Um dos mais antigos cães de colo, o maltês é alegre e amável. Tem sido utilisado através dos tempos como um excelente cão de companhia. É limpo, fiel, inteligente e muito elegante.
HISTÓRIA:
É uma raça de pequenos cães, conhecidos por não trocarem seus pelos. O Maltês é um cão antigo, sendo sua origem apenas especulada (de acordo com Darwin, por volta de 6000 a.C.). Acredita-se que ele descende da raça Spitz, encontrada na região da Suíça, embora sua origem exata seja desconhecida. Algumas evidências apontam que o Maltês se originou na Ásia. Porém, geralmente são associados à ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo. Mas, independente de sua origem, o Maltês conquistou certa popularidade entre a nobreza europeia ao chegar ao continente.
Saúde e Higiene:
O Maltês é um cão saudável, sendo os olhos a zona mais vulnerável em termos de doenças. Devido ao manto branco, existe alguma incidência de cães surdos na população destes animais.
O pêlo comprido do Maltês exige escovagens diárias para evitar que fique enriçado. O pêlo branco exige cuidados extras para não manchar: os olhos devem ser limpos regularmente e a barba deve ser limpa depois de cada refeição.
O Maltês pode necessitar de banhos mais regulares do que os outros cães, uma vez que o seu pêlo comprido arrasta-se pelo chão e suja-se mais facilmente. Alguns donos optam por cortar o pêlo, para o tornar mais prático. Quando deixado longo, os donos devem apanhar a franja com um elástico para impedir que caia sobre os olhos do animal.
O Bichon Maltês não larga pêlo e por isso é recomendado a pessoas com alergias.
CARACTERÍSTICAS:
Origem: Itália
Utilização: companhia
Tamanho: 20 a 25 cm
Peso: 3 a 4 kilos
Aparência: É um cão pequeno, alongado, animado, alegre nas ações e apesar do tamanho reduzido, possui o vigor necessário para ser uma ótima companhia.
Pelagem cor: A pelagem é simples, longa assentee repartida ao longo do dorso, caindo ao chão. Os pêlos longos da cabeça podem ser amarrados formando um topete. Acor é o branco. Permitindas marcações com pardo claro ou limão, apesar de não desejadas.
Expectativa de vida: 14 a 15 anos
Agressividade: baixa
Área para criação: pequena (via Royal Canin)
Marcadores:
Maltês
4
comentários