BASSET HOUND


          Calmo e gentil, o Basset Hound costuma se apagar bastante ao dono.
          É um cão  pouco agressivo, mas não gosta muito de colo e abraços excessivos, nem de ter alguém manipulando suas patas, focinho e orelhas. Adora passear, característica que faz dele uma exelente companhia. Quando assunto é aprendizado, ele é um pouco teimoso por isso, é preciso que o dono tenha muita paciência.


Histórico

          Os cães do tipo Basset existem há milhares de anos, no entanto, a raça Basset Hound é relativamente recente.
          O Basset Hound originou-se do cruzamento entre o French Basset Artésien Normand e o Bloodhound. Foi criado para ser um cão lento, o que permitia que fosse acompanhado a pé nas caçadas, e ideal para encontrar o rastro de lebres e coelhos (podendo também entrar nas tocas, por seu tamanho). Seu nome deriva da palavra francesa bas que significa baixo.


                                    Perfil Clínico

           O Basset Hound está predisposto às seguintes doenças:

          Seborréia Idiopática Primária
          Dermatose exfoliativa caracterizada pelo descolamento anormal ou excessivo das células da pele e hiperproliferação das glândulas sebáceas, resultando no quadro clínico de descamação cutânea.

          Displasia Folicular
         Refere-se a um grupo de anormalidades do pêlo e do folículo piloso que frequentemente tem um fundo genético. No Basset Hound esta anomalia é vista afetando as manchas pretas do seu pêlo.

         Glaucoma
         Pressão intra-ocular aumentada causando mudanças degenerativas no nervo óptico e retina com consequente perda da visão.

         Doença de Von Willebrand
         É uma doença caracterizada por um defeito hereditário na coagulação do sangue, devido a defeitos na síntese ou função do fator de Von Willebrand.


            CARACTERÍSTICAS:

Origem: Grã-Bretanha
Utilização: caça
Tamanho: 35cm a 36 cm
Peso: 18 a 27  kilos
Aparência: Possui pernas curtas e fortes, ossatura sólida e pesada, boa musculatura, e apesar  da aparência é bastante ágil, tendo grande resitência física, características que permitem ao cão seguir pistas mesmo em terrenos difíceis.
Pelagem e cor: O pêlo é duro, liso  e denso, protegendo bem o animal, sendo aceitas todas as cores reconhecidaspara cães rastejadores, ou seja, tons  de marrom, preto, branco ou qualquer outra cor típica dos hounds. Marcas ou ausência de marcas deoutras cores são permitidas em qualquer parte do corpo.
Expectativa de vida: de 8 a 12 anos
Agressividade: baixa
Área de criação: média a grande
Via livro Royal Canin


1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Todos são lindos, mas o ultimo é o melhor!

Postar um comentário