Samoieda, Docil Atencioso e Companheiro


Samoieda apelidado carinhosamente por seus criadores de "Samy", é considerado uma das raças mais antigas existentes.Criados por tripos nômades na parte leste da Rússia chamados de Samoyedos da Sibéria, há mas de 5000 anos, desempenhavam diversas funções nestas tribos, desde pastores de renas, cães de trenó, cães de caças a ursos e morsas.

Esta raça  se manteve  isolada por muito tempo se mantendo por assim dizer "pura" e sem  modificação em sua forma original até ser descoberta por exploradores  ocidentais no século XIX. Sua pelagem era utilizada para confecção de peças de vestuário nas tribos Samoyedos onde maioria dos Samoiedas dormim com seus donos aquecendo-os cm seu corpo.


Fungo de Boca, Algodão Aftosa


Doença  causada por uma bactéria (Flexibacter Columaris), causando  lesões que facilitam a instalação  deste fungo que causa o aparecimento de pequenos filamentos ou tufos de "algodão", nos lábios e na boca dos peixes, é comum a ocorrência simultânea de fungos.  A doença do fungo de boca não é tão comum  como a doença da mancha ponto, mas é altamente infecciosa e contagiosa quanto.
Os peixes infectados  com o fungo Flexibacter perdem seu apetite  e seu movimento, se nenhum tratamento  for aplicado, a peça frontal de toda cabeça pode ser comida resultando na morte do peixe. A doença  ataca  principalmente peixes vivíparos e é geralmente causada  por má manutenção ou subpopulação.

Displasia Coxofemoral (DCF)


A displasia Coxofemoral é uma doença patológica que apresenta um efeito genético que causa a má formação das articulações, geralmente ocorrida em cães de porte grande e gigante, geralmente os que tem crescimento rápido. O problema ocorre na articulação  entre a bacia e o fêmur do animal podendo ocorrer no cotovelo  também. Com o mal encaixe dos ossos o cão pode começar a mancar e, dependendo da gravidade da doença, pode ficar impossibilitado de andar. Sendo uma doença genética os cães portadores da doença  não devem ser reproduzidos de jeito nenhum, para evitar a propagação da doença.

O problema acomete com mais freguencia em algumas  raças como:

                    * Pastor Alemão,
                    * Fila Brasileiro,
                    * Rottweiller,
                    * São Bernardo,
                    * Labrador.

Peixes que não precisam de bomba de oxigenação além do Betta

Diferente do que muitos pensam existem peixes além do Betta que podem ser criados em um aquário sem bomba de oxigenação, respondendo a duvidas de alguns leitores indicarei outros peixes que podem ser criados  nas mesmas condições do Betta.

Primeiramente vamos aos cuidados básicos tanto quanto com o Betta como com as outras espécies que citarei.

  1. Trocas parciais devem ser feitas  uma vez por semana, importante nunca troquem toda a água apenas 30% dela,
  2. Alimentação em excesso que na maioria das vezes é o que leva a morte de seu peixe
  3. Não esqueça do aquecedor que será necessário no inverno, ou dias frios.
  4. Procure deixar o aquário longe de poluição sonora.
  5. Não exponha seu aquário diretamente ao sol.
  6. Use sempre anticloro. (se usar água mineral preste atenção no ph contido na embalagem), Evite água de poço, a melhor forma de manter equilíbrio do aquário é usar a água da sua torneira  junto com o anticloro.
  7. Ofereça uma alimentação de boa qualidade e apropriada para espécie de seu peixe, prefira as rações em granules.
  8. Lave sempre suas mãos ao manipular seu aquário.
  9. Observe sempre o comportamento de seu peixe, agitação, respiração e se esta se alimentando.
  10. Não bata no vidro!!!! NUNCA...  evite transporta  seu aquário ou ficar trocando seguidamente de lugar.
  11. Evite os aquários  redondos, conhecidos como aquário bola.

Coprofagia

Coprofagia 
Seu cão come as próprias fezes?

Quem não fica horrorizado ao ver seu cão comendo as próprias fezes ou as fezes de outros animais, imagina aquela cena bem familiar você mostrando o novo mascote para amigos e familiares então ele resolve mostrar justamente o que não deve na frente de todos, é a cena não é nada agradável. Realmente para nós humanos  esse não é um habito  muito bonito de se presenciar, mas para os animais  fezes representão apenas alimento processado e se elas  tiverem odor atrativo  não há porque rejeitar.

O ato de comer fezes deve ser tratado mas não fique pensando que seu cachorro é anormal ou coisa do gênero.