Hamster transmite raiva?


Em relação aos Hamster existem muitas dúvidas e grandes tabus quanto a transmição de doenças,  fato que causa muita dúvida na hora de adquirir este pet.

Hamster não transmitem raiva do mesmo modo que não transmitem leptospirose, apesar de ser uma mamiferos Hamster não fazem parte do ciclo da doença, nem mesmo Zoonoses comum em roedores isso claro se provirem de linhagens domesticadas e criadas em ambiente limpo.

O Hamster para ser transmisor da doença, precisaria entrar em contato roedores "silvestres ' ou excretas do mesmo, onde ele poderia até se contaminar, mas por não apresentar resistência a  estas doenças morreria em alguns dias.

Então a chance é minima do seu Hamster transmitir alguma doença. No caso de mordidas transmitira apenas dor mais nada que isso, neste caso apenas mantenha o ferimento limpo, e não precisa sair  correndo a um posto medico por ter sido mordido por um Hamster, eu mesma levei inumeras mordidas  em meus 10 anos de contato com eles  e não fui contagiada por doença alguma, a não ser por um pouco de raiva e muita dor.


Contudo, se criados em ambiente limpo, longe de ratos e camundongos, oferecem mínimos riscos à saúde humana.

8 comentários:

  1. Carlos Roberto disse...:

    Você esteve entre os meus "blogs recomendados" o ano inteiro. Não vai ser agora que vamos nos separar.

    2011 está no fim, e 2012 está chegando, carregado de sonhos. Só precisamos torná-los realidades. Vamos tentar?

    Muita saúde e paz!!!

    Um grande abraço...

  1. Anônimo disse...:

    Somos amigos lá no Dihitt e queremos lhe convidar você a conhecer o nosso mais novo Agregador de Links da web http://nabocadosapo.com

    Venha participar e aumente suas visitas aqui não se exige muito de você, basta preencher o formulário e em seguida postaremos o seu link.

    Não deixe de visitar a seção “Parceiros” - http://nabocadosapo.com/parceria e aumente suas visitas. Confira as vantagens.

    Na Boca do Sapo – Mais visitas para a sua página

    Desde já agradecemos por sua atenção!

  1. dell disse...:

    Oi , tenho 2 hamster siríos machos , eles ficam em gaiolas separadas pois brigam , o mas velho é o Max ele é preto e meio gordinho , o outro é o Teo ele é malhadinho ( preto com branco) , eles confiam em mim ,o Max ele é mas dado o Teo demorei muito tempo para consiguir confiança delea , mas eu queria perguntar se eu posso dar banho neles? eles naum morrem né?

  1. Jucifer disse...:

    Olá Dell
    Seguinte amiguinho tu pode sim dar banho neles
    mas tem que ser um banho a seco com pó de marmore
    tu encontra isso em qualquer loja de animais
    e o custo é bem em conta
    tu deves dar banho no minimo duas vezes por semana
    tipo tu vai coloca o po de marmore dentro de uma "banheirinha"
    colocar na gaiola e ele mesmo acaba indo e se rolando no po
    este é o banho sem AGUA
    As vezes por não serem acostumados desde pequeno é preciso q tu
    role ele as primeiras vezes no po de marmore para q ele aprenda
    Espero ter ajudado
    bjim

  1. Anônimo disse...:

    olá jucifer, estava lendo seu post sobre hamster pois tenho um casal e 2 filhotes que separei da mae recentemente. nesse contexto acabei ficando com algumas duvidas tipo:

    1 - cor da pelagem, os meus sao hamster panda, sobre a herança dos pais em relaçao a cor da pelagem é igual para ambos os sexos ou tem coloração especifica para cada sexo?

    2 - ciclo, gostaria de saber sobre tempo de gestação, lactação, o periodo em dias de filhote, jovem e adulto. quando tempo vivem em media.

    3 - alimentação: qual o melhor alimento, com q frequencia deve ser oferecido, etc.

    att.
    Thiago Nascimento
    www.formigueiross.blogspot.com
    thiago_tnsc@hotmail.com

  1. Jucifer disse...:

    Olá Thiago

    Bem a coloração da pelagem não define o sexo não. Para verificar se macho ou femea tu vai precisar ver o orgão reprodutor, onde o da femea é bem proximo ao anus e o do macho em torno de 2 centimetros de distancia do anus.
    A gestação varia entre 19 e 30 dias, com 6 semanas devem ser separados da mãe, lembrando q é importante não deixar o macho junto no perido pos parto para que ambos não comentam canibalismo. Ele são considerados adultos com 30 dias mas sua vida sexual pode começar entre os 20 e 25 dias, quanto ao tempo de vida ele tem um ciclo curto de no maximo 2 anos mas em media chegam a um ano e meio. Deve ser oferecido apenas grão,diariamente evitando semente de girassol, tu vai encontrar nas pet um mix de grão q é o recomendado, existe tbm um biscoito apropriado para eles que deve ser oferecido não mais q dois por dia usado em grande maioria das vezes para domesticação do mesmo, a ameixa seca tbm ajuda neste caso mas não deve ser oferecida mais q uma por dia, mantenha sempre agua fresca e troque sua comida duas vezes ao dia, é importante utilizar uma pedra de calcio para o desgaste dos dentes.

    Obrigado guri pela visita
    e espero ter esclarecido suas duvidas
    caso contrario é so me procurar

    Abraço
    Juci Diass

  1. Anônimo disse...:

    Eu sou uma amante de hamis,ja levei mordidas que me deram vontade de tacar eles para parede, mas não tenho coragem de fazer isso.
    E o que fasso quando vejo dois hamsters tentando se comerem?

  1. Jucifer disse...:

    Olá anonimo!

    É muito comum hamster cometerem canibalismo, em algumas raças isso é mas freguente mas todos tem esta pré disposição ao canibalismo.
    Misture um pouco de ração de cachorro a ração deles isso ajuda bastante.

    Abraço
    Juci Diass

Postar um comentário