Excesso de comida pode matar meu peixe?

Bem galerinha  voltamos a falar de alimentação para os que acompanham o blog sabem que este já é um assunto muito falado por aqui. Respondendo a alguns email depois de um tempo sem atualiza o blog, percebi que muitos ainda tem esta dúvida quando o porque da morte de seus peixes por excesso de comida.
Vamos antes deixar claro:

Mais comida = Peixe maior
O que vai acelerar o crescimento de seu peixe não é o excesso de comida, mas sim uma ração de boa qualidade seguida de um habitat ideal para seu peixe.

Meu peixe vai estourar se comer demais?
Não. Para os "maníacos" que curtem uma cena de terror  isso não vai acontecer, não importa a quantidade de comida colocada no aquário o peixe vai comer apenas o suficiente e não vai estourar, mas você ira ter um grande problema em seu aquário



"Sempre coloco um pouco a mais de comida além do que me indicaram, é tão pouco a quantidade recomendada... Ele parece esta sempre com fome."
Antes de mais nada você precisa estar ciente de que, estamos falando de peixes e não de cachorro q no caso se comer demais vai provocar um vomito e esta tudo bem. É preciso sim respeitar as medidas quando se trata de alimentação com o tempo você ira aprender a dosar e digamos até poder passar estas medidas, mas se for iniciante no aquarismo, sugiro que siga sempre a orientação de um profissional de confiança. Respeite cada espécie de peixes alguns são famintos por natureza como os Kinguios já outros tem problema com a alimentação como os Discos.

Quebrando algumas idéias sobre crescimento e comida vamos  a parte científica por assim dizer;
O que acontece quando  alimento demais meus peixes?

Os peixes vão comer exatamente a quantidade para se satisfazerem, respeite um horário para alimenta-los, o problema é a sobra da alimentação, que fica no fundo do aquário e acaba se tornando um problema, pois a sobra que fica no aquário acabam criando bactérias que se alimentam e se reproduzem rápido, e como grande maioria destas bactérias, tem metabolismo aérobico (ou seja  respira oxigênio),reduzindo assim o nível de oxigênio, além disso o excesso de comida altera toda biologia do aquário e principalmente o PH.
É o espaço do seu aquário também é um fator importante neste caso, pois a comida fornece energia, se o peixe não tiver um bom espaço para se exercita e gastar esta energia, os vasos sanguíneos acabam estourando, eliminando assim suas defesas em outras células "pifando" completamente todo seu sistema

Em resumo:
Seu peixe não vai comer os excessos, ira apenas comer a quantidade necessária.
Eles não estouram e nem ficam maiores conforme a quantidade de comida oferecida.

AGRADECIMENTOS:
Confesso que hoje entrei em minha conta de mail deste blog decidida a tirar ele do ar, devido a quantidade de mail com muitas duvidas algumas respondidas neste post, me fizeram mudar de idéia, então mesmo que não atualizando sempre este espaço, manterei ele ativo afinal até hoje tenho contato com muitos de meus leitores que me mandam fotos de seus aquários, que pedem meu auxilio seria injusto com todos vocês. Então deixo a todos meus leitores  um forte abraço agradeço a admiração, fico orgulhosa por depositarem sua confiança em mim, e peço desculpas pela ausência e demora em responder alguns email.
O Animaquários continuara graças a todos vocês!

Abraços
Juci Diass

6 comentários:

  1. Charles Netto disse...:

    Obrigado amiga pois suas explicações bem detalhadas foram válidas para mim, pois eu havia adquiri dois Betas no ano passados e eles viram a morrer, agora fico mais tranquilo e sem peso na consciência que tinha enfartado os mesmos de tanta comida!

  1. Sandra Mitsue disse...:

    Olá Juci...
    Adorei seu espaço...Muito bem detalhadas as explicações...Voltarei com mais calma para ler os outros post...
    Beijos!
    San...

  1. Adriana disse...:

    Boa tarde, gostaria de saber seu e-mail para contato, estou a procura de alguém para me ajudar a montar um aquário marinho, estou com algumas dúvidas e gostaria de saber se você poderia me ajudar. Meu e-mail é adrianacury20@hotmail.com

  1. BLOGZOOM disse...:

    Juci, foi otimo visitar seu blog e ler sobre isso. Voce deve lembrar do Pig Will e que de repente ele morreu.... ainda não tive coragem de comprar outro, sou muito sentimental. Então vou lendo para ter mais informações e aprender.

    Beijos

  1. Unknown disse...:

    Amei tem face? quero te add.O meu é Giovanna Lucas
    Bom queria saber a quantidade que vc dá Juci
    Gostaria de ficar informada

  1. Unknown disse...:

    Amei Juci,pois ainda quero saber a quantidade certa de comida


    bjss

Postar um comentário