Peixe é capaz de viver varios meses fora d'água.

            Um peixe tropical que vive em mangues, em distintos lugares da América, pode sobreviver vários meses fora da água, de maneira similar aos animais que viveram na terra a milhares de anos.

            Segundo um recente estudo, publicado pela The American Naturalist, o pequeno peixe tropical, cerca de 5 cm de comprimento, busca refugio fora d'água dentro de carapaças de caranguejos, de cascas de coco e de latas de cerveja, em pântanos tropicais do Caribe, dos Estados Unidos e do Brasil.
             Na seca quando seu habitat se seca, pode viver dentro dos troncos das arvores, diz Scott Taylor, investigador do Programa Brevar County de Espécies em perigo de extinção, da Florida.
            O peixe, cujo nome científico é Rivulus marmoratus, pode crescer até 17.6 centímetros e vive nas arvores alimentando-se de insetos e respirando ar através de sua pele, em lugar de suas brânquias, até que se possa encontrar água outra vez.
             Para permanecer fora d'agua, as guelras do Rivulus são alteradas para reter água e nutrientes, enquanto nitrogênio é excretado pela pele. Essas transformações são desfeitas assim que o animal retorna à água.
             Segundo biólogos, este não é o único peixe capaz de sobreviver fora d'água. Pelo menos  outras duas espécies tem habilidades de respirar, mas nenhum outro conseguer permanecer tanto tempo longe do seu habitat quando o Rivulus marmoratus. (via coisas interessantes)

6 comentários:

  1. Jackie Freitas disse...:

    Juci, minha linda!
    Adorei essa matéria! É impressionante como encontramos na natureza espécies que se adaptam de várias maneiras a novos modos de sobrevivência! Agora, o curioso é pensar como um peixe consegue chegar numa árvore? Fascinante, mas ao mesmo tempo espantoso!
    Grande beijo linda! Parabéns pelo post, guria!
    JAckie

  1. Unknown disse...:

    Muito louco esse tal peixinho aí, hein?

    E ainda tem gente q quer desbancar Darwin... num tem jeito não, a ciencia é isso mesmo: busca e encontra certas verdades que só nos enriquecem!!

    Parabéns pela "descoberta"!!

    abraços

    Daniel
    www.ideiascorporativas.wordpress.com

  1. Rumquatronove disse...:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Jorge Alberto disse...:

    Olha, não deu para resistir...

    "Como pode peixe vivo viver fora de água fria? Como poderei viver? Como poderei viver... sem a tua... sem a tua companhia?"

    Abraços.

  1. Juci, taí uma boa dica para se pesquisar mais. Onde precisamente pode ser encontrado no Brasil, se está em extinção e como exatamente ele se adapta às condições adversas. Bah, belo post, guria. Gostei, uai!...

  1. Jorge Alberto disse...:

    Olha, não deu para resistir...

    "Como pode peixe vivo viver fora de água fria? Como poderei viver? Como poderei viver... sem a tua... sem a tua companhia?"

    Abraços.

Postar um comentário