Escolhendo seu peixe

               Escolher peixes para seu aquário envolve mais do que uma simples visita ao pet shop ea compra de espécie mais atraente.

                  Você deve  decidir, antecipadamente, que tipo de peixe será ideal para seu aquário e equipamento, e verificar se as espécies necessitarão de cuidados especiais (como  elimento vivos).  Exigências quanto ao tamanho  do tanque e à qualidade da água variam de uma espécie para outra. Com o equipamento certo, o critério para a compra de peixes deve levar em  conta as condições do aquário. a facilidade de  criação a compa tibilidade e a saúde.
                O ideal para seu aquário: Nem todos os peixes são ideais para aquários, apesar de estarem disponíveis no mercado. Alguns por exemplo crescem demais ou rápido demais, enquanto  outros,principalmente peixes marinhos, nunca se adaptam. Os peixes, geralmente, são vendidos ainda filhotes, portanto  é bom  certificar-se de que não cresceram demais, em relação ao aquário ou aos companheiros que poderam ser devorados.
               Compatibilidade : Não  se pode esperar que peixes de diferentes parte do mundo  vivam  em harmonia em um mesmo tanque. Aqueles que em seu habitat naturalmente vivem em cardumes, por exemplo, devem ser mantidos em grupo  no  cativeiro, mas uma espécie solitária poderá ver a adoecer em um  aquário cheio. Brigas entre machos adultos é outro problema de aquário, como é o caso do peixe-de-briga siamês: os peixes marinhos são particularmente territoriais, implicando até  com peixes de cor semelhante embora espécie diferente.
               Como ver se o peixe é saudável: É poss´vel que o peixe tenha viajado milhares de quilômetros antes de chegar ao pet shop ou tenha sido  coletado com métodos  que possam tê-lo  machucado. Qualquer um destes fatores podem deixá-lo debilitado para sempre. Antes de comprar um peixe, certifique-se de que ele esteja nadando sem esforço e de que esteja mantendo sua posição na água com facilidade. Olhe-o  com atenção e veja se tem feridas ou nadadeiras partidas ou dobradas. Verifique os peixes marinhos, veja se estão se alimentando bem, e se possível, obeserve-o comendo. Nunca compre  compre peixe de um tanque que contenha  espécies mortas.
               Sinais de debilidade: Um peixe escondido  em um canto  do aquário não é necessariamente um peixe doente: pode ser um  notívago e não esta disposto a se mostra frente à luz forte. Peixes que se movimentam com dificuldade devem ser evitados, mas espécies com nadadeiras estravagantes cultivadas são exceções. Nadadeiras dobradas em peixes marinhos nem sempre são sinais de debilidade.
               A criatividade: Seria errado estipular que espécie comprar, pois o gosto pessoal varia  e a venda de certas espécies é restrita. Manter um aquário é um processo criativo  que envolve  a compra de peixes que você admira e tem condições de manter. Para tirar maior proveito do espaço do tanque, espécies que habitem  níveis altos,  médios e baixo  devem ser incluídas poara representar melhor o mundo subaquático. No seu aquário pode haver peixes do mundo inteiro, ou de um continente ou área particular. A especialização  se desenvolve com o decorrer do tempo, de acordo com a experiência adquirida e à medida que o gosto se modifica.
via Sergio Gomes 

0 comentários:

Postar um comentário