Lebistes (Guppy) Quais peixes posso coloca junto?






Olá caro leitor (a).
Bem machos de Lebistes (Guppy) são gulosos o correto seria 3 fêmeas para cada macho para formar um bom cardume.
Vamos ao inicio, quanto a troca de água esta correto trocas parciais a cada 15 dias garantem a estabilidade de seu aquário, utilizando sempre o anticloro.
Bem eu particularmente acho a espécie linda e geralmente oriento a ter apenas esta espécie com alguns peixes de fundo que auxiliam na limpeza como Ancistrus  (cascudo). Se fores investir apenas na criação de Lebiste sugiro que coloco plantas naturais. Lebistres chamam atenção por suas cores e cauda e pela facilidade de reprodução em aquários.
Peixes que são combatíveis com Lebistes são: Molinesia, Platys, Espadas que são da mesma família  todos vivem em cardumes  e isso deve ser respeitado para obter uma boa harmonia entre ambos mas, seu aquário tem dimensões pequenas para misturar espécies, você pode até colocar  alguns cardumes a mais , mas isso prejudicaria  seus peixes e a estabilidade de seu aquário por isso sugiro que continue apenas com os Lebistes se achas que esta aparentemente vazio seu aquário coloque mais algumas fêmeas do mesmo, dois Ancistrus e algumas Curbiculas.
A ração flocada é a mais indicada ao esta espécie e se não há plantas naturais em seu aquário não a necessidade de luz, tome apenas o cuidado para que não pegue luz solar diretamente em seu aquário.
Quanto a sua dúvida referente ao Betta:
Claridade demais em qualquer aquário ainda mais sendo pequenos propagam algas verdes que são provocadas por excesso de luz, por isso suas pedras estão ficando verdes,  para solucionar o problema troque de lugar seu aquário lave as pedras e ornamentos com a metade da água q vc iria jogar fora e após faça a TP normalmente.
Quanto a limpeza esta correto sim.

Forte Abraço.

Att:
Juci Diass

Troca de Cascalho (dúvida leitor)


Olá.
 Ainda estou bastante abalada pela tragédia ocorrida nesse sábado, procurava pela NET alguma resposta pelo ocorrido cheguei até vc. Pouco mais de 2 anos, meus 6 Kinguios, viveram comigo. Comprei eles ainda bem pequenos, foram crescendo, enfim, agora eles estavam num aquário de 80 litros, com filtro externo ( ATMAN HANG-ON FILTER Modelo HF-0600) , mangueira de aeração, tinha 2 essas usadas por baixo dos cascalhos. Um outro enfeite com luz neon q tb soltava bolinhas, enfim, a aeração era boa, tanto q viveram mais de 2 anos aqui. Sempre fiz a limpeza no aquário igualzinha. Nessa última quinta foi a última vez. Usei o sifão para limpar o fundo e já fazia um tempo que usava as msms pedras, por isso resolvi trocar. Tirei quase td as pedras antigas e coloquei as novas. Sempre fiz dessa maneira. Me desculpe, mas ainda n entendi onde errei. O primeiro peixe ficou com comportamento diferente na quinta algumas hs após terminar a limpeza. Ele foi pro fundo, mexi pra ver se nadava, até nadou um pouco mas meio sem cordenação. No dia seguinte pareceu estar melhor, nadava mas continuava bastante tempo parado. No sábado a tarde encontrei morto meu José. Ao lado dele um outro peixe parece q tentava mordê-lo,ou cutucava. E esse peixe alguns minutos dps, ficou agitado, nadando até a superfície e dando saltos chegando a sair da água a cabeça e um pouco do corpo. Pouco tempo dps ele foi pro fundo, logo dps, estava totalmente parado, de lado, mas respirava. Assustei e em seguida os demais tb começaram a nadar meio q de lado. Coloquei todos num aquário menor e corri pra loja onde compro os produtos e os próprios peixes, lá é como se fosse um hospital. Balançou bastante o aquário no carro, chegando lá já foram colocados num aqua hospital. O q saltava pra fora do aquário parecia n reagir, os demais até começaram a nadar normal. Na segunda, recebi a notícia, os 6 Kinguios, meus bebês, estavam mortos. Estou péssima, já chorei mt, sinto falta deles na sala. Preciso saber o q fiz de errado. Onde errei para matar meus 6 amores? Tds de uma vez?! Me ajude, pareço estar enlouquecendo! Desculpe meus erros, choro td vez q falo sobre eles.
Responda por favor! 
Agradeço. Gislaine 


Olá minha rica!

Antes demais nada lamento sua perda imagino o quanto esteja abalada.

Flor vou tentar lhe explicar o básico em cima do que me falaste, primeiro em seu aquário existe algo chamado colônias de bactérias benéficas, que é o q garante toda estabilidade e vida biológica do mesmo, quando trocamos todas pedras junto com uma troca parcial é como se resetassemos nosso aquário ou seja ele esta sem o ambiente adequado e equilibrado para seus peixes por isso q inicialmente temos o período de maturação, que serve para  estas colônias de bactérias se desenvolverem tendo assim um ambiente adequado  para chegada dos peixes, outro fator importante que deve ser respeitado é quanto a qualidade da água cada vez que  é praticado as trocas parciais, os valores de PH mudam por isso temos sempre que observar isso a cada troca. As pedras antes de serem colocadas devem ser lavadas em água abundante e NUNCA troque todas as pedras de fundo  reserve um pouco para que assim  vc não perca a qualidade e o ciclo ou maturação do seu aquário e quando for fazer este processo  observe atentamente o ph da água. 
Sendo assim minha rica  levando em base o que me descreveste posso lhe dizer que errou apenas neste ponto trocando as pedras seu aquário perdeu a estabilidade, o ph deve ter alterado causando assim a morte de seus peixes. 
Alguns cuidados  tome cuidado com as pedras e ornamentos a serem colocados em sua aquário alguns acidificam ou alcalinizam demais a  água alguns elevam o gh, excessos de comidas que causam amônia  e é um problema grave. 
Uma grande dica flor use pedras de rio cascalho no caso, não sei se as pedras q utiliza são coloridas eu são estas mesmo e devo resaltar que  não há necessidade em um aquário q não sofreu nenhuma manifestação de doença em trocar as pedras de fundo elas quanto mais velhas em sua aquário   proporcionam um ambiente melhor a seu peixe.

Espero ter lhe ajudado se tiveres qualquer tipo de duvida pode me contatar e embora hj triste não desista  de seu aquário, ainda mais se tu gostas de kinguios que são peixes japoneses onde eles acreditam trazer sorte e prosperidade.

Um forte abraço minha rica.

Att:
Juci Diass