Dez exemplos de amor pelos animais.

Quando olho as imagens abaixo percebo que nem tudo esta perdido, que ainda existem seres que são capazes de se doar um pouco a estes anjos que realmente, tem o privilegio de ter uma alma, sem maldade e sem pedir nada em troca, amam pelo simples fato de amar, como minha avó dizia perguntei  a um homem se ele gosta de animais e assim tu iras o conhecer realmente, depois de um longo tempo descobri o que ela queria dizer com tais palavras, pois enquanto não amarmos um animal parte de nossa alma permanecera adormecida.

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de lutar por crianças ou idosos. Não há bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que não podem se defender".(Brigitte Bardot)


Após quase ser sacrificado, o Ursinho Knut recebeu tratamento do alemão Thomas Dorflein e era alimentado até 12 vezes por dia.

 Após escapar de um incêndio em uma floresta da Austrália, o coala recebeu água de um bombeiro e até lhe deu a pata.

O gatinho recebeu um gesso no braço, após aprontar alguma peraltice. Mesmo engessado, ele dorme tranquilamente.

O pequeno porco-espinho chegou com os ossos quebrados a um hospital da Inglaterra. Recebeu talas e tratamento diferenciado.

O cão Jake foi atacado por um tubarão em 2008 e foi salvo graças ao dono, que pulou na água e bateu no peixe até que ele soltasse seu animal.

A águia Beauty recebeu um bico artificial em 2008, após levar um tiro no bico que tinha em 2005 e quase morrer sem poder caçar.

Após ser largada pela mãe, a girafinha da foto passou por tratamento diferenciado em zoológico.


O golfinho Fuji ganhou uma cauda de borracha, após perder a sua devido a uma doença misteriosa.
 

O jabuti, que não tinha uma pata dianteira, foi beneficiado por um carrinho colocado embaixo do seu corpo para a locomoção.

O elefante Motola, de 48 anos, teve a perna amputada e recebeu uma prótese em agosto deste ano, que o permitiu voltar a se locomover.

                                                                                                                     Fotos fonte: Bol fotos

"NÃO BASTA TER SIDO BOM QUANDO DEIXAR O MUNDO É PRECISO DEIXAR UM MUNDO MELHOR" (Bertold Brechet) 

Agosto, mês do cachorro louco!

Agosto tem a fama de ser o mês do cachorro louco. Essa fama vem do fato de ser o mês da vacinação contra a raiva. Órgãos públicos realizam a vacinação para que animal não seja infectado e consequentemente não passe a doença para os humanos. A raiva pode ser transmitida aos homens através da saliva de animais infectados, geralmente depois de uma mordida. A incubação da doença é muito longa, cerca de 40 dias, entretanto, a sua evolução é rápida e pode ser fatal. Quando não tratada, a raiva pode chegar a matar a pessoa em cerca de uma semana. Então não espere mais: vá até um posto de vacinação e cuide bem de seu pet e evite a proliferação da raiva. 

 Dicas para o dia da vacinação: 
 
- Cães dóceis devem estar com coleira e guia, devem ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina; 

- Crianças não devem levar os animais para vacinar; 

- Cães bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas;

- Gatos são naturalmente muito assustados e precisam ser transportados em caixas de transporte ou similares, para que se evite fugas ou acidentes;

- Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades. 

Surto da doença
 
De acordo com o Serviço de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Marabá passa por um surto da doença em animais. A maioria da população é de migrantes, que chegam e deixam a cidade de acordo com a oferta de empregos na região. Muitos abandonam seus bichos quando saem do local. Apesar do surto, não há registros de casos de raiva em humanos.

Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal mantêm a doença sob controle e não possuem registro de casos de raiva em humanos há pelo menos cinco anos.

Procure um médico 
 
A raiva é uma doença perigosa, que pode levar à morte. Pessoas que foram mordidas, arranhadas ou tiveram contato com a saliva de um animal desconhecido ou infectado devem procurar ajuda médica imediatamente. Toda a rede do sistema público de saúde possui a vacina anti-rábica humana para combater a doença.

A incidência da doença vem diminuindo nos últimos anos em todo o país. Em 2002, foram comprovados 635 casos, enquanto em 2006 foram notificados apenas 81. Até junho deste ano, o Ministério da Saúde registrou 40 casos, sendo 10 na região Nordeste e 30 em Marabá, no Pará. 
 Fonte G1

Do mito a realidade Peixes pensam!


Alguns acham ser piada, outros mito, mas acredite se quizer peixes possuem a capacidade de pensar e uma grande capacidade de aprendizagem (isso é de deixar muitos com inveja ), quem possui aquário e sempre se pergunto do fato pensanti dos peixes achando ser conhecidencia o fato de ao dar comida o peixe fazer algo estranho, esta ligado a capacidade de pensar dos pexies, isso agora quando aquele amigo chato q não gosta de aquário argumenta este fato você podera argumenta.

Pesquisadores australianos concluiram a tese de que peixes pensam e mais tem a capacidade de se lembra de seu predador por pelo menos um ano, (agora quem ficou com inveja fui eu), além disso a memória dos peixes tem sido catalogada como a mais efêmera do mundo animal.

Esta habilidade para lembrar também se aplica a qualquer objeto que represente uma ameaça. Por exemplo, “se um peixe morde um anzol e consegue escapar, guarda esta experiência em sua memória e é muito difícil que volte a morder um anzol numa segunda oportunidade”.

Por causa do desconhecimento sobre o comportamento dessas criaturas, pode-se cometer o erro de achar que quando não há pesca em uma região determinada é porque se esgotaram os recursos ou os peixes foram embora dali, quando na realidade o que pode estar ocorrendo é que os peixes estão ali, mas não caem na armadilha. ( é pescador talvez você esteje perdendo para quem tu acredite nem pensar, então quem é o esperto?).

Associação:

Os peixes aprendem também a conhecer em profundidade seu ambiente e associam a abundância de alimentos ou os perigos com determinados lugares. Eles utilizam esta informação para identificar vias de escape caso apareça uma ameaça e também para traçar suas rotas favoritas.

Outra característica dos peixes,  é a sofisticação do processo para a tomada de decisões.
Por exemplo, eles preferem a companhia dos peixes que lhe parecem familiares, já que podem ler seu comportamento mais facilmente. Eles também escolhem se unir a um cardume porque nadar em grupo lhes traz benefícios em termos de proteção diante dos predadores e na busca de alimentos.

Para colocar a memória dos peixes à prova, a equipe australiana estudaram os peixes em seu entorno natural. Analisaram sua relação com as características próprias de seu habitat e depois transferiram alguns exemplares a uma série de tanques de laboratório.

Lá, os especialistas ofereceram a eles diferentes opções, colocando alimentos em diferentes áreas do tanque e os enfrentando com predadores para estudar seus movimentos e suas reações.

Para a equipe, a habilidade dos peixes para lembrar e para aprender é tão complexa que “estudar seu comportamento nos permitirá aprender algo também sobre nossa própria conduta.

Então ainda achas um mito?
Eu não duvido nem nunca duvidei da capacidade destes animais!
Inspiração fonte: coisas interesantes

Um Gesto Nobre

 Bem galerinha recebi esta mensagem do nosso grande amigo Radi que me pediu quase que por uma ordem  para divulgar esta mensagem, olhei  a mesma e seria egoismo de minha parte não divulgar a vocês. Como eram  muitas imagens decidi editar um pequeno video, ( eu me arriscando, criticas serão bem vindas kk mas pega leve).Depois desta imagem me convenso  cada vez mais que temos muito e muito a aprender com nossos animais!

Slideshow: generosidade - Slideshow

Vamos ao fato:

A seguinte imagem é comovente!
A Doberman está grávida.
O bombeiro acaba de salvá-la de um incêndio em sua casa, a salvou e colocou no jardim,
e logo continuou sua luta contra o fogo.

Quando finalmente conseguiu apagar o fogo,
se sentou para tomar um pouco de ar e descansar.

Um fotógrafo do jornal Notícias da Carolina do Norte/EUA,
notou que a cadela observava a distancia o bombeiro.

Viu a Doberman caminhar direto até o bombeiro
e se perguntou o que ela vai fazer.?

Assim que levantou sua câ
mera, o animal chegou até o homem cansado que acabara de salvar a sua vida e de seus bebês.

O fotó
grafo captou o momento exato em que a cadela beijou o bombeiro. 
 POUCOS DE NÓS HUMANOS, TEMOS O GESTO NOBRE DE AGRADECER A QUEM NOS FAZ O BEM.
ESSA FOTO NOS MOSTRA QUE ATÉ AS OUTRAS ESPÉCIES ANIMAIS TEM O SENTIDO DA GRATIDÃO.
O NÃO AGRADECER A QUEM NOS FAZ O BEM, DEMONSTRA O QUANTO
AINDA TEMOS QUE SOFRER PARA NOS TORNARMOS HUMANOS.

E então tu já parou pra pensar hoje 
a quantas anda sua generosidade?
Pois então faça algo melhor que pensar
simplesmente a ponha em prática!!!

Fichado:
Mandante do crime: Radi Lopes
Sobre:  Absolutamente Tudo o que "Conheço" me Interessa. E,geralmente, o que Não Sei ainda se é ou não Absoluto,Também me Atrai; afinal,essa "Equação Desigual" de Quatro Incógnitas,Vida e Morte,Sonhos e Realidade não Seria o Teorema mesmo que Todos Nós Tentamos resolver? Quem Sabe algum Dia,sem Querer o Resolvamos? Até lá,Nunca f... sobre Qualquer "f....". Se especificasse agora qualquer f... entre Gostar ou não,Tudo o que... estaria f... e Banalizado t... (como parece) e, v... Seria apenas como um Tempo exato,entre essa "vida" e 1 "estar-se morto". [...] [.] ... ]o[ !!! ? aswr.
 Prova do Crime: Oi,guria... É o seguinte;recebi um e-mail, que vai ficar ótimo no seu blog Animaquarios.Tu vai amar,e quero que um monte de gente veja tbm.Se eu postasse quase ninguém veria;então passo pra tu eçça missão.Meu e-mail é... Me dê um toque lá, e eu te envio. ISSO É UMA ORDEM,viu? rs!

Pois bem grande Radi missão cumprida!!
Espero ter me saido bem e que sua intenção seja cumprida!!!
Beijo grande neste enorme coração!!!

Educação e Comportamento

Carinho: 
    Existem 2 tipos de carinho: passar a mão atrás da sua cabeça, pescoço e dorso, é um gesto de dominância. Um filhote que rosna a uma criança da família que o acaricia deve ser repreendido (sacudir pela pele do pescoço).

     O cão deve conhecer seu lugar na hierarquia do grupo, para que respeite a todos.

    Preste atenção que quando dois filhotes brincam, o objetivo é sempre evitar que o outro o segure pela parte superior do corpo.

     Os carinhos, pelo "prazer" são feitos na parte inferior do pescoço, barriga, coxas e flancos. Perceba (preste atenção) como ele adora essas "massagens".
    Como dar um medicamento

    Existem cães que aceitam medicamentos sem nenhum problema, outros não. O mais simples, é oferecer comprimidos escondidos na alimentação, em bolinhas de pão ou dentro de um pedaço de carne. É preciso ter certeza de que ele engoliu o medicamento.
    Outra forma é colocar diretamente na garganta: com a cabeça virada para cima, com a mão esquerda, segure a parte inferior da boca. Com a mão direita segure o comprimido e para abrir, empurre (com o dorso da mão) a parte superior da boca. Coloque o comprimido o mais fundo que puder, fechando imediatemente a boca e massageando a garganta para provocar um movimento de deglutição. Não se esqueça de sempre agradá-lo após estas situações.
    Para líquidos, segure a cabeça na mesma posição (não precisa abrir), e coloque o medicamento (com a ajuda de uma seringa sem agulha) no canto da boca. Solte após certificar-se que ele engoliu o medicamento. Cuidado para que ele não aspire o líquido. 

    Calendário de vacinação

    O que apresentaremos a seguir é apenas uma sugestão que deve ser adaptada em função da região em que vive o animal. Siga as orientações de seu veterinário.
    Calendário de Vacinação
    (em anos)
    Idade Vacinas
    2 meses Parvovirose, Cinomose, Hepatite Infecciosa, Leptospirose, Caronavirose
    3 meses Repetir as mesmas
    4 meses Repetir as mesmas + Raiva
    1 ano Repetir todas as vacinas
    Educação  
    A educação do filhote começa com a mãe.
    O dono tem que continuar o processo.
    O processo de educação e comportamento não começa quando o cãozinho chega em casa, a educação começa na fámilia, com a mãe e os outros filhotes da ninhada. O dono apenas dá continuidade a esse processo.

    Noções de higiene
    Os cães naturalmente são limpos: eles jamais sujarão o local onde dormem, salvo se estiverem doentes. Aos dois meses, o controle de fezes e urina estão completamente desenvolvidos. Sua adaptação ao ambiente humano e às regras da casa não é tão complicada, um pouco de paciência no início e sobretudo saídas freqüentes e regulares (pela manhã e após as refeições são a chave do sucesso).
    O cão não tem a menor noção da diferença entre um pano de chão ou um belo tapete. Para ensiná-lo, podemos colocar jornais no local onde ele deve fazer "pipi", e aos poucos ir levando o jornal para fora de casa, ele compreenderá rapidamente.

    As traquinagens 
    Não existe cão que não faça traquinagens. É necessário lembrar-se que ele não possui nossas noções de valor. Se o deixarmos morder os chinelos velhos, como ele vai aprender que não deve morder aqueles sapatos caros?
    O cãozinho não compreenderá porque seu dono é tolerante no primeiro caso e fica "roxo" de raiva no segundo! Procure pensar no lugar do cãozinho. "Um bom amo é aquele que o guia e não que o castiga".

    A linguagem
    Nossa espécie é privilegiada com a linguagem verbal, mas a linguagem gestual é também importante. Os cães são muito sensíveis à ela.
    Basta prestar atenção como eles reajem à entonação de voz com que usamos as palavras. De fato, eles reajem a todo tipo de manifestação corporal: gestos, ordens, expressões do rosto e olhar. Toda ordem deve ser acompanhada pelo nome do aninal.

    A ordem
    As ordens devem ser repetidas várias vezes até que ele compreenda e associe: 

    "Não": Deve ser categórico, com voz firme.
    "Sentado": batendo levemente na parte final de seu dorso, com uma das mãos e segurando seu queixo com a outra; logo em seguida, felicite-o.
    "Deitado": Procede-se da mesma maneira, mas retirando-se as patas dianteiras para se obter a postura.
    "Quieto": É a etapa mais difícil que deve ser repetitiva em curtos períodos. Não esqueça. Não esqueça de felicitá-lo sempre que ele conseguir realizar uma tarefa.

    O jogo
    É um bom momento de aprendizagem, onde ele pode manter a personalidade aberta e adaptável.
    O cão usa sua boca, como nós usamos as mãos. Por isso, ele precisa ter seus próprios brinquedos, para que aprenda a não mexer em tudo. Cuidado com os exercícios, para que não fique extremamente cansado.

    A coleira
    Um cão que atende sistematicmente ao seu "nome" e ao "NÃO", é um cão bem-educado.
    Como a limpeza e a coleira, as ordens são melhor aprendidas, quando começam desde cedo.

    O chamado
    Nós começaremos à associar o chamado, com a distribuição de alimento: a eficácia é garantida. Pouco à pouco, as carícias e felicitações serão utilizados também.
    Se tomarmos o cuidado de cultivar os olhos do cão uma imagem positiva, sem dúvida, teremos sempre uma resposta positiva para nosso chamado. 

    Um nome para o cão.
    Se ele é de raça pura, um nome oficial é mencionado no seu pedigree. Mas podemos escolher qualquer nome que quisermos para o dia a dia.
    Evite nomes complicados e/ou difíceis de pronunciar. Seu cão pode ter dificuldade em atendê-lo.

    Suas Obrigações
    Atividades diárias
    Grande ou pequeno, o cão necessita de uma atividade física diária, elas não devem consistir apenas nas saídas para fazer "xixi". Passeios em parques, em torno do quarteirão ou mesmo brincadeiras no jardim são de grande importância.

    Os Comportamentos
    Cão pastor.
    É muito ativo senão incansável.
    Quando está passeando tem a tendência de andar em círculos em volta da família, como que para protegê-los. Tem uma grande percepção de seu lugar na hierarquia familiar.

    O molossóide (molosso).
    Antes de qualquer coisa que se possa pensar, eles não são agitados nem curiosos. De humor constante, não se irritam com facilidade. São cães de guarda geralmente muito equilibrados, mas são um pouco possessivos.

    Os terriers.
    Energético e independente, ele nunca se cansa e sempre toma a iniciativa para uma nova brincadeira. É um pouco barulhento e resistente, as vezes é um pouco teimoso.

    O cão de trenó.
    Tem o temperamento independente, é um verdadeiro líder e como seu instinto de caça é muito forte, não é recomendável que ele seja criado com aves e outros pequenos animais. São grandes corredores e conservam um instinto de fuga muito forte também.

    O cão de caça (de aponte, os retrievers).
    Versátil, se adapta facilmente em qualquer ambiente e aprende tudo rapidamente. É muito companheiro e fiel mas não suporta maus tratos.

    Cães de companhia.
    É dentro desse grupo que encontramos individualidades interessantes. São animais muito dependentes do seu dono, mas são muito inteligentes e aprendem a fazer tudo. São muito dedicados e carinhosos, chegando ao ponto de pressentir as necessidades do seu dono.

    Os lebreóides (galgos).
    São calmos e silenciosos na maior parte do tempo. Mas as vezes ele tem a necessidade de liberar a sua energia e ele o faz correndo, pois são cães muito rápidos. Podem ter o caráter um pouco independente, mas ao mesmotempo são muito obedientes.

    Idade adulta
    Ao final do crescimento, pode-se perver uma atividade em função da raça. 

    O macho
    Os proprietários de cães machos se preocupam com a "virilidade" de seus cães. Os testículos descem em torno dos 6 meses de idade. Se ao cabo desse período eles não tiverem descido, é necessária a orientação de um veterinário.
    De qualquer maneira, os cães que apresentarem esse tipo de problema devem ser retirados da reprodução.
    Uma experiência sexual não é indispensável para a vida do animal, não sendo solução para problemas de comportamento como se costuma pensar. 

    A fêmea
    Em geral, o primeiro cio chega entre os 7 e 15 meses de idade, dependendo do tamanho da raça. A duração é de 3 semanas em média, e frequência a cada 6 meses.

    A Reprodução
    A cadela é fértil do 10º ao 15º dia do cio (em média). Caso não se deseje obter ninhadas, nessa fase é necessário um cuidado redobrado. Se houver um cruzmento indesejado, não tente separar o casal no momento da cópula pois você poderá machucá-los. O melhor é esperar e procurar o veterinário logo em seguida.
    Se desejar obter filhotes, é preciso procurar parceiros da mesma raça, de preferência documentados e livres de doenças. Os clubes de raças estão habilitados a fornecer todas as informações necessárias.

    Atividades Caninas
    A cinofilia tem previsto um importante número de atividades que podem ser praticadas em vários níveis: do prazer do dono e de seu cão ao treinamento para competição.
    A integração (do cão) na sociedade passa por um processo que dura toda a vida do cão. 

    Agility
    Pode-se praticar desde jovem, por filhotes de qualquer raça.
    O programa de AGILITY apresenta vários obstáculos que o cão deve transpor em total liberdade, orientado pelos gestos e a voz do seu dono.
    Com um desenvolvimento importante no BRASIL, AGILITY pode ser útil para todas as circunstâncias do cotidiano, e representa para os mais ativos um verdadeiro esporte. 
    Fonte: Royal Canin

    "Olha que lindo este casaco de peles..."

    Fonte: ondaa.org

    A linguagem dos gatos


     

    Os gatos, ao contrário do que muitos pensam, não são animais solitários.
    Eles possuem uma grande habilidade em se comunicar com o homem e com outros animais utilizando formas bastante características: movimentos de cauda, cabeça e orelhas, sons, e etc., são apenas alguns exemplos.

    O seu gato compreende bem o que você pensa, melhor do que imagina

    Comunicar com o homem
    Apesar do seu gatinho não compreender a linguagem do homem, ele é muito sensível à linguagem do seu corpo e às suas atitudes.
    Consegue entender tudo o que você sente (alegria ou tristeza) e consegue até mesmo antecipar o que você irá fazer.

    Importância dos bigodes
    Nunca corte os bigodes do seu gato, porque as vibrissas do gato servem para a exploração táctil do meio e para a comunicação com os seus congêneres.
    O seu gatinho se comunica permanentemente com você através de uma linguagem corporal variada, completa e explícita.

    Comunicação com a cabeça

    A forma dos olhos e a posição das orelhas são indicadores precisos do que pretende exprimir.
    • Orelhas eretas, abertas para frente e olhos franzidos: gato calmo.
    • Orelhas levantadas, viradas para os lados, olhos franzidos: gato zangado.
    • Orelhas baixas, pupilas redondas e dilatadas: gato agressivo.
    • Orelhas abertas, para frente, eretas, olhos semi-fechados, pupilas em constrição: gato feliz.

    Comunicando-se através do corpo

    • Esfregar a Cabeça ou a cauda nas suas pernas: é pura felicidade! O gatinho se sente bem perto de você.
    • Carícias com as patas: significa prazer intenso. O gatinho exprime a felicidade que sentia quando mamava e utilizava o movimento das patas em volta dos mamilos da mãe para estimular a saída do leite. O animal reproduz esse movimento associado a uma sensação de prazer.
    • Rebolar no chão assim que o vê: submissão. Esta atitude só é manifestada em relação a um momento de descontração prévia.
    • Agitar a cauda: este gesto exprime irritação. Caso ao acariciar o seu gatinho, ele comece a abanar a cauda, é preferível parar, pois este sinal significa que o animal não aprecia o seu gesto e, como tal, demonstra o seu descontentamento.



    • Comunicando-se através do som

    • Ronronar: transmite submissão e alegria. Os gatinhos começam a ronronar durante as primeiras mamadas, som que exprime, simultaneamente, uma grande satisfação e uma dependência total do progenitor.
    • Resmungos e silvos: trata-se de intimidação. São emitidos em situações de agressão como uma estratégia de defesa.
    • Miar: existe uma variedade de miados e cada um deles pode ter um significado diferente: solicitação, queixa, contrariedade, recusa e etc.. Aprenderá rapidamente a distinguí-los através da observação do seu gatinho.
    •  


      Comunicação através de atitudes

      Roçar-se: trata-se de integração com o território. Com essa atitude, partilha com você o seu cheiro, o seu bem-estar e o integra no seu território.

      Comunicar com outros animais

      O gatinho possui variadas e sutis formas de se comunicar com outros animais, que lhe permitem detectar a presença e o grau de agressividade de outros animais. Pode, assim, facilmente recusar ou aceitar um encontro.
    • Marcação de território: trata-se de um comportamento natural e de uma forma de comunicação. É realizada através da deposição de odores, secreções hormonais ou arranhaduras.
    • Deposição de odores: marcação com a urina e/ou fezes é a mais habitual. Aplica-se fundamentalmente aos machos e ocorre em situações de estresse ou de emoção (transporte ou inclusão de um novo congênere em seu ambiente). O objetivo desta marcação de território é afugentar os intrusos.
    • Secreções hormonais: hormônios específicos (feromônios) desempenham um papel fundamental no comportamento sexual e territorial dos felinos. Trata-se de um sinal de aceitação que só se verifica se o gatinho estiver completamente confiante.
    • Arranhaduras: estas marcas que o seu gatinho deixa nos móveis, sofás, árvores, não têm uma explicação exata. Associadas ou não a eventuais secreções provenientes de glândulas próximas das almofadinhas (coxins plantares e palmares), servem para marcar o seu território.


    • Contato com outros animais

      Caso o encontro seja inevitável e indesejado, o gatinho adota uma estratégia em que a encenação ou “bluff” adquire um papel preponderante: ruídos ameaçadores, guinchos, dentes visíveis, golpes com as patas, etc.

      Nos gatos não castrados, é importante vigiar as mordeduras e as arranhaduras que o seu animal possa ter no corpo depois de um confronto, uma vez que poderão advir complicações, como abscessos. A esterilização melhora significantemente a sua sociabilidade e permite solucionar grande parte dos problemas com a vizinhança. Via livro Royal Canin

    Peixe Palhaço - Encantador, colorido e desajeitado

    O colorido de seu corpo chama a atenção. Pode-se dizer que é um peixe exótico, cuja cor laranja e as tiras brancas ou azuladas, assim como a maneira desalinhada e desajeitada de nadar, dão sentido ao nome: Peixe-Palhaço. Seu habitat natural são as águas tropicais e subtropicais, principalmente os recifes de corais do Indo-Pacífico, mas podem ser encontrados, em menor quantidade, no Caribe e no Mar Vermelho.

    Os Peixes-Palhaço, também denominados Peixes da Anêmona, são da família Pomacentridae e de várias espécies, dentre as quais, as mais conhecidas são o Palhaço Tomate, o Palhaço Comum (Ocellaris), o Palhaço Sebae e o Palhaço Marrom e todas sobrevivem em cativeiro sem grandes dificulda
    des.

    Anêmona-do-mar

    É impossível falar sobre o Peixe-Palhaço sem ligá-lo à Anêmona-do-Mar, a sua principal companhia. Apesar da aparência  inofensiva, a Anêmona-do-Mar possui células na ponta dos tentáculos, que queimam e  paralisam os peixes, para, em seguida, devorá-los.

    As anêmonas liberam substâncias químicas que atraem o Peixe-Palhaço, imune ao seu veneno. O muco que recobre esse peixe não contém os elementos que ativam a liberação da secreção venenosa, assim, eles fazem uma ótima parceria. Graças a essa harmonia, suas refeições (pequenos invertebrados) estão sempre garantidas.


    Curiosidade

    Esses simpáticos peixinhos medem cerca de cinco centímetros e pesam, no máximo,
    150 gramas. Pequeninos no tamanho, mas exuberantes na vibração de suas cores, os Peixes-Palhaço possuem a capacidade de alternar seu sexo. Isso ocorre quando há necessidade dessa mudança, ou seja, eles nascem machos e, de acordo com a natureza de cada um, transformam-se em
    fêmeas ou não.

    Como já foi dito, o Peixe-Palhaço vive nas anêmonas que ficam em pequenas colônias.
    Se ocorrer o fato de nenhum dos peixes ser fêmea, para que se reproduzam, um macho, geralmente o maior, muda de sexo para dar continuidade à espécie. Na reprodução,
    a fêmea desova no ambiente marinho e o macho fecunda os ovos com seu esperma.
    Em relação a esta reversão sexual, é interessante destacar que é uma transformação hormonal e ocorre de acordo com a necessidade da colônia ou do local em que eles se encontram.


    via: aquarismo online