GH - DUREZA GERAL

                     A dureza geral determina basicamente a quantidade de sais, especialmente os de magnésio e carbonato juntos diluídos na água de seu aquário. Atendência da dureza geral nos aquários é sempre subir, já que ao alimentarmos os peixes, estamos depositando vários sais na água. O processo de decomposição  também faz com que a dureza geral suba. Peixes como os discos, neons, entre outros preferem água em torno de 1 a 4 graus de dureza. Peixes como os ciclídeos africanos gostam de água bastante dura.

                    Se você possui um aquário comunitário, mantenha-o sempre entre 3 e 6 graus de dureza.
                    Para baixar a dureza do aquário, basta efetuar trocas parciais. Normalmente, no  Brasil, a água de torneira tem um grau de dureza entre 1 e 3, mas dependendo da cidade a água pode vir com até 13 graus de dureza. Tal fato  normalmente ocorre com cidades abastecidas por água de poços artesianos. Faça o teste de dureza na água da torneira de sua casa antes de usar no seu aquário.
                    Uma forma de elevar a dureza do seu aquário  é adicionar um pouco de sal sintético . Não existe uma dosagem precisa. O ideal é adicionar um pouco por dia e fazer testes. Uma dureza ideial seria algo em torno de 6 e 8 graus. Além de manter o aquário com uma dureza mais adequada, você estaria prevenindo uma série de doenças, pois o sal provoca um choque osmótico em algumas espécies de parasitas, o que impede contaminações e eventualmente até pode curar algumas infestações em determinados aquários. Mas cuidado, alguns peixes não toleram dureza elevada, e muito  menos a presença de sal na água. Informe-se sempre sobre as características de cada espécie que você mantém em  seu aquário. O uso  de sal para elevar dureza é apenas um artifício que o aquárista pode usar, existem outros elemento que podem  ser usados para elevar a dureza da água de acordo com a espécie desejada. Existem no  no mercado alguns produtos que tem esta finalidade, um exemplo clássico é um tipo de sal que pode ser usado em aquários de ciclídeos africanos, na verdade esse tal sal é um composto de elementos que têm a finalidade de enriquecer a água com diversos sais e minerais naturais dos grandes lagos de onde se originam grande parte dos ciclídeos africanos mais comuns no mercado.
                       Mudanças bruscas de dureza causam uma destruição  na mucosa protetora do peixe, aquela gosma que fica na mão  quando  pegamos  o peixe. Isto pode ser constatado em algumas espécies que hoje são até raras no mercado, pois todos  os peixes que se importavam morriam nas lojas e nas residências dos aquáristas.
                      Alguns exempplos são o peixe arqueiro , aquelas maravilhosas molinésias velíferas, algumas espécies de killifishes como  o Notobranchius rachovii, tais espécies são exemplos clássicos entre muitos outros. O que ocorre é que estes animais estão  acostumadas a uma dureza e PH elevados, normalmente os aquaristas corrigem apenas o PH, deixando  de lado a dureza. Ao entrar em contato  com a água extremamente mole, o peixe sente-se mal, a mucosa protetora é afetada e , normalmente no dia seguinte à sua chegada o animal é acometido de alguma doença e na  maioria das vezes  morre.
                     Portanto se você é lojista  ou mesmo  um hobista, faça correção  de dureza se desejar manter essas espécies em perfeito estado de saúde.
                    
via: Takachi Amano

Escolhendo seu peixe

               Escolher peixes para seu aquário envolve mais do que uma simples visita ao pet shop ea compra de espécie mais atraente.

                  Você deve  decidir, antecipadamente, que tipo de peixe será ideal para seu aquário e equipamento, e verificar se as espécies necessitarão de cuidados especiais (como  elimento vivos).  Exigências quanto ao tamanho  do tanque e à qualidade da água variam de uma espécie para outra. Com o equipamento certo, o critério para a compra de peixes deve levar em  conta as condições do aquário. a facilidade de  criação a compa tibilidade e a saúde.
                O ideal para seu aquário: Nem todos os peixes são ideais para aquários, apesar de estarem disponíveis no mercado. Alguns por exemplo crescem demais ou rápido demais, enquanto  outros,principalmente peixes marinhos, nunca se adaptam. Os peixes, geralmente, são vendidos ainda filhotes, portanto  é bom  certificar-se de que não cresceram demais, em relação ao aquário ou aos companheiros que poderam ser devorados.
               Compatibilidade : Não  se pode esperar que peixes de diferentes parte do mundo  vivam  em harmonia em um mesmo tanque. Aqueles que em seu habitat naturalmente vivem em cardumes, por exemplo, devem ser mantidos em grupo  no  cativeiro, mas uma espécie solitária poderá ver a adoecer em um  aquário cheio. Brigas entre machos adultos é outro problema de aquário, como é o caso do peixe-de-briga siamês: os peixes marinhos são particularmente territoriais, implicando até  com peixes de cor semelhante embora espécie diferente.
               Como ver se o peixe é saudável: É poss´vel que o peixe tenha viajado milhares de quilômetros antes de chegar ao pet shop ou tenha sido  coletado com métodos  que possam tê-lo  machucado. Qualquer um destes fatores podem deixá-lo debilitado para sempre. Antes de comprar um peixe, certifique-se de que ele esteja nadando sem esforço e de que esteja mantendo sua posição na água com facilidade. Olhe-o  com atenção e veja se tem feridas ou nadadeiras partidas ou dobradas. Verifique os peixes marinhos, veja se estão se alimentando bem, e se possível, obeserve-o comendo. Nunca compre  compre peixe de um tanque que contenha  espécies mortas.
               Sinais de debilidade: Um peixe escondido  em um canto  do aquário não é necessariamente um peixe doente: pode ser um  notívago e não esta disposto a se mostra frente à luz forte. Peixes que se movimentam com dificuldade devem ser evitados, mas espécies com nadadeiras estravagantes cultivadas são exceções. Nadadeiras dobradas em peixes marinhos nem sempre são sinais de debilidade.
               A criatividade: Seria errado estipular que espécie comprar, pois o gosto pessoal varia  e a venda de certas espécies é restrita. Manter um aquário é um processo criativo  que envolve  a compra de peixes que você admira e tem condições de manter. Para tirar maior proveito do espaço do tanque, espécies que habitem  níveis altos,  médios e baixo  devem ser incluídas poara representar melhor o mundo subaquático. No seu aquário pode haver peixes do mundo inteiro, ou de um continente ou área particular. A especialização  se desenvolve com o decorrer do tempo, de acordo com a experiência adquirida e à medida que o gosto se modifica.
via Sergio Gomes 

KH

    DUREZA CARBONATADA OU PROVISÓRIA

                      Dureza carbonatada ou dureza provisória, mede a dureza e a capacidade de absorver ou neutralizar ácidos adicionados com PH.

                     Quanto mais elevado o KH de um  aquário, mais resistente a mudança de PH ele esta, se seu aquário estiver um KH baixo, preste atenção no mesmo realizando testes periódicos até que você tenha noção de quanto estável esta o PH do seu aquário.
                     O KH tem seu lado bom e seu lado mal, pelo lado bom o ciclo de nitrogênio nos aquários que produz o ácido nitrico (nitrato), se não tiver o KH o PH ira baixar o tempo todo. Pelo lado mal, a água dura tem sempre uma capacidade  grande de estabilizar seu PH, e se o PH  for muito elevado para seus peixes será mais difícil para baixa-lo.
                       Cuidado muitas vezes se referem  KH como alcalinidade, mas é importante lembrar que não devemos confundir com alcalina, pois alcalinidade se refere a dureza e alcalina é referente a uma solução que é baseada em PH. Aquário com KH baixo  requerem mais atenção, com nivel de nitrato e PH.   O KH é medido atarvés de elementos químicos encontrado em lojas de aquarismo.
                       Podemos dizer então que KH ou dureza carbonatada, também chamada de alcalinidade, é a medida da capacidade de neutralizar um ácido.
em águas com  KH baixo  entre 0 e 3, o PH se encontra mais estável, e pequenos erros de injeção de CO2 (no caso de aquários plantados), como por exemplo, injetar este gas em exesso, pode ter efeito  mais drástico pela baixa capacidade de neutralizar o H2CO3 (ácido  carbônico). O ideal é manter o KH acima de 3 assim, fica facil administrar o CO2 e estabilixzar o PH.
via: Takachi Amano

Ramirezi



                          RAMIREZI
                 (Papiliochromis ramirezi)

        Esse peixe  marron esverdeado  apresenta escamas com  iridescências azuis e violetas. Muitas variedades reproduzidas em aquários estão  disponíveis. Uma barra escura vai  do olho vermelho ao  pedúnculo  caudal. As nadadeiras anal, cauda e dorsal   apresenam tons de vermelho claro e manchas azuis iridescentes.
           HABITAT: Riachos da Venezuela e da Colômbia.
           OUTROS NOMES: Borboleta, antigamente era classificado como    Apistograma e, mas tarde, foi colocado no gênero Microgeophagus. A mais recente classificação  o coloca em gênero Papiliochromis
           TAMANHO: 7 cm.
           DIETA: Carnívoro.
           NÍVEIS DO TANQUE: Médio e baixo.
           ÌNDOLE: Pacífico.  

via: Sergio Gomes   

Tetra Negro



                                         TETRA NEGRO
                                          (Gymnocorymbus ternetzi)  

           O corpo ovalado do Tetra Negro  é marcado pro três barras  verticais escuras: uma que que atravessa os olhos, uma nos opérculos e outra  na base da nadadeira dorsal . O que distingue o sexo são as nadadeiras dorsais pontudas e as nadadeiras anais mais amplas, posicionando mais para frente nos machos, e o  corpo mais rechonchudo nas fêmeas.
               HABITAT: Entre plantas altas no rio do Mato Grosso.
               CARACTERÍSTICAS:  É um bom peixe para se iniciar  uma criação. 
               DIETA: Onívoro.
               NÍVEIS DO TANQUE: Todos.
              ÍNDOLE: Pacífico  

Via: Sergio Gomes 

Barbo Sumatrano


                      BARBO SUMATRANO
                                     (Capoeta tetrazona)


Origem: Ásia (Sumatra e Bornéu)
Comprimento máximo:  7 cm.
Reprodução: ovíparo.
PH: ligeiramente ácido a neutro (6.8  a 7.0).
Temperatura: 22 a 26
Aquário: médio a grande e bem plantado.
Alimentação: tetra colors flakes, Blood Worms.
Comportamento: muito ativo, agressivo.

Via: Sergio Gomes

                               

Barbo Cereja ou BarboTitéia


BARBO CEREJA O BARBO TITÉIA
(Puntius titteya)
  
Origem: Sri Lanka.
Comprimento máximo: 5 cm.
Reprodução: ovíparos.
PH: ligeiramente ácido a neutra (6.5 a 7.0).
Aquário: pequeno a grande com plantas e pedras.
Alimentação: tetra colors flakes, artemias.
Comportamento: pacífico e comunitário.
 
Via: Sergio Gomes
 
   

Acará Disco


                                                   Acará Disco
                             (Symphysodon aequifasciata haraldi)

Origem: Amazonas.
Comprimento máximo: 15  cm.
Reprodução: ovíparo, desova em folhas e pedras.
PH: ligeiramente ácido a neutro (6.6  a 7.o).
Temperatura:  24 a 28.
Aquário: médio a grande e bem plantado.
Comportamento: pacífico, tímido vive em grupo.
Alimentação: Tetra colors granules, Sera discos, artémia. 

Via: Sergio Gomes

PH

                    PH (potencial hidrogeniônico), é o número  que indica se uma solução é ácido (ph<7.0), neutra (ph=7.o), alcalino (ph>7.0). O teste de PH pode ser feito através de teste químico, encontrado em qulquer loja de aquarismo, ou através de um PHmetro, que consiste em um aparelho eletrônico, que faz que faz a leitura através de um eletrodo que apresenta o valor do PH em um visor LCD.

                   Além do PH definir os tipos de peixes que podem ser colocados em um aquário, também indica a quantidade de CO2  dissolvida na água. Antes de introduzir peixes em um aquário deve se pesquisar qual a faixa de PH que os mesmo estão adaptados na natureza. Alguns peixes peixes tem resistências a uma faixa de PH maior que pode variar de ácido ao alcalino, outros estão adaptados  em uma faixa menor que pode ser apenas ácido ou apenas alcalino.
                    Por tanto conselha -se sempre pequisar ou perguntar ao lojista qual a faixa de PH do peixe que esta adquirindo, peixes fora de sua faixa de PH pode ter queda de resistência ficando vulnerável a doenças (pois estando fora de seu PH os peixes perdem uma membrana que os deixam mais resistêntes).
                     Enfim, o objetivo de um aquário deve ser deixá - lo mais próximo possível do habitat do peixe na natureza, para que assim eles possam viver bem.
                    
                    Dica: eu recomendo que use um teste de PH de boa qualidade os importados são os melhores, se possível experimente  o teste de PH da Mydoor  
 via: Takachi Amano






Aquário perfeito para o menor peixe do mundo




                       É impressionante o que esta pessoa chamada Ron Suzuki fez, ele conseguiu  transformar um bebedor de pássaro em um  micro aquário completo  com plantas e peixes, é isso mesmo  peixes.
                      O peixinho chama-se  Paedocypris progenetica, descoberto recentemente e considerado o menor peixe do mundo, ele é um parente distante das carpas e foi encontrado  em uma ilha da Indonésia, um adulto desta espécie tem 7,9 milímetros   de ponta a ponta.


 

                         Na foto acima da para ter uma idéia   como  este peixinho e 
pequeno.
                        As plantas são: HEMIANTHUS CALLITRICHOIDES, esta  planta é de origem  Cubana e é muito apreciada pelos aquarista, por produzir um carpete impressionante, e necessita de fertilização líquida. JAVA MOSSde origem asiática, e atingi um tamanho maximo de 5 cm.





          

Ataque da orca contra treinadora

Cuidado com seu aquário nas férias

Porque não devo colocar peixes no mesmo dia que monto meu aquário?

                       Bem a resposta é muito simples, um  aquário precisa de um  período de trinta dias para maturação e sendo assim nada de comprar peixes junto com seu aquário, talvéz você até ira ouvir de um vendedor inesperiente: "Leve um peixinho junto para testar  aguá e acelerar a maturação do seu aquário."Sim muito simples pule da janela ai pra ver se você vira um canguru (não faça isto eu estou brincando), o fato  é que só existem 2 maneiras de você consiguir uma boa maturação para seu aquário.
                       A primeira que seria a mais correta é fazer a montagem do seu aquário, ligar todos equipamentos e deixa ele quietinho por trinta dias, e só  depois deste período  começar a popular seu aquário aos poucos. "Há trinta dias meu filho  vai morrer", canso de ouvir isso  de pais afoitos que não aguentão de ansiedade para ter um peixe no aquário, o fato  é que pra tudo se precisa de tempo.Quanto meses leva  um feto para  se forma dentro da barriga de sua mãe?, Quanto  tempo leva para uma mangueira dar mangas?  então como você vê tudo precisa de tempo  e no caso da maturação do seu aquário não é diferente, pois este período serve para que se formem colônias de bactérias benéficas em seu aquário, são estas bactérias que proporcionão  o equilíbrio de seu aquário, por isso  é muito importante preservar o período de maturação do seu aquário. É recomendado também que neste período  você alimente seu aquário. " Agora chega está ruiva tá maluca, primeiro me pedi para eu ficar trinta dias sem colocar peixe, agora vai querer que eu alimente meu peixe invisível." É parece meio  louco, mas é isto  mesmo você deve alimentar seu aquário mesmo sem peixe nesta fase de maturação, pois estas colônias de bactérias se alimentão da sobra de alimentação e excremento do seu peixe, então nada  mais correto que jogar uma pequena quantidade de ração a cada dois dias em seu aquário (não esqueça pequena quantidade nada de derramar o pote todo de ração com a idéia de que assim  você estará acelerando o precesso de maturação, dois flokinhos são o suficiente), outra dica importante que ajuda muito  seria pedir ao vendedor quando  você comprar seu aquário  uma pequena quantidade das pedras do fundo  de um dos aquários da loja, isso também ajuda muito  as bactérias se propagarem.
                      A segunda maneira na qual é valida também seria inserir  no seu aquário bactérias benéficas. Existem hoje no mercado produtos que são capazes de insirir no seu aquário cerca de 500 bilhões de bactérias benéficas,(estas bactérias liberadas no aquário consomem rapidamente Amônia e os Nitritos, por isso  indico que você a use pelo menos nos 3 primeiros meses de seu aquário  a cada troca parcial), assim  você podera ta insirindo peixes em seu  aquário  após duas semanas. Mas não esqueça seu aquário  está em processo  de maturação então evite exageiros, coloque peixes aos poucos, e procure sempre saber as espécies de peixes que você possui para que o vendedor possa lhe auxiliar corretamente, não esqueça também  de sempre medir o  PH do seu  aquário antes de comprar novos peixinhos.
                     
                     * Um dos produtos que eu recomendo  como suplemento biológico;
                      Nutrafin Cycle: cycle é um suplemento biológiso possante, cria rapidamente um ambiente seguro e saudável, uma pequena dose contém quantidade suficiente de bactérias benéficas para rapidamente consumir o amoníaco e os nitritos.
via : Segio Gomes

Qual melhor tamanho para meu aquário?

             "Há vamos comprar um aquário pequeno  que dá menos trabalho."

                       Esta é uma idéia totalmente errada sobre aquários, eu digo e afirmo aquários pequenos dão  mais trabalho, comparados com aquários grandes, no meu ponto de vista aquários pequenos de 20, 40 litros não deviam ser vendidos a iniciantes, pois manter o equilíbrio  em um aquário  pequeno  é muito  difícil, sem  falar que o iniciante em aquarismo acha lindo ter um casalzinhu de cada espécie de peixe em seu aquário, esquecendo  muitas vezes que nem todos são compatíveis e que alguns vivem em cardumes (acima de 5 peixinhos), causando assim uma super população  no aquário.
                      Em aquários pequenos qualquer sobra de alimento  ou trocas parciais irregulares já se tornam um grande problema, sobras de alimento assim como  trocas parciais irregulares e super população acabam resultando em Amônia Tóxica. Outro grande ponto negativo em aquários pequenos é o  controle de PH, manter um aquário pequeno  estável requer um pouco mais de experiência (por isso  não indico a iniciantes), já em um  aquário  grande o alto  equilíbrio se mantém constante, não precisamos seguir  muito as regras básicas de trocas parciais, sobra de ração   não  vão ser um grande problema (isso  não significa que você pode jogar  o pote todo deração dentro do aquário),assim como a introdução de vários peixes ao mesmo tempo (o recomendado e de no maximo  cinco peixes por vez), resumindo um aquário grande (acima de 80 litros), bem equilibrado  dá menos trabalho que fazer uma manutenção em uma gaiola de pássaro. Então  antes de decidir comprar seu aquário  leve estes fatores em conta.
                       Mais uma grande dica:
                       Quando  for compra seu aquário  não leve  junto mãe, namorada ou filho junto, pois grande parte das mulheres (olha que sou mulher sei muito bem do  que estou falando ), preferem aquários pequenos primeiro pelo custo  e segundo pensarem que aquários grandes dão muito trabalho e assim você vai acaba perdendo muito tempo com seu aquário (isso se ela for namorada porque se for esposa vai adora que você tenha uma outro ocupação que não seje futebol). No caso das esposas elas sempre acham que vai acaba sobrando para elas  a  manutenção do aquário (o que acontece na grande maioria das  vezes) e assim optam  mais uma vez pelo pequeno." Pai eu quero o Nemo! já ta pronto cadê meu Nemo  pai ?",  por isso  levar filhos junto  não é uma boa idéia
pois ele vai fica a cada cinco  minutos puxando  sua calça e cutucando  a vendedora dizendo insistentemente que quer o  Nemo, então seja esperto  leve seu filho, namorada, esposa, papagaio, cachorro, etc apenas na hora de comprar os peixes.
via: livro meu primeiro aquario

Onde colocar meu aquário?


               Uns dos grandes cuidados que devemos ter na hora de montar um aquário são: lugares onde a muito  excesso de luz, evite lugares com muita claridade e jamais monte seu aquário onde ele receba luz solar direto (assim você estará evitando  o surgimento de algas em seu aquário),evite também lugares com muita poluição sonora (em cima de televisores, rádios), se for colocar um aquário em sua cozinha tome cuidado  com temperaturas muito elevadas e com resíduos de frituras (não esqueça mantenha sempre seu aquário longe de produtos químicos e lave as mãos antes de mexer no mesmo), agora  se você é um pouco mais ou sado e deseja ter um aquário em seu quarto lembre-se que o filtro  tanto ele extermo  como interno fazem ruídos semelhantes a pequenas queda de água, já as bomvas submersas fazem um pouco mais barulho (lembre-se peixes também respirão  a noite, então nada de pensar em  desligar a bomba). Agora se você tem um compressor di ar desista da idéia, compressores de ar fazem grandes ruídos tornando assim sua noite de sono  em  um verdadeiro horror. Vale apena lembrar que a noite tudo é tão tranquilo que qualquer barulho se torna notável, até mesmo com filtros, mas se você gosta de dormir ao som de uma pequena queda d' água está ai  uma  ótima idéia.

via: livro meu primeiro aquario