Qualidade da água

 A água usada nos aquários tem que ser livre de cloro e outras substâncias químicas empregadas durante o processo de purificação. Em algumas zonas, é conveniente analisar a água para conhecer seu conteúdo de ácidos e substâncias alcalinas (fazer teste de Ph).


APARÊNCIA DA ÁGUA

A cor da água é um indicativo para o que está acontecendo no aquário, tanto química quanto biologicamente, e um aquarista cuidadoso pode retirar dela várias indicações para saber o momento em que deve intervir para evitar problemas com doenças e/ou desequilíbrios químicos e biológicos que poderiam chegar até a causar mortes em sua criação.

Uma água bem limpa, clara e cristalina revela que suas características químicas, como pH e dH, biológicas, como quantidade de algas, e de manejo, como quantidade e qualidade de iluminação estão em níveis aceitáveis, e muito mais facilmente você terá um aquário balanceado e adequado para sua criação.

Quando nós tiramos a água da torneira, ela é clara e aparentemente ótima para usar no aquário, mas não é essa a realidade, pois, a partir do momento em que é depositada, ela sofre uma série de reações químicas, físicas e biológicas, e é por isso que devemos sempre esperar que ela "amadureça", durante até duas semanas, dependendo do tamanho do aquário.

Um exemplo é o que acontece dois ou três dias após cheio o aquário, a água vai ficando turva e leitosa, devido principalmente à grande proliferação de bactérias. Uns dias mais e veremos que ela voltará ao normal, e só aí poderemos pensar em colocar os peixes. Ela continuará cristalina e transparente, desde que receba os cuidados necessários. A partir daí, de acordo como mudará a cor da água, poderemos saber o que está acontecendo com ela.

Como gatos reagem ao banho, entenda algumas de suas atitudes.

Minha Gatinha no banho.


Digamos que gatos apesarar de ser  muito cuidadoso com sua higiene, diferente dos cães não gosta muito de água a forma que utilizam para se manterem limpos é através do famoso banho de língua ou banho de gato. Para os felinos o banho tradicional é uma forma de perder sua identidade ocultando sua personalidade. Pois os mesmos libertam uma grande quantidade de feromonios em varias partes do corpo  principalmente  na parte facial, e estes feromonios  fazem parte de sua personalidade e a cada banho eles acabam perdendo estes feromonios, por isso acabam se sentindo podemos dizer “menos eles”.
O ideal é dar banho a cada 30 dias em seu gato, devendo acostumar o mesmo desde pequeno  para que assim o stress na hora do banho seja menor.