo menos 10 anos, com este tipo de alimentação (patê caseiro) não chegam na média de 5 anos.
Outro grande fator que envolve este tipo de alimentação é o desequilíbrio do aquário, pois a agua suja muito mais rápido forçando assim o aumento das TP (trocas parciais de agua), o aumento de amonia e a perda de bacterias benéficas sem falar no estress que isso causa aos Discos.
Além da carne bovina  vale ressaltar que uma serie de combinação de ingredientes pode se tornar danosa a nutrição do peixe. assim como excessos de fibras vegetais podem comprometer a absorção  de uma serie de nutrientes, assim como excessos de carboidratos, excessos de proteína  que levam a serios  prejuízos nutricionais. Estes prejuízos geralmente costuma se manifestar após longos meses, e muitas vezes são diagnosticados como patogênicas e na grande maioria  sendo indevidamente tratados, ou o peixe acaba adoecendo por estar com seu sistema imune deprimido acabando por assim não conseguir mais reagir  a qualquer tratamento.
Já o hobbista que escolhe seu peixe como pet quer que ele tenha uma vida longeva, ou seja quanto mais melhor, utilizando uma dieta equilibrada e saudavel, neste caso desaconselho o uso de patês.
Existem uma grande variedade de rações e alimentos vivos hoje no mercado que sempre que balanceados, vão manter seu peixe em desenvolvimento e nutridos, sem falar da praticidade, e sem se preocupa com o aumento de trocas parciais. É importante procurar uma ração de alta qualidade composta de ingredientes  com um bom valor nutritivo, adicionando semanalmente um complexo vitaminico específico, também é fundamental suplementar com alimentos vivos de boa procedencia ou liofotizados de qualidade garantida. Vale lembrar que discos se estressam com grande facilidade deixando muitas vezes de se alimentarem o alimento vivo é uma ótima forma para aliviar este estress.
Nota-se que cada um, logista, criador e hobbista tem um procedimento diferente cada um com seu objetivo.
Aconselho sempre quando forem comprar seu disco pedir para o vendedor alimenta-lo na sua frente pois todos sabem da exigência deste tipo de peixe. 
Se depois de todas estas informações estiverem afim de trocar a ração do seu disco deixo a baixo a receita de um patê desidratado ou seja "seco"...


INGREDIENTES:


500gms de coração bovino
250gms de figado de boi
250gms  de osso buco (rodelas de osso de onde tire carne e tutano)
500gms de peixe pescada branco 
100gms de camarão
1 ovo cru
3 cenouras médias
3 beterraba média
1 lata de ervilha
1 banana prata com casca
1 maçã com casca
2 colheres de sopa de açucar
1 colher de sopa de sal
1 maço de espinafre
3 saquinhos de gelatina sem sabor
10 comprimidos de vitamina infantil
10 comprimido de ferro infantil 
1 pacote de queijo ralado
1 folha de babosa
10 porções de artemias salinas


PREPARO:


Bata todos os ingredientes no liquidificador com o mínimo de agua possível, penere juntando tudo em uma panela em fogo baixo e adicione as gelatinas em sem sabor. Deixe esfriar e adicione pão até formar uma massa (como uma massa de cimento com pouca agua), coloque porções em saquinhos com alguns furinhos em uma bandeija e leve ao forno por 1 a 2 minutos até secar e ficar durinho. Depois é só raspar  e esmagar com os dedus e dar aos seus peixes.


Eu indico:




 Alimento para peixes como Discos, Bandeiras, e outros. Por ser granulado, afunda lentamente sendo aproveitado por peixes de todos os níveis do aquário. Contém uma dieta balanceada e ajuda a desenvolver cores vibrantes nos peixes. Se ministrado de maneira correta, não turva a água.
É uma ração que pode ser usada juntamente com suplementos, vitaminas e medicamentos líquidos, pois os absorve com facilidade, ajudando na aceitação dos peixes.
•    Bem aceito pela maioria dos peixes, principalmente entre os Discos.
•    Ótimos níveis de proteína
•    Não turva a água

Oferecer diariamente




Spirulina
Esta ração é essencial para quem quer proporcionar alimentação saudável e variada para qualquer tipo de peixes. É uma ração de ótima aceitação e é enriquecida com spirulina. Seus flocos são mais firmes e secos que as rações em flocos normais e é obrigatoriamente recomendado para peixes vegetarianos.

Uma dieta variada para todo tipo de peixe é composta por vários tipos de ração. Servir juntamente com Spirulina Flakes, outro tipo de alimentos, como grânulos, pastilhas, patês, entre outros.

Oferecer de 2 a 3 vezes por semana




A artemia é um dos mais completos alimentos para a aquariofilia, microcustáceo, rico em proteínas, e sais minerais, facilmente cultivado, se alimentam basicamente de algas e micro organismos. Voçê pode adquirir ovos facilmente em lojas do ramo de aquariofilia. Utilizado para alimento básico, tanto na fase de nauplius (recém nascidos) como em toda a sua fase de vida.


 Larvas com poucas horas de vida já possuem um teor nutritivo impressionante, A artemia desde a fase de nauplius até a fase adulta não possui carapaça, como é comum em crustáceos, sendo assim, facilmente digerido pelo alevino. Já os cistos(ovos) não podem ser oferecidos aos peixes juvenis ou aos alevinos, pois são revestidos de uma casca protetora não aceita para a digestão, podendo causar morte aos alevinos pôr obstrução digestiva.
Oferecer de 2 a 3 vezes por semana


Blood  worms
Ela possui um caldo vermelho (sangue) que atrae os peixes pelo olfato, possuem alta concentração de proteína magra, ajuda  a acentuar a cor e o brilho de todos peixes.São larvas congeladas de mosquitos e devem  ser dada como segunda opção de alimento do dia escolha entre artemias e blood worms, sempre servido como primeira alimentação a seca assim o Blood Worms entrara como um agrado na segunda ou terceira alimentação do dia. Cuidado com os excessos
Oferecer de 2 a 3 vezes por semana


PS: Não passo dicas por Msn ou Skype aos que tem meu telefone favor não ligar após as 22:00, se quiseres tirar alguma duvida entre em contato através do meu mail: jucidiass@hotmail.com. Obrigada!


Abraços!
Juci Diass


Fonte imagem: Google imagem 
Fonte produtos: Tetra mim

14 comentários:

  1. Dú Pirollo disse...:

    Olá minha querida amiga Juci!!!
    Que lindo esses acarás, não conhecia.
    Bela dica de alimentos para os peixinhos, mas como você diz, melhor a ração balanceada, é o que uso para os meus.
    Parabéns pela excelente postagem, adorei minha amiga!!!
    Grande beijo e muita paz em sua vida!!!

  1. Guta Schneider disse...:

    Juci, minha linda,

    Que peixes lindos nas fotos! Cada vez fico com mais vontade de montar um novo aquário em casa.

    Quanto ao patê, nunca dei aos nossos peixes, sempre dei as rações da Alcon, aqueles bichinhos que, se não me engano, chamam-se Artemias e camarões de água doce (os Pitus). Nem sabia que se podia fazer essas comidinhas caseiras.

    Beijos,

    Guta

  1. Irismar Santos disse...:

    Oi Juci nunca tinha ouvido falar de patês para peixes, a lista dos ingredientes é rica, dar para deixar eles bem nutridos mesmo!!

    valeu por partilhar

    Uma boa noite

  1. mundo virtual disse...:

    Oiii Amiga,como adoro pate,cai nessa,rsrsrs...gostei da postagem e das explicações,bem detalhadas ilustrado com belas imagens!!!
    Beijão pra tu guria vizinha de porteira,já estava com saudades,tenho trabalhado muiiiito!!!
    Abçsss!!

  1. Arte e Café disse...:

    Olá querida Flor
    Deve ser muito apetitoso kkkk.
    Só recomendado para peixes é claro!
    Adorei o post, estou precisando aprender mais sobre estes bichinhos eles não duram nada comigo!
    Beijos

  1. Anônimo disse...:

    Gostei da explicação,confesso a você que eu pensei ser uma receita de patê,mas deixa eu tira uma duvida esse pete composto por todas essas materias e que dimunui a vida util do peixe acara disco pela metade,nao devia ser proibida,bj.Bell

  1. hobbyblogclube disse...:

    Olá, Juci!
    Blogando e aprendendo!
    Bjs!
    Rike.


    P.s.: estava conm saudades daqui!!

  1. Jackie Freitas disse...:

    Oi minha coisinha mais coisada!
    Olha, se eu tivesse que dividir um patezinho com um peixe, sairíamos na briga! hahahahaha...Aliás, tinha um patê aqui em casa esses dias que estava demais! Hmmmmmm...comi tudo! hahahahaha
    Quanto ao post, ruivinha, eu sou um tipo tão "preguiçoso" , digamos assim, que preferiria comprar uma boa ração mesmo ao invés de ficar inventando mais trabalho para mim! hahahahaha...Achei que você passaria uma receitinha de patê para mim...hahahahaha...mas, quem sabe (como muitos) eu ache uma delícia essa receita...hahahahahaha...e acabe não fazendo aqui para mim? hahahahaha...O duro é que é seca, né? ahahahaha... Aí, não dá!
    Grande beijo, minha linda amante dos bichinhos!!!
    Jackie

  1. Tenho uma aquário 70L com kinguios, e adorei seu blog.
    Volta e meia eu volto ! :)

    Valeu........

  1. Olá Amigos.
    Estou com um blog novo:
    http://www.buildingconectores.blogspot.com
    Conto com a visita de vocês.
    Siga o Blog e o Twitter.
    Será um prazer receber todos vocês.
    Em breve, teremos promoções para os seguidores do blog e Twitter.
    Além de informações variadas no universo da Empresa.
    Aguardo por você.

    Alessandro Turci
    Do Escrivaninha do Alê.
    Convite para o Blog Building Conectores.
    http://www.buildingconectores.blogspot.com

  1. advmamberti disse...:

    essa história de que pat~e encurta a vida do disco não sei aonde você achu isso, o maior criador do Brasil dá pate e os discos dele duram até 12 anos ( comendo patê)

  1. Jucifer disse...:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Jucifer disse...:

    olá Advmamberti
    bem como disse no artigo acima cada um tem seu objetivo acho q deixei claro o pork de CRIADORES preferirem os pates. Bem acho q achei isso com 10 anos de profisão e contato com muitos criadores, quanto a eles viverem 12 anos comendo pate so tenho uma unica pergunta a lhe fazer:
    TU ACREDITA EM COELHO DA PASCOA?
    É a lei da selva cada um tentando vender seu peixe literalmente

    agradecida pela visita
    pela "critica" leve
    fica a vontade pra voltar sempre

  1. Olá, estou estreando um Top Rankink de Sites de Aquariofilia e gostaria muito de ter seu blog cadastrado:

    Existem inúmeras vantagens em se listar seu site em Top Lists:
    Geram-se links de retorno para seu site que lhe dão uma maior credibilidade junto ao google;
    Você ganha bem mais acessos, pois todos os que frequentam este site são fãs de aquariofilia, este é o público que irá ser encaminhado á sua página;
    Você pode saber como se posiciona seu site em relação aos outros de seu próprio nicho e desta forma criar estratégias para melhorar o marketing e SEO de sua página na internet;
    Os sites mais acessados ficam melhor posicionados na lista, desta forma, o seu trabalho é reconhecido dentro de seu nicho de atuação, além de passar a credibilidade de sua página para seus clientes.

    Temos muitas categorias que certamente se adequam perfeitamente ao seu site, você deve escolher apenas aquela que melhor se enquadra ao seu segmento.
    Nossas categorias são:
    Blogs de Aquarismo;
    Clubes e instituições de Aquarismo;
    Diretórios de Sites / Topsites de aquarismo;
    Fórum de Aquarismo;
    Lojas Online de Aquarismo;
    Revistas e Publicações de Aquarismo;
    Sites de Aquários Plantados;
    Sites de Aquarismo;
    Sites de Criadores de peixes;
    Webcans / Livecans de Aquarismo;

    Você só pode cadastrar um site por login mas você pode abrir mais de um login para colocar outros sites seus.

    O site é http://www.forumamordepeixe.com.br/topaquarismo/

    Juntos, promovendo a aquariofilia.

Postar um comentário