Como gatos reagem ao banho, entenda algumas de suas atitudes.

Minha Gatinha no banho.


Digamos que gatos apesarar de ser  muito cuidadoso com sua higiene, diferente dos cães não gosta muito de água a forma que utilizam para se manterem limpos é através do famoso banho de língua ou banho de gato. Para os felinos o banho tradicional é uma forma de perder sua identidade ocultando sua personalidade. Pois os mesmos libertam uma grande quantidade de feromonios em varias partes do corpo  principalmente  na parte facial, e estes feromonios  fazem parte de sua personalidade e a cada banho eles acabam perdendo estes feromonios, por isso acabam se sentindo podemos dizer “menos eles”.
O ideal é dar banho a cada 30 dias em seu gato, devendo acostumar o mesmo desde pequeno  para que assim o stress na hora do banho seja menor.


Como proceder na hora do banho:

Primeiramente mantenha a temperatura da água morna.
Lave sempre primeiro o corpo do seu gato deixando  a parte facial por ultimo.
Os felinos diferentes dos cães tem a pele mais oleosa motivo pela qual as vezes é necessário dar banho mais de uma vez principalmente na parte do rabo.
Use sempre um shampoo de boa qualidade indicado para o seu pet.
Utilize pequenos pedaços de algodão para tapar os ouvidos  evitando que entre água dentro do mesmo (lembre-se que umidade nos ouvidos de cães e gatos pode causar otite então todo cuidado é pouco).
Cuidado para não deixar entrar shampoo nos olhos pois isso pode causar conjutivites.

Secagem:

Mantenha o secador em calor moderado.
Use mascara,  pois esta é a hora que grande quantidade de pelo morto se solta de seu gato.
Mantenha  o secador a uma certa distancia para não causar nenhum problema na pele.
Secar  bem as patas entre as mofadinhas, e as orelhas.


Duvidas frequente:

Porque gatos após o banho se lambem todo novamente?
Bem para os gatos o ato de tomar banho é como se ele estivesse se sujando, por este motivo é normal  eles após o banho se lamberem novamente pois esta é a maneira que novamente vão voltar a ter sua personalidade e se “manter limpos” novamente.

Porque meu gato fica escondido parecendo assustado após o banho?
Devido a grande perda de feromonios e aos stress decorrente do banho os felinos tende a ficar acuados após o mesmo, pois perdem muito de sua personalidade e isso acaba os deixando estranhos até mesmo em seu próprio habitat.

Mesmo após o banho meu gato continua com cheiros fortes?
Os felinos costumam não ter mau cheiro eu chegaria a dizer que não tem cheiro algum pois são muito limpos, mas grande maioria das vezes o mau cheiro esta relacionado a problemas bocais, assim como ácaros, otites ou problemas de ouvido que são facilmente detectados no banho.

Devo cortar as unhas de meu gato?
Geralmente nos banhos as unhas são cortadas, mas se seu gatinho não vive apenas dentro de casa, sugiro que peça na hora do banho para que cortem apenas as unhas das patas da frente.

Posso cortas as “barbinhas” do meu gato?
Definitivamente não, as barbicha  dos felinos servem para lhe orientar a cada pulo sendo assim não devem ser cortadas.

Não acostumei meu gato a tomar banho em pequeno posso depois de adulto dar banho nele?
Sim, terá que ter um pouco mais de calma e avisar na pet onde for levar seu gatinho paro o banho que o mesmo não tem o habito evitando assim alguns problemas e para que os banhistas saibam como agir.

Posso colocar perfume para animais em meu gato?
Apesar de ser uma prática frequente eu não aconselho o uso de perfumes, pois gatos apesar de serem adoradores de aromas gostam e preservam seu próprio cheiro, ao utilizar perfume em seu gato o deixara estressado e em algumas vezes irritado, pois o perfume para eles causa um grande desconforto podendo ainda deixar seu pelo oleoso.
  
Dica:



Existe no mercado um produto chamado Feliway que é composto do hormônio feromonios que os  gatos produzem e que perdem a cada banho, indicado para  troca de ambiente também se for se mudar esta ai uma ótima dica para diminuir o stress de seu felino. O feromonios F3 além de tudo serve como calmante, é um produto de ótima qualidade que eu indico sem medo o único fator negativo é que o custo é bem alto mas o resultado é fantástico.



Forte Abraço Galerinha!
Juci Diass

Quer ficar por dentro das novidades e das dicas da ruiva curta nossa página no face, http://www.facebook.com/Animaquarios



2 comentários:

  1. Eduardo Targa disse...:

    Gostei muito do seu blog, o templar é show, e vou acompanhar suas notícias,meu nome é Eduardo Targa Teixeira dono do blog www.variedades1.com, se quiser da uma passada lá. um forte abraço.

  1. BUYMAZON disse...:

    Adorei os conselhos e que pode e noa pode. Adotamos uma familia vira-lata e dar banho vai ser um pouco doficil pois soa muitos ariscos e correm para se esconder assim que nos veem. Otimo mesmo o artigo. Gosto de gatos e estou me apaixonando pela familia.

Postar um comentário