Não bata no vidro

Porque não bater no vidro do aquário?
Muito simples,os peixes tem células sensoriais que captam as vibrações na água, para se localizar e localizar as coisas, ficar batendo no vidro confunde os peixes e os deixam estressados e confusos, em casos de impactos muito fortes podem até matar seus peixinhos pois rompem as células sensoriais.

Bater no vidro do aquário é ruim, pois os peixes costumam se assustar e acabam se machucando, e com o susto podem parar de comer  e até adoecer.

                                                        REFLITA:

Uma expressão conhecidíssima a todos os que já foram a lojas onde são comercializados os tão belos peixes ornamentais... Diversas cores, nacionalidades, tamanhos... Apenas isso, "Não bata no vidro"; é só isso o que eles pedem, mas, é tão difícil parar na frente de um aquário e ver que os peixes dali não nos dão atenção... Bater no vidro parece instigante!
É deliciosa a vontade, o prazer, o desejo de chamar a atenção daqueles animais tão pequenos, tão baratos, que não nos percebem a presença!
Podemos até considerar que a idéia de bater no vidro seja apenas um desejo reprimido – ou explícito – de mostrar que sermos desprezados – e por um peixe! Um peixe! precisamos fazer com que o animal nos olhe, que faça graça para quem passa, assim como um cãozinho que quer ser adotado!
Mas, comparar um peixe a um cão, é um pouco demais, mesmo os dois pertencendo a mesma classe: são animais
Até agora, se você não parou de ler isso, é porque está certo(a) de que irá achar algum sentido para tudo o que escrevi; e isso é bom, já que entendo, assim, que você tem interesses – ou loucuras – que se adaptam aos meus – às minhas!
Somos sempre os que batem no vidro, por mais que não queiramos!
Chamamos a atenção dos outros, porque viver sem ser notado, é como não viver.
Queremos que as pessoas nos olhem; queremos que elas vejam nossa sobrancelha feita, nossa unha pintada, nosso novo corte de cabelo; não chamar a atenção é sentir-se encolher...
Até quando damos o desprezo a alguém, estamos deixando a pessoa com tanta vontade de bater no vidro, que estamos nos responsabilizando por tudo o que pode vir a partir dali.
Sentir-se rejeitado é como ser expulso de uma realidade; é como sentir a areia deslizar por entre os dedos, sem conseguir controlar; e não ter o controle é desesperador.
Queremos manter sempre o controle, sempre o foco; e isso se compara, muito, com o fato de "batermos no vidro"...
Já sentiu um nó na garganta, de raiva ou medo, por sentir a frieza de alguém? Assim como aquele peixinho ornamental sem graça que lhe dá as costas, quando você está tão empolgado, sorrindo para ele? Aquele nó de amargura, de abandono?
Infelizmente, em algum momento de nossas vidas, somos ignorados ou abandonados por alguém; seja por uma pessoa, seja por um peixe. E neste momento é que pensamos mais nas questões do abandono, na falta, no vácuo.
Porém, assim como para nós é péssimo nos abstermos da companhia de alguém, desprezando, pode ter a certeza de que para a pessoa desprezada o gosto de incomodar é tão bom – ou tão ruim – quanto o que você sente.
Lembre-se: Não bata no vidro, mas, porque mesmo não devo bater? Por que incomoda os peixes, o som para eles é altíssimo...
O peixe ignora você; você bate no vidro; o peixe se incomoda com o som; e mesmo assim não te olha... Transformando isso em palavras simples:
Alguém ignora você; você usa de toda a sua capacidade para incomodar a pessoa; o ignorante incomoda-se com suas tentativas de irritar-lhe, mas, ainda assim, não lhe dá atenção...
Conclui-se que, ignorar ou ser ignorado é péssimo: não há lado bom para nenhuma das partes.
Bater no vidro é questão de consciência; cada um de nós sabe até onde podemos ir para chamarmos a atenção de alguém; será realmente necessário "bater no vidro" para isso? ( inspiração Fernando Arruda)
E, não esqueça:

Peixes bebem água?

Beber não é bem o termo, pois eles praticamente não ingerem líquido. A pequena quantidade que entra pela boca vai para as brânquias, órgãos respiratórios onde também acontecem as trocas de água com o ambiente. Nos peixes de água doce, o líquido entra naturalmente no organismo, por osmose. Isso acontece devido à concentração de sais ser maior no corpo do peixe do que na água que o cerca . Como absorvem muita água, eles possuem um rim bem desenvolvido, capaz de eliminar excessos. Já nos peixes marinhos, a tendência é inversa: o animal é que perde água para o ambiente e os rins são pouco desenvolvidos (justamente para evitar maior perda de líquido). O excesso de sais é eliminado por meio de glândulas especiais localizadas nas brânquias. Para realizar todas essas funções, é fundamental manter uma boa circulação de água.

Por isso, depois da entrada do líquido, o peixe fecha a boca e pequenos ossos chamados opérculos obstruem a superfície das brânquias, também conhecidas como guelras. "Com esses orifícios fechados, cria-se uma pressão que impulsiona a água em direção aos filamentos branquiais, responsáveis pela retirada do oxigênio". O sangue flui nos vasos capilares localizados nas brânquias em sentido contrário ao da água. Essa contra-corrente faz o oxigênio passar para o sangue, enquanto a água absorve o gás carbônico. Após esse processo, que dura poucos segundos, o peixe abre os opérculos, eliminando a água. Por viverem em meio líquido, os peixes não precisam beber água para hidratar a pele, ao contrário dos animais terrestres.(via aquarismo online)

Peixe faz xixi ?

Não é só xixi que os peixes fazem na água, eles também fazem cocô! Assim, como nos humanos, os rins desses bichinhos filtram o sangue e retiram dele as impurezas, produzindo a urina, como resultado do processo.
Os que vivem no mar fazem menos xixi, que é mais concentrado (forte). É só você observar que quando fica muito tempo sem ir ao banheiro, sua urina fica bem mais amarelada e fedida. Ao contrário, quando bebe bastante líquido, fica mais diluída, como ocorre com os peixes de rio.
Essa diferença é porque os que estão no rio precisam se livrar do excesso de água que entra em seu organismo pela boca e sai pelas brânquias (também conhecidas por guelras, são os órgãos escondidos na lateral do corpo formados por camadas de membranas, pelos quais respira). Já os do mar precisam reter mais água do que eliminam.
Tubarões e raias, por exemplo, conservam no sangue grande quantidade de substâncias que também estão presentes na urina. É por isso que a carne deles costumam ter cheiro mais forte, que lembra xixi.
Entre esses animais, as fezes e a urina saem por um mesmo orifício, chamado cloaca (como ocorre com as aves). O cocô dos peixinhos de aquário, por exemplo, é marrom; mas a cor depende do alimento que cada espécie consome.
Os rins do peixe filtram o sangue para retirar as impurezas, restos do metabolismo que ocorre em cada célula do corpo,"os peixes ósseos de água salgada eliminam uma urina mais concentrada que os peixes de água doce, pois precisam reter água em seus corpos". Tubarões e raias, por exemplo, costumam conservar no sangue quantidades significativas de uréia e outros compostos, o que faz com que sua carne tenha um cheiro característico de urina, peixes de água salgada, que já perdem líquido por osmose (movimento da água entre meios com concentrações diferentes de substâncias dissolvidas), aqueles que vivem em água doce eliminam muito líquido, através de uma urina mais diluída, pois precisam livrar-se do excesso da água que entra passivamente em seus corpos. Dessa forma, com os rins produzindo bastante urina, os peixes de água doce evitam que seus tecidos fiquem saturados.(via aquarismo online)

Cavalos Marinhos

É o macho que fica grávido, a fêmea deposita os óvulos numa bolsa da região ventral; ali eles são fecundados e depois incubados durante dois meses. Ao nascer, os filhotes são transparentes e medem pouco mais de 1 centímetro. 

São animais marinhos e estuarinos; bentônicos, com uma espécie pelágica, presentes até os 90 m de profundidade.

O nome deste peixe vem da semelhança de sua cabeça com a do cavalo. Nada com o corpo em posição vertical e a cabeça para frente, movimentando-se pela vibração das barbatanas dorsais. A cauda, longa e preênsil, permite-lhe agarrar-se às plantas submarinas enquanto come pequenos crustáceos. O cavalo-marinho possui placas dérmicas formando uma couraça que os protege dos inimigos. Possui boca pequena, terminal, usualmente no final do focinho tubular; aberturas branquiais fusionadas no corpo e no istmo; 4 arcos branquiais completos e com as brânquias lobadas; espinhos ausentes na dorsal, pélvicas ausentes; dimorfismo sexual presente; os machos incubam os ovos sob o tronco ou cauda.

Vive nos fundos aquáticos, arenosos ou lodosos, em profundidades que variam de 8 a 45 metros. Seu habitat preferido são os campos de algas.Eles são monofágicos, ou seja alimentam-se somente de pequenos crustáceos, como artêmia salina e dáfnias. Alimentos que não se movimentam não serão comidos.

Na natureza ficam presos à corais e gorgônias com suas caudas. Somente nadam em busca de alimento quando há falta deste. Adaptam-se bem em aquários comunitários com outros peixes pequenos e lentos, mas não deverá ser colocado em aquário com invertebrados. (alguns invertebrados o atacam e outros são atacados pelo cavalo-marinho).

 É o macho que fica grávido, a fêmea deposita os óvulos numa bolsa da região ventral; ali eles são fecundados e depois incubados durante dois meses. O cavalo-marinho tem cerca de 15 centímetros de comprimento. O tronco e a cauda são recobertos por anéis. A cabeça é separada do tronco por uma espécie de pescoço. Quando os ovos eclodem, o macho realiza violentas contorções para expelir os filhotes. Ao nascer, estes são transparentes e medem pouco mais de 1 centímetro

A área de distribuição do cavalo-marinho inclui o Oceano Atlântico, Índico, Pacífico e Mediterrâneo. As 32 espécies de cavalos marinhos existentes no mundo estão listadas como vulneráveis na IUCN Red List (Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza). Porém muito pouco se sabe sobre sua biologia em ambientes naturais. No Brasil existem duas espécies de cavalo-marinho o Hippocampus reidi e H. erectus.

Mundialmente, por ser espécie de interesse econômico para lojas de aquário e para indústria farmacêutica oriental, tornou-se espécie vulnerável, entrando para a IUNC Red List em 1996. A partir de 1997, todas as espécies de cavalos marinhos foram incluídas no Anexo D da Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção da Comunidade Européia (Vincent 1994a, 1995a,b).

A pesca abusiva tem diminuído os estoques naturais de cavalos marinhos em todo o mundo. A China é o maior consumidor deste peixe em termos farmacêuticos, seguida por Taiwan, Hong Kong e Singapura. Os remédios é base de cavalos marinhos dizem aliviar desde asma até a impotência sexual. Em uma farmácia de Hong Kong, o preço de tal droga varia entre 120 e 400 dólares/Kg.

Dados brasileiros sobre pesca de peixes ornamentais marinhos não são conhecidos ou divulgados. Não há controle sobre a pesca para o comércio interior ou para a exportação e não existe lei, em âmbito nacional, de proteção a tais peixes. Entretanto, sabe-se que a pesca do cavalo marinho é abusiva. Os locais de criadouro natural não são respeitados, nem idade ou sexo dos espécimes coletados. São jovens que saem do mar antes de estarem aptos a reproduzir, bem como adultos maduros sexualmente e muitos machos já grávidos, que invariavelmente perdem seus filhotes, ainda dentro da embalagem plástica de viagem, devido ao estresse a que são submetidos, ou nos aquários das lojas que não são adequados a recebé-los.

Ameaçados de Extinção
Nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, verifica-se a extrema pressão antrópica sofrida pelas barras de rios e manguezais do litoral destes Estados. Infelizmente grande parte das regiões estuarinas foram transformadas em corpos receptores de efluentes, tanto da população ribeirinha quanto do comércio e indústria locais. Este fato naturalmente concorre para o desaparecimento dos cavalos marinhos que encontram nessas regiões, o seu hábitat.

Ame mas seja responsavel !

Aquário com cavalos marinhos devem ser evitados. Esses animais são muito frágeis e, atualmente, em risco de extinção. São poucos os casos de sucesso com esse peixe, memo em aquários montados exclusivamente para eles, sem a presença de outros peixes.
O maior problema está em fornecer alimentação adequada. Ele se alimenta basicamente de comidas vivas o que faz com as pessoas os alimentem apenas com artemias. Contudo, as artemias não fornecem todos os nutrientes necessários e o animal acaba morrendo.
Quando você compra um cavalo marinho ninguém lhe informa que  para 1 capturado morrem uns 10,e que eles estão em vias de extinção.
Aquaristas experientes evitam ter cavalos marinho em aquarios. Isso porque eles necessitam de um aquario apenas deles, com agua pouco movimentada, pouca luz, pouco skimmer e muitas macroalgas para ter onde agarrar. Se colocar outros peixes, que seja com bem poucos e que não sejam esfomeados, isso porque o cavalo marinho é chato pra comer, tem que ter paciencia para isso, dar comida viva, e com outros peixes, estes acabam comendo toda comida. geralmente acabam morrendo de fome.Para ver se um cavalo marinho está saudável, veja sua cor...cor escurecida ou preto, ele não tá muito bem!  
Eu particularmen acho que por estes e muitos outros fatores não devemos ter cavalos marinhos em aquários
pois sei muito bem que tentar reproduzir seu habitat é quase impossivel, seja conciente também não tenha este tipo de peixe em seu aquário, lembre-se que o sucesso de seu aquário esta  no bom senso!!! (via aquarismo online )

Peixes dormem?

Não exatamente. Eles apenas alteram estados de vigília e de repouso. O período de repouso consistem num aparente estado de imobilidade, em que os peixes mentem o equilíbrio por meio de movimentos bem lentos.

Quem tem aquário em casa sempre se pergunta: como será que os peixes dormem? Em algumas situações é possível observar os peixinhos no fundo do aquário se movimentando lentamente e não sabemos se estão dormindo ou não. 

    Cada espécie de peixe tem um hábito diferente, uns descansam apoiados nas pedras e outros ficam na superfície, como é o caso dos peixes-borboletas. Entretanto, seus olhos ficam sempre abertos pela ausência de pálpebras. 

    Apenas quando esses animais se sentem seguros e percebem que podem descansar sossegados, alternam períodos de repouso e vigília. Quando estão em repouso ficam em um estado superficial de imobilidade, onde os seus movimentos são extremamente lentos para manter o equilíbrio. (via aquarismo online)

Roda da Sustentabilidade

Sustentabilidade...

Já ouviu falar disto?
Vejamos de um modo rápido e simples.

Primeiro, observe melhor o planeta onde vive.
Faça-o girar nas suas mãos.

Depois, pense no seguinte:

- A Terra tem 4500 milhões de anos de idade.
- 99 por cento das espécies que viveram no planeta encontram-se hoje extintas.
- A Humanidade vive dos recursos da Terra há apenas 130 mil anos.
- A indústria dominou por completo a vida do Homem nos últimos 250 anos.
- Neste período, o nosso impacto no planeta semeou mudanças profundas na sua História Natural.
- O clima da Terra está a mudar.
- Reconhecemos que os recursos essenciais à vida escasseiam em diversos locais do planeta.
- Convivemos pacificamente com a morte de muitos pela falta desses recursos.
- A sobrevivência da Humanidade, tal como a conhecemos hoje, poderá estar em causa.
- A nossa vida depende da nossa capacidade de gerir os recursos disponíveis.
- O nosso futuro, e o dos nossos descendentes, depende da capacidade de darmos o exemplo.
- A vida, tal como a conhecemos, depende da nossa vontade de sermos os primeiros a agir.

Decida o futuro do seu planeta!Controle os consumos energéticos e as emissões de CO2.

Pense no seu impacto.
Reduza todos os seus consumos.


No final, se não souber por onde começar use a RODA DA sustentabilidade.


 

Chinchila


Nome científico: Chinchilla laniger

Origem
Originária da América do Sul, das terras altas dos Andes.
Na Natureza, a Chinchila está praticamente extinta.
O elevado valor que a sua pele atinge nos mercados internacionais, levou a que este pequeno animal fosse capturado até à exaustão.

Restam, portanto, duas vias através das quais se tem mantido a sobrevivência destes animais. Uma, que é a sua criação para produção de pele, a qual não comentamos, mas que tem o mérito de ir mantendo a espécie e evitando, ou pelo menos refreando, a continuação da caça selvagem. Outra, é a criação da espécie para a produção de animais de companhia, que é aquela que mais nos interessa.


Como animal de companhia
A Chinchila é um bom animal para ter em casa, manso, limpo e carinhoso. No entanto, necessita de alguns cuidados especiais.

O espaço onde a Chinchila vai habitar deve ser arejado e limpo todos os dias.Quanto mais simples for a caixa, melhor.
Não precisa, nem deve, ter paninhos nem palhas. O fundo pode ter areão semelhante ao dos gatos, ou aparas de madeira pequenas.

As Chinchilas lidam muito mal com o calor, pelo que, sempre que a temperatura ambiente suba acima dos 26/28º, é necessário encontrar um local mais fresco onde colocar o animal.

Deve haver sempre água limpa em abundância para a Chinchila beber, de preferência em bebedouro com esfera rotativa.

Pode deixar a sua Chinchila dar uns passeios à solta pela casa, mas vigie-a sempre, pois como roedor que é, vai aproveitar para «provar» os fios eléctricos e os móveis.
Evite que este passeio se dê na presença de gatos ou cães, que vão tentar atacá-la, quanto mais não seja pela sua curiosidade natural.

Como todos os roedores, necessita de um tronco de madeira bem rija e resistente, onde possa afiar os dentes, que pode adquirir numa loja de animais para esse fim.


Alimentação
A sua alimentação deve passar por alfafa e ração, que poderá encontrar numa loja de animais, já com a introdução de todos os nutrientes necessários. Ofereça também uva pasta uma por dia , elas adoram e é um belo modo de agradar  e adestra-lá, blocos de calcio também são  necessários para gastar seus dentes, mantenha sempre um em sua gaiola. Outra dica importante também é oferecer cookies especifico pra roedores, que você encontra em várias lojas pet, e elas adoram.

Reprodução
A sua reprodução em cativeiro é extremamente fácil, e as Chinchilas gostam de companhia, a opção é sua...
A chinchila  atinge sua maturidade aos 7 ou 8 meses, é considerada adulta e assim pode acasalar.
A fêmia tem um periodo de ovulação permanente de 28 dias, neste  periodo de 3 a 5 dias, o acaslamento ocorre sempre a noite.
Uma vez realizada a cópula, a fêmea espele um tampão cereso chamado  de stopper, que podera ser encontrado no fundo da gaiola, e indica que ouve acasalamento.
O periodo de gestação é de 111 dias podendo assim ter 2 ou 3 partos no mesmo ano.
Existem várias tonalidades de pêlo, a mais corrente é a cinzenta.Tamanho, peso e esperança de vida
As Chinchilas podem atingir os 30 cm, pesar 750 g e viver 18 anos. (via mundo das chinchilas)

Ame, mas seja responsável!

Sonho de consumo pra quem gosta de bicho são os animais silvestres, quem não baba quando vê um papagaio, uma arara ou um macaquinho nos grandes petshops? Porém um ponto torna inviável uma posse desse tipo para a maioria dos mortais, o preço…

Um papagaio legalizado e domesticado custa a partir de R$ 2.500,00 e é um dos mais baratos nessa categoria de pet, dai vem a tentação de comprar um “do amigo do primo da tia da vizinha” que traz um papagaio novinho, desempenado por apenas R$ 250,00, tentador né? MAS É CRIME!!!

Não vou falar das leis, mas sim da agressão a nossa querida mãe natureza, pense só por um instante em todos os maus tratos que este mercado negro e terrível causa aos animais, volta e meia estamos vendo na tv apreenções de animais silvestres e a crueldade com que são tratados, esse mercado, esse show de horror vai existir enquanto houver demanda, portanto, só depende de nós acabar com isso, infelizmente as autoridades, por mais que tentem, não vão conseguir acabar com essa corrente do mal, TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES É CRIME, DENUNCIE!!!


Denuncie

Ibama

Existe amor mais fiel e que me leva a acreditar que os animais são muito melhores que os seres humanos

Gatinhos filhotes saiba como cuidar e dar amor !!!

Você acaba de adquirir um gatinho lindo que vai lhe fazer companhia durante muitos anos e para que essa relação seja maravilhosa, é importantes saber quais as necessidades e os cuidados que seu gato vai exigir durante os primeiros meses de vida. Segue aqui um guia com dicas de alimentação e manejo que será útil para que você entenda melhor o seu gato e estabeleça com ele uma convivência harmoniosa.
Gatos são super seletivos quanto à alimentação. Caso você desconheça a ração que ele comia antes, ofereça a nova ração em pequenas quantidades facilitando dessa forma a adaptação do animal ao novo alimento.
(Lembre-se: Filhotes deverão comer ração para filhotes até um ano de vida. São rações balanceadas especialmente para garantir um bom desenvolvimento muscular, ósseo, além de promover uma pelagem bonita e etc.).
Deixe sempre água fresca a disposição do seu gato e troque essa água regularmente. Gatos gostam de limpeza, por isso mantenha os recipientes de água e comida sempre limpos e longe da liteira.


 Liteira:
Escolha uma caixa de bordas altas e encha a liteira com uma areia sanitária própria para gatos. A areia deve ser substituída em média três vezes por semana, mas isso vai depender da qualidade da areia.. Se você tiver mais de um gato, é melhor ter mais de uma bandeja sanitária.
Cama:
Gatos gostam de dormir em um local confortável.  Mantenha a caminha em um local limpo e sem correntes de ar.

Brinquedos:
Seu gatinho vai brincar com tudo o que ele achar pela frente.  É importante que você ofereça estes brinquedos apenas quando estiver perto do animal para evitar que ele engula fiapos de lã ou pedaços de papel.

Coleira:
É sempre bom acostumar o seu gato desde filhote com uma coleira que pode ser de um material leve e elástico. A coleira serve para identificar o seu animal em caso de perda ou acidente. 


Arranhadores:
São importantíssimos, pois permitem que o animal gaste as suas garras em um local apropriado para isso, evitando assim arranhar móveis, sofás, cortinas… Tenho certeza que você concordará comigo! Muito bonitos vão agradar muito seu novo felino

Vacinas:
Este sem dúvida é o principal cuidado que você deverá ter com seu gato filhote, pois evitará que ele contraia doenças que muitas vezes são fatais por difícil tratamento. Prevenir é sempre melhor que remediar.
Gatos filhotes são como crianças que precisam aprender tudo principalmente os limites, ou seja, aquilo que podem ou não pode fazer. Ao fazer alguma coisa errada repreenda o seu gato imediatamente para que ele possa associar a bronca ao que foi feito e não repetir mais.

Não esqueça, amor, carinho e dedicação é o que  você deve dar ao seu novo amiguinho.

 Meus gatinhos!!! 


Aquarismo Gaiola de vidro ???

Bem com  meu ultimo post aqui no blog eu pude perceber que ainda nos dias de hoje, algumas pessoas ainda comparam aquários com "gaiolas de vidro", este  é um dos grandes dilemas no mundo do aquarismo. Pois bem sabemos q o aquarismo hj em dia não tem apenas um cunho ornamental, mas é um dos grandes hobbys que vem se destacando com o tempo, mas porém graças ao grande nível de depredação ambiental em que o mundo se encontra hj, muitas pessoas acabam relacionando o aquarismo com o sumiço de algumas espécies da natureza, ao invéz de buscar o real problema, lixos jogados em rios, animais extintos ainda continuam sendo caçados, capturas de animais em plena epoca de reprodução.
Vendo os fatos eu pergunto:
O que é mais facil de criticar?
Aquarismo ou contrabando de animais?
Muitos atacam o aquarismo dizendo que o mesmo é prejudicial a natureza, pois bem vamos aos fatos, nenhuma pessoa pode ser adepta a defes natural, muitas de nossas ações prejudicam a natureza. Remédios, produtos que consumimos  muitos de origem animal. Uma dica se quer ser naturalista "de verdade" viva peladão no meio da selva!
Vejamos  para produzir leitinho vosso de cada dia, ou aquele ovo, então esses animais tbm ficaram "engaiolados", e outra tu tem computador ai né? pois bem o simples fato de ter um computador, uma TV , um carro ja agride muito o meio ambiente. Todos estes produtos poluem e extraem da natureza para serem produzidos com exessão do carro que polui simplesmente em seu uso. E não pense que estou fugindo do assunto, para onde tu pensas q vai  a poluição das industrias? não existe mágica, grande maioria do residuos vai para os rios, lençói freáticos e reservatórios naturais, e sabias que é ai que vivem o peixes, tá vendo não fugi do assunto .
Que visão costumeira não? Sabe, uma pessoa é presa para ser punida. Algum aquarista já pensou em punir seus peixes ???? E os pássaros, é impossível reproduzir seu habitat em um viveiro, já com peixes isso é completamente viável.
Bom, a discursão(como sempre) continua.
Essa discussão ridícula tem que acabar.
Aquários bem feitos não prejudicam a natureza e ponto final.


 E tu prefere isso?

 
 
 
OU ISTO?



Aquarismo Mitos e Realidades

Muito se comenta a respeito do hobby "Aquarismo", ou como preferem os mais antigos e os portugueses, Aquariofilia, mas muitas pessoas, pouco ou nada sabem a respeito do que realmente se passa em um aquário, e por isso não sabem fazer a manutenção correta e acabam matando a população inteira do aquário e ainda tendo um trabalhão para isso. O maior e mais popular mito no que diz respeito ao aquarismo é que "Aquários dão trabalho"... Veja abaixo, algumas vantagens de ter um aquário em casa. 

Nunca se deve lavar um aquário - Tirar toda a água, lavar as pedras, não só não precisa ser feito nunca, como não deve!!! 

Os peixes não morrem logo - Algumas espécies podem durar até 40 anos! A média de vida de um peixe comum é de 5 a 10 anos. Normalmente nós é que os matamos bem antes disso graças à falta de conhecimento. 


A água fica SEMPRE cristalina- Basta termos os equipamentos ideais e fazermos pequenas manutenções periódicas. (1 por mês) 


Aquários não têm prazo de validade - A cada dia que passa os peixes ficam mais bonitos e saudáveis, e o aquário mais estável e confiável. Basta seguir os procedimentos corretos.Manter um aquário em casa sai quase de graça. O custo mensal de um aquário pequeno de água doce não passa dos R$ 5,00 ou R$ 10,00 por mês. 


Aquários não fazem xixi ou cocô dentro de casa- Além disso, toda casa sempre tem um espaço onde um aquário ficaria bem, por menor que seja. Peixes não deprimem quando você está fora, não precisam sair para passear, não soltam pelos pela casa, não fazem barulho incomodando a vizinhança e a ração que custa R$ 8,00 em média dura 3 a 4 meses e se você for viajar, existem rações de férias e ainda alimentadores automáticos. 


Aquários são ideais para quem tem pouco tempo disponível - Alimentadores automáticos, alimentos para fins de semana, produtos que substituem as trocas parciais de água, são apenas alguns exemplos de produtos que tornam a vida do aquarista mais fácil, portanto : Aquários não tiram a liberdade de seus donos. 


Aquários são extremamente educativos- Ajudam as crianças a aprender noções de responsabilidade, organização, ecologia, biologia, química e física, ajudando portanto, no desenvolvimento intelectual das crianças. 


Aquários são relaxantes e antiestressantes - Muitos psicólogos e também psiquiatras recomendam a pessoas estressadas e ansiosas a manutenção de um aquário em casa, pois estes, comprovadamente relaxam, distraem e entretém. 


É, comprovadamente, um dos hobbies mais inteligentes e interessantes do mundo- Em vários países do primeiro mundo, o aquarismo é o hobby número 1. Um aquário é um pequeno ecossistema, e interagir com isso é prazeroso e divertido.

Aquários só dão trabalho para quem não sabe cuidar. E aprender a cuidar, é muito simples. Seja você também um aquarista. Tenha em casa sua própria "máquina de relaxamento".




 Fonte: inema.com.br

Shih tzu, Um cãozinho de fácil convivência

O Shih Tzu adora seu dono. E, como ele também adora a ser acarinhado, ele se alegra ao ser mimado - hora ideal de cuidar de sua pelagem! Sempre bricalhão e bem humorado, sua alegria de viver contagia toda família. Na presença de estranhos, ele não se incomoda e faz uso de sua serenidade asiática. Mesmo vivendo na cidade, precisa de um passeio diário.

O cão mini com a pelagem mais luxuosa

Os grandes e arredondados olhos do Shih Tzu dão-lhe um olhar intenso e particularmente vivo e vigilante. Juntamente com sua cauda elegantemente emplumada, é distinguio por uma exuberante pelagem - luxuosa e sedosa - que merece todo cuidado.

Com uma sub-pelagem longa, espessa e densa, a pelagem do Shih Tzu é particularmente agradável de ser tocada e é um de seus traços mais característicos. Uma escovação diária elimina os nós e a poeira, revelando toda a beleza de seus pelos.

As reacções alérgicas são a principal razão para o Shih Tzu precisar de uma consulta veterinária. Sensível às pulgas, ácaros e pólen presentes na atmosfera, sua reação pode variar desde uma simples coceira até irritações mais sérias.

Uma cabeça grande e redonda, crânio achatado entre as orelhas, mandíbulas fortes e um "stop" curto... em cães braquicefálicos, o modo como seus dentes estão distribuídos na mandíbula pode resultar em dificuldades para mastigação e propensão a problemas dentais, como doença periodontal, que pode resultar na perda dos dentes.

A expectativa média de vida do Shih Tzu é superior a 13 anos e essa raça pode facilmente atingir 15 a 17 anos de idade. Com o avanço da idade, podem aparecer problemas renais, cardíacos, articulares e oculares.

Alguns cuidados:

Os olhos devem ser limpos regularmente (pois esta limpeza retira a secreção na qual se acumulam microorganismos que podem gerar infecções) e os donos precisam providenciar para que o ambiente não tenha objetos perigosos, como plantas espinhosas e enfeites pontiagudos.

Quanto a hipertemia, é fundamental que os donos estejam sempre alertas. É essencial que o exemplar desta raça viva com acesso permanente à sombra, que tenha água fresca disponível, que não passeie em horários quentes e nem fique dentro de veículos ou lugares abafados.

Quanto aos banhos, cães para exposição devem ser banhados e escovados a cada 3 ou 4 dias. Os de casa mantidos com pêlo longo devem tomar a cada 5 dias e os tosados podem tomar banho apenas uma vez por semana.

A limpeza semanal dos ouvidos previne otites. Mas uma limpeza superficial, que não retire toda a cera protetora e nem acabe causando ferimentos.

Corte das unhas quando não se desgastam naturalmente. Devemos manter as unhas curtas, para evitar que machuque os olhos ao se coçar.

Outros cuidados como oferecer uma ração de boa qualidade e a qual ele se adapte bem, não submeter o cão a stress, impedir que ele tenha um contato direto com produtos de limpeza e evitar muitos banhos (semanal é suficiente) evitam vários problemas como as dermatites.

É importante também um cuidado especial com os dentes de seu cão. O uso dos ossinhos e biscoitos próprios para cães diminui à incidência de tártaros, assim como a escovação diária dos dentes com a escova e pasta própria para cães. A presença de tártaro deverá ser removida por um médico veterinário.

Vermifugações periódicas.


Reprodução:

Quanto à reprodução, as fêmeas têm o início de vida reprodutiva caracterizado pelo cio (período caracterizado por um inchaço e sangramento da vulva) no qual a fêmea aceita ser coberta pelo macho, em média, dura de 8 a 15 dias, a ovulação ocorre na maioria das fêmeas entre o 9º e 13º dia após o início do sangramento. O surgimento do 1º cio tem uma grande variação entre as cadelas, mas normalmente se dá entre oito e dez meses de idade. Não se deve deixar uma fêmea cobrir no 1º cio e deve ser avaliado o estado corporal antes de resolver acasala-la. O cio ocorre a cada seis a oito meses. A gestação canina dura entre 58 a 63 dias. Os machos iniciam a vida reprodutiva em torno de oito meses de idade, mas só devem ter sua primeira cobertura a partir de um ano. 

Mãe é um bichinhu bobo mesmo!

        Não ha nada mais gratificante do que ser mãe, é uma coisa de louco tchê, passamos a viver a vidinha deles, sorrimos com suas alegrias, choramos com suas tristezas, levantamos suas bandeiras, não tem coisa melhor q passar o domingão fazendo há bagunça, não parece mas eu viro criança e quem sempre pedi pra manera com os gritos e correrias pela casa é a dona Vivica, adoramos fazer guerrinha com Cocão hehe claro depois tem a seção arroto( sei sei q coisa feia), e nem pensem em me critica porque outro dia li no post de uma amiga q tem casal de namorado q divide puns, entom guerrinha ta na moda!
          Mas bem, hj eu virei mãe de estrela, serio com direito a grammys e tudo!
          Hoje 03/07/2010 ocorreu na escola de inglês da minha fiotenha o tão esperado Grammys,
onde se apresentão cantando né  sem enrolação  ( e sem microfone tadim gritaram as pampas), a guria passou algumas semanas cantando a musica q foi tema da abertura da copa eu ja não aguentava mais  confesso, anciosa por demais hj pela manhã foi o ultimo ensaio, onde eles poderam ver alguns de seus 14 concorrente,a guria chego em casa já com a certeza de q so iria paga mico(eu como boa mãe registro todos micos né, nunca se sabe quando eles podem ser utéis). Eu como boa mãe ^^ fui dar o meu insentivo, q ajudou um pouco mas naum muito, mas as coisas começaram a mudar de figura logo após o almoço, q foi quando uma de suas coleguinha ligo dizendo q ela e mais alguns colegas não iriam pagar mico e estavam combinando de não ir na apresentação. Vivica fico fula da vida falou algumas verdades a seus colegas e disse: - Mãe agora nos vamos pra ganhar !!! Quem diria um telefonema do contra foi o tempero pro insentivo dela ( i eu gastei palavras doces, mas ja sei como fazer da proxima vez :D).
             Pois bem, como disse eram 14 concorrentes , de onde sairiam 3 ganhadores. E adivinha quem ganhou em terceiro lugar? Nem preciso dizer né.
            Editei o video a pedido de minha gatinha e compartilho com vcs!!!
            Há esqueci de dizer q eu to hiper mega boba!!!



Um amigo da vida toda

    A passagem de um cão marcará profundamente a sua vida. A imensa boa vontade desse animal em se integrar em nossa sociedade, explica o fato do cão ter se tornado o principal ser, dentre os animais domésticos, em 100séculos.
    Um cão provoca sempre uma grande mudança na vida de seus donos e uma série de dúvidas aparecem.
Mas lembre-se que somente a cumplicidade e o respeito ao cão serão a garantia de uma mútua compreensão.

Para tanto você precisará:
Respeitar seu animal e suas características naturais.
 
Oferecer a ele espaço suficiente para viver, onde tenha uma atividade cotidiana.
 
Levá-lo regularmente ao veterinário e providenciar para que ele receba todas as vacinas.
 
Oferecer uma alimentação saudável e equilibrada que corresponda às suas necessidades.
 
Educá-lo sem dominação exagerada e sem deixar que qualquer agressividade se desenvolva.
 
Evitar incômodos que ele possa vir a causar a vizinhança e ao meio ambiente.


        Não basta só ser amigos, tem que dividir o que se vive de bom!